TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A principal função do sistema financeiro

Projeto de pesquisa: A principal função do sistema financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.199 Palavras (17 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 17

1 INTRODUÇÃO

O sistema financeiro tem por função principal atender à população com atividades financeiras como, depósitos, financiamentos, créditos, etc. Segundo Reed e Gill (1994) a atividade bancária é uma de nossas indústrias mais antigas, a criação do primeiro banco se deu em 1782, antes mesmo da Constituição dos Estados Unidos.

Os bancos possuem diversas atividades, e com a globalização e avanços tecnológicos, seus serviços veem crescendo cada dia mais, com uma velocidade absurda, Reed e Gill (1994) ao escreverem sobre a visão dos bancos comerciais, citavam o inicio de operações mais que comuns nos dias de hoje, como o uso de cartões de crédito por exemplo, porem sua visão de Bancos Comerciais não chega a ser ultrapassada.

Fortuna (2011) descreve as fases dos bancos comerciais. No Brasil, o modelo de bancário inspirou-se pelos bancos europeus, suas atividades básicas eram operações de depósitos e empréstimos, limitando-se a estes serviços, e perdurou-se assim ate meados do século XX, onde a pós-guerra gerou algumas transformações. Até este período os bancos trabalhavam com operações de curto prazo, deixando aos bancos de investimentos atividades mais longas.

Com o passar dos anos e a evolução tecnológica, os bancos começaram a oferecer diversos serviços aos clientes, facilitando a aquisição dos mesmos, diminuindo o tempo dentro das agencias e mantendo um maior controle de onde se estiver quanto às finanças, sejam elas pessoais ou coorporativas. Fortuna (2011) afirma que “dificilmente se poderá identificar uma data a partir da qual os bancos começaram a exercer as funções de grandes prestadores de serviços.” o fato é que os bancos hoje permitem que se façam infinitas atividades sem ao menos visitar suas agências.

A atividade das instituições financeiras não esta apenas no dinheiro que a população lhes confia, hoje os bancos conseguem lucrar muito mais, principalmente pelo fato de ser possível fazer quase tudo de casa, diminuindo assim a exigência de tantos caixas para atender a população, além disso, as maiores partes de suas receitas veem da venda de produtos como, consórcios, seguros, previdência entre outros. Fortuna (2011) afirma que em 2002 as receitas geradas com este tipo de serviços chegou a aproximadamente 20% enquanto que em 1994 era representado por aproximadamente 4% de sua receita.

Estes dados comprovam que, uma vez que os bancos comerciais necessitem cada vez menos de caixas em suas operações, estes conseguem trabalhar mais nas vendas de produtos oferecidos por eles, aumentando sua renda.

Assim, o objetivo geral é estudar a ação no processo de vendas e o atendimento das necessidades e expectativas dos consumidores, comportamento do consumidor, segmentação de mercado e posicionamento é importante para perceber a dinâmica das instituições bancárias, tanto na visão de empresário quanto na visão de consumidor – com proposta de melhoria para o Bradesco Prime.

Como objetivos específicos verificar: como esforços de marketing e desenvolvimento de novos produtos podem ser implementados preferencialmente utilizando o conhecimento adquirido através da base de segmentação por benefícios.

A operacionalização do trabalho se dará da seguinte forma: Após identificados os benefícios procurados para a escolha de um banco e, ainda, aqueles que são diferenciadores na oferta e que resultaram na base de segmentação proposta, os bancos podem desenvolver estratégias de atendimento e desenvolvimento de novos produtos e serviços, ganhar mais eficiência nas campanhas de comunicação e posicionamento e se beneficiar do maior conhecimento de seus clientes para adquirir maior competitividade e foco comercial.

Compreendendo as necessidades e anseios dos clientes, conhecendo seu perfil e tolerância ao risco, os serviços de aconselhamento tendem a se tornar mais eficazes, gerando confiança no relacionamento e, consequentemente, maior fidelização.

Aqueles que são fiéis são muito mais predispostos a comprar através de mais de um canal como: telefone, loja, internet, etc., logo tem a tendência a consumir mais. Quanto mais constantes sejam, maior será a vida útil da carteira de clientes da instituição financeira, menor o custo de recuperação e maior valor financeiro agregado à marca. Clientes constantes tendem a fazer críticas quando têm uma experiência ruim, porque almejam ver seu problema solucionado, onde confiam na marca/empresa e querem de certa forma aprimorá-la, já os clientes infiéis vão embora sem o mínimo arrependimento tendo como postura o pior discorrendo mal da instituição.

Assim, sabendo-se que as pessoas têm gostos e necessidades distintas, dificilmente as empresas conseguem satisfazer e atender as necessidades de todo um mercado. A partir deste ponto é que surge a segmentação de mercado onde os profissionais de marketing devem identificar e traçar o perfil de diversos grupos de consumidores, que podem exigir produtos e mix de marketing variáveis. Para tanto, deve-se analisar as diferenças demográficas, psicográficas e comportamentais que existem entre os consumidores.

Essas necessidades, desejos e demandas são atendidas e satisfeitas com produtos e serviços, que pode ser definido como qualquer oferta capaz de satisfazer a uma necessidade.

A instituição bancária Bradesco deve buscar constantemente a melhoria de suas ações e estratégias. O cliente satisfeito é um diferencial para empresa, pois se ela tiver capacidade de satisfazer as necessidades dos mesmos, certamente, este cliente retornará para adquirir novos produtos e serviços. E também transmitirá a sua satisfação para outras pessoas que poderão vir a serem futuros clientes da empresa.

RELATÓRIO DA SITUAÇÃO

1.1 A empresa

O Banco Bradesco é uma instituição financeira, criada em 1943 com a intenção de captar uma parte do mercado que não era vista pelos bancos da época, pessoas de baixa renda, consideradas hoje como classe C, D e E, uma vez que o foco das demais instituições eram pessoas que possuíam grandes posses. Com o passar das décadas e a redução de bancos privados, uma vez que muitos foram comprados por outras instituições, inclusive o próprio Bradesco fez algumas destas, conseguiu se destacar no mercado financeiro, porém com o mesmo foco anterior, um banco do povo.

Como desde o início seu foco foi a classe mais baixa, perdeu mercado e credibilidade da faixa de renda ocupada pelas demais instituições, trabalhar com o marketing para atrair este publico certamente afetaria o publico atual, que é o responsável pelo seu crescimento, contudo, a necessidade de se infiltrar neste nincho de mercado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com