TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da utilização da tecnologia da informação nas micro e pequenas empresas

Pesquisas Acadêmicas: A importância da utilização da tecnologia da informação nas micro e pequenas empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.320 Palavras (22 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 22

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.

Resumo

Este estudo teve como objetivo apresentar a contribuição da Tecnologia da Informação (TI) como suporte para a gestão empresarial das Micro e Pequenas Empresas.

A modernidade que temos presenciado no decorrer dos anos, principalmente na área da Tecnologia da Informação tem forçado as empresas a se preocupar na qualificação de pessoal, pois sem mão de obra qualificada, a melhora na gestão empresarial com ou sem TI não é perceptível.

No cenário econômico preenchido pelas Micro e Pequenas Empresas, identificamos que as empresas se enquadram em três estágios diferentes quando as relacionamos com a Tecnologia da Informação.

Há empresas que ainda estão em processo inicial de investimentos em TI e não possuem mão de obra qualificada e comprometida, outras que estão em processo de melhorias ou atualização da tecnologia que dispõem, já vivenciaram os processos de implantação e colhem as vantagens em melhorias na gestão. Por último encontramos as empresas que operam com a TI em estágio avançado e utilizam as melhores práticas de TI para obtenção de resultados.

Assim sendo, como o universo das MPEs é vasto, abordamos as dificuldades mais comuns de implantação de TI, a utilização por departamentos de gestão e as vantagens que o meio empresarial deste segmento obtém com investimentos em tecnologia e qualificação de pessoal.

Introdução

Como o processo de globalização é uma realidade, e com o mundo passando por profundas transformações diárias no cenário econômico, político, social e cultural, o micro e pequeno empresário devem considerar a Tecnologia da Informação como ferramenta importante dentro da rotina empresarial de sua empresa.

Com o crescimento da economia da informação e o reconhecimento das Micro e Pequenas Empresas como papel relevante na geração de empregos na economia mundial, estima-se que o uso de computadores nestas empresas tem crescido nos últimos anos, demonstrando que é imprescindível o suporte da Tecnologia da Informação (TI) na gestão empresarial (Palvia & Palvia, 1996).

Impossível imaginar o mundo sem tecnologia, pois sua presença é visível em quase todas as atividades da sociedade e uma vez presente no ambiente empresarial, serão necessários cada vez mais investimentos para acompanhar a evolução tecnológica.

Diante deste cenário, o investimento em Tecnologia da Informação não pode ser visto como um entrave para sua implantação, bem como preocupação ao empresário, pois os avanços tecnológicos estão contribuindo para a diminuição significativa dos custos de aquisição ano após ano, sendo mais acessível às micro e pequenas empresas.

É importante destacar também os reflexos positivos que a presença da TI proporciona a gestão das empresas, gerando eficiência processual e eliminando atividades repetitivas e desnecessárias.

Buscamos, com este estudo, agregar valor às micros e pequenas empresas, e demonstrar aos gestores destas a importância da TI na condução de seus negócios.

A importância da TI no ambiente empresarial

Definição de Tecnologia

Antes de detalharmos a importância da TI no ambiente empresarial, trataremos do conceito de tecnologia e a amplitude que o tema pode alcançar na prática.

• A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir a produção, armazenamento, transmissão de dados, segurança para o uso das informações;

• Tecnologia da Informação pode ser definida como um conjunto integrado de conhecimentos, técnicas, ferramentas e procedimentos de trabalho, que pode ser manual, aplicados na produção econômica de bens e serviços;

• Tecnologia da Informação engloba toda a tecnologia que envolve a utilização de computadores, vídeo e som, transmissão de dados, produção multimídia, telecomunicações, rádio, televisão, entre outros meios utilizados para propagar a informação;

• Tecnologia da Informação é uma área que utiliza como base a computação, mas que abrange um universo infinito de transmissão e armazenagem de informações;

• O termo Tecnologia da Informação serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais utilizados para geração de informações e conhecimentos;

• A Tecnologia da Informação é o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação, e a maneira como esses recursos estão organizados num sistema capaz de executar um conjunto de tarefas;

• Tecnologia da Informação pode ser todo e qualquer dispositivo que possua capacidade para tratar dados e ou informações, tanto de forma sistêmica como esporádica, que esteja aplicada a um produto ou a um processo (CRUZ, 1998).

Independentemente de todas as possíveis definições, a TI é sem dúvida a grande força que às Micro e Pequenas Empresas necessitam para crescer e funcionar, e o conceito a ser utilizado por cada empresa para definir Tecnologia, serão a mais amplas e possíveis conforme o sucesso e o alcance que a tecnologia proporcionará de benefício à gestão da empresa.

Dificuldades de implantação de TI nas Micro e Pequenas Empresas

O tema Implantação de TI nas Micro e Pequenas Empresas deve inicialmente ser visto como uma operação que envolve 100% de material humano, iniciando pelo empresário, diretoria, o consultor de tecnologia envolvido no processo de implantação e os colaboradores que serão os usuários finais das ferramentas tecnológicas.

Todo processo de implantação de TI acaba por envolver o emocional dos participantes, pois a complexidade do tema gera tensão e estresses em níveis que dependem do grau de maturidade dos envolvidos, podendo ser desgastantes quando for uma novidade para os colaboradores ou menos desgastante devido ao conhecimento mais avançado dos usuários que já vivenciam TI.

Muitos dos gestores das Micro e Pequenas Empresas são pequenos empreendedores que estão à frente do negócio familiar ou empresários que em alguns casos mesmo sem estudos alcançaram o sucesso através da intuição e que também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com