TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A sustentabilidade ambiental e o profissional de Engenharia de Materiais

Por:   •  15/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

A sustentabilidade ambiental e o profissional de Engenharia de Materiais

Sustentabilidade é uma palavra que é utilizada para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades dos seres humanos, mas de forma a não comprometer o futuro das gerações futuras. Está relacionada ao desenvolvimento material e econômico sem que se agrida o meio ambiente, de forma a utilizar os recursos naturais de maneira inteligente para que estes continuem existindo no futuro, gerando o que se conhece como “desenvolvimento sustentável”. A sustentabilidade se apoia em três grandes pilares: econômico, social e ambiental. Desta forma, todas as ações de sustentabilidade devem garantir a preservação dos ecossistemas naturais e da biodiversidade, serem viáveis economicamente, e devem garantir que tal ação atinja todos os grupos humanos.

Em engenharia, o conceito de Sustentabilidade, sem dúvidas, deve ser sempre levado em conta, uma vez que é na fase de projetos que se pode planejar com as outras áreas de engenharia envolvidas opções de soluções, a fim de se realizar obras que se encaixem nos padrões de sustentabilidade. Dentro disso, pode-se definir como um projeto sustentável aquele que faz intervenções no meio ambiente, mas de forma a não esgotar seus recursos naturais e preservando-os para as futuras gerações. É importante lembrar, porém, que tais projetos inicialmente podem representar um custo alto, mas que ao longo do tempo o custo vai diminuindo, devido à ganhos com eficiência energética e uso racional da água.

Desta forma, as preocupações com as questões ambientais passaram a ser levadas aos mais diversos setores da sociedade, de forma a promover a adesão destes. Buscando um equilíbrio entre o que é ecologicamente sustentável e economicamente viável, apresenta-se o chamado “triple bottomline”, que une as questões ecológica, social e econômica do desenvolvimento sustentável (SILVA, 2003).

Em busca de mais alternativas sustentáveis, aparecem os engenheiros de materiais, com o propósito de criar/desenvolver novos materiais que possuam essa proposta de não agressão ao meio ambiente. Exemplos desses materiais podem ser citados como cimentos especiais, testes de materiais para revestimentos cerâmicos e estudos de viabilidade técnica para a aplicação de aditivos em concreto.Além atuações em projetos sustentáveis ligados à construção civil, os engenheiros de materiais também são responsáveis pelo desenvolvimento de diversos outros projetos inovadores, como trens magnéticos (Maglev – MagneticLevitationTransport) e monitores de LCD.

Sendo assim, pode-se concluir que a responsabilidade ambiental do Engenheiro de Materiais não é somente um diferencial, mas também uma necessidade frente às exigências que a sociedade impõe. O processo de formação de tal responsabilidade, da adaptação do engenheiro frente a nova realidade em que se encontra é fruto de integração entre a pró-atividade dos estudantes, da inovação dos engenheiros e das próprias universidades.

Referências Bibliográficas:

• http://www.undb.edu.br/publicacoes/arquivos/rev._ceds_n._3_-_a_reponsabilidade_ambiental_na_formacao_do_engenheiro_civil_-_adriano_sousa_diana_cruz_magno_correa.pdf

• Cremasco, Marco Aurélio. "A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com