TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do ensino sobre negócios

Por:   •  19/9/2015  •  Resenha  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Disciplina          : Planejamento e Gestão da Qualidade

Professor           : Fernando César Franco

Curso                 : Engenharia de Produção

Título do artigo: Bridging the Gap Between the Classroom and Real World

Autor do artigo: Sandford Liebesman

Aluno                 : Priscila Eduarda Pedrosa

Data                    : 11 de fevereiro de 2015

A importância do ensino sobre negócios

Scott Hiler é um professor em Paramus High School, em New Jersey. Hiler é graduado da Johnson & Wales University, onde recebeu o diploma de bacharel em Gestão de Negócios, recebeu também seu MBA em Marketing pela Fairleigh Dickinson University, em 2007. Hiler oferece três cursos de negócios e de gestão, com lições sobre a Lei Sarbanes-Oxley (SOX), gestão da qualidade (SGQ) e ISO 9000. Hiler não prepara os alunos só para a faculdade, ele prepara os alunos para o mundo real e visa um mundo com mais qualidade. Nesses cursos, ele fornece um amplo conhecimento para a área dos negócios e comércios.

A gestão de qualidade é um processo empresarial, bastante disseminada, que visa conciliar qualidade e permite planejar, implementar, verificar e atuar todas as etapas e processos de uma empresa ou organização. O organismo que dita as normas desse Sistema de Gestão é a ISO (International Organization for Standardization).

A ISO 9000 trata de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas. Essas normas podem ser aplicadas em diversos tipos de organizações e tem como meta aconselhar sobre a qualidade dos projetos, bem como o seu desenvolvimento, produção, instalação e manutenção.

Quando uma empresa atende às normas ISO ela apresenta uma certificação, e se torna mais bem preparada, e isso garante estabilidade, responsabilidade, credibilidade e facilidade nas relações comerciais. Além disso, os usuários dos produtos ou serviços dessa empresa podem ter maior segurança e convicção ao consumirem ou utilizarem.

Uma estrutura ISO 9000 existente se presta a integração com o sistema financeiro de uma empresa, e o pessoal de qualidade pode fornecer a experiência para ajudar alcançar a conformidade SOX.

A lei de Sarbanes-Oxley (SOX) foi promulgada em julho de 2002 nos Estados Unidos. A lei foi uma resposta aos escândalos contábeis que envolveram grandes empresas e visa garantir a transparência na gestão financeira das organizações, credibilidade na contabilidade, auditoria e a segurança das informações para que sejam realmente confiáveis, evitando assim fraudes, fuga de investidores, etc. SOX diz-lhe o que fazer, mas não fornece orientações sobre como fazê-lo. Por isso, muitas empresas estão adotando (COSO) como um padrão de conformidade com SOX.

COSO - The Comitee of Sponsoring Organization (Comitê das Organizações Patrocinadoras) formada em 1985 e é uma entidade dedicada à melhoria dos relatórios financeiros através da ética, efetividade dos controles internos e governança corporativa. O objetivo é garantir, que sejam atingidos os objetivos da empresa, nas categorias de eficiência e efetividade operacional, confiança nos registros financeiros e conformidade.

O ensino de cursos como os que Scott Hiler ensina são de suma importância. Seria magnífico se desde o ensino médio todos os profissionais de educação começassem a lecionar sobre gestão e negócios para seus alunos, pois, é no ensino médio que os alunos começam a desenvolver habilidades e competências para a sua formação e elabora projetos de vida, e essas práticas de gestão não são só importantes na vida profissional, mas também, na vida pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com