TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Sistemas

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Geral Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  1.153 Visualizações

Página 1 de 3

1.1 Teoria Gerais de Sistemas

Por consequência do avanço tecnológico, o termo “sistemas” vem se difundindo na sociedade moderna. A necessidade de se encontrar novos meios para realizar tarefas faz surgir novas profissões voltadas ao “enfoque sistêmico”, com o objetivo de não somente realizar a tarefa pretendia, mas a realizar com o máximo de eficiência e menor custo possíveis.

Todas essas mudanças levam o período atual a se caracterizar como uma “Segunda Revolução Industrial”, pois os sistemas estão presentes em todos os campos da ciência. Essa transformação ocorre na maneira do homem pensar, que passa a encarar tudo como se fossem grandes complexos (sistemas), reorientando o pensamento científico.

A Teoria geral de sistemas tem por objetivo uma análise da natureza dos sistemas e da inter-relação entre eles em diferentes espaços, assim como a inter-relação de suas partes. O sistema que é visto como uma totalidade integrada, sendo impossível estudar seus elementos isoladamente. Ela ainda analisa as leis fundamentais dos sistemas.

A Teoria Geral de Sistema surgiu com os trabalhos do cientista (biólogo) alemão Ludwig Von Bertalanffy no final dos anos 30, para preencher uma lacuna na pesquisa e na teoria da Biologia. Os seus primeiros enunciados são de 1925 e ela é amplamente reconhecida na administração da década de 60. Sua difusão se deu a uma necessidade de síntese e integração das teorias precedentes. De forma concomitante, possibilitou a operacionalização e a aplicação de conceitos da Teoria dos Sistemas à administração.

Da definição de Bertalanffy, segundo a qual o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, decorrem dois conceitos: o de propósito (ou objeto) e o de globalismo (ou totalidade). Esses dois conceitos retratam duas características básicas em um sistema.

De todas as teorias administrativas a Teoria de sistemas acaba sendo a menos criticada, por um motivo muito simples: A perspectiva sistêmica parece concordar com a preocupação estrutural-funcionalista típica das ciências sociais dos países capitalistas.

A Teoria Geral de Sistema trouxe um novo modo de ver o mundo e também revolucionou a Ciência Computacional. Essa Ciência foi obrigada a pensar não apenas em maquinas isoladas realizando tarefas, mas sim em forma de sistema, em totalidade.

1.2 Teoria Matemática da Administração

A Teoria Matemática procura construir modelos matemáticos capazes de simular situações reais na empresa. A criação desses modelos focaliza a resolução de problemas de tomada de decisão. O modelo é a representação de algo ou o padrão de algo a ser feito. É por meio dele que se fazem representações da realidade, simulação de situações futuras e avaliação da probabilidade de sua ocorrência. Além disso, delimita a área de ação de maneira a proporcionar o alcance de uma situação futura com razoável esperança de ocorrência.

A Teoria Matemática desloca a ênfase na ação para a ênfase na decisão. O processo decisório é o seu fundamento básico e a tomada de decisão é o ponto principal dessa abordagem mais quantitativa que pode ser estudado sob duas perspectivas: a do processo e a do problema.

A perspectiva do processo concentra-se na escolha dentre as possíveis alternativas de solução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com