TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA NO AMBIENTE PROFISSIONAL

Tese: ÉTICA NO AMBIENTE PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  Tese  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Neste artigo será abordada a questão da ética no ambiente de trabalho. A ética ocupa o ideal de conduta humana, é a forma mais simples da evolução. Ela conduz e direciona o ser humano do pensamento individualista ao pensamento coletivo buscando sempre o bem comum. A ética pode ser vista como regras que regem a conduta de acordo com a moral e o bem.

A ética empresarial é o comportamento da empresa em conformidade com os princípios morais e as regras do proceder corretamente, sendo estas aceitas pela coletividade, sendo valorizado o respeito aos direitos e a dignidade do ser humano. Quando a empresa é ética os dirigentes tem a legitimidade de exigir o mesmo posicionamento dos seus funcionários. A prática da ética está relacionada aos deveres e responsabilidades sociais das empresas e os indivíduos nelas envolvidos. Há um consenso entre estudiosos do tema de que a empresa deve ser responsável por ajudar a melhorar continuamente a sociedade da qual obtém lucro. Tais responsabilidades não são apenas materiais, mas também abstratas, consolidando adoção e prática dos preceitos éticos.

2. ÉTICA NO AMBIENTE PROFISSIONAL

2.1- A ética no ambiente de trabalho

Nasce a partir da compreensão de que é necessário obter lucros sem ferir os códigos, normas e leis morais da sociedade na qual está inserida. Uma empresa com princípios éticos atende as necessidades não só materiais do trabalhador, mas também com ações importantes para o crescimento como ser humano. Essas necessidades são: adquirir novos conhecimentos e técnicas, superação dos próprios limites de criatividade, produtividade, obter satisfação resultante de seu desempenho, obtenção de reconhecimento, estar feliz com o ambiente organizacional, sentir-se realizado, entre outros. O relacionamento ético com empregados pode ser resumido em cumprir as leis trabalhistas, convenções, acordos e contratos; presando pela cidadania, o direito à liberdade, à privacidade, e liberdade de expressão e a reputação dos envolvidos. Para Moreira (2002), são posturas Éticas:

• Observar o princípio da igualdade, garantindo tratamento idêntico para os que se encontram em situações equivalentes ou similares: sem discriminações e nem proteções indevidas.

• Motivar as pessoas a viverem a serem felizes em outros ambientes, além do ambiente de trabalho.

• Manter um ambiente de criatividade e engrandecimento profissional.

• Não permitir práticas abusivas contra os empregados, como assédio sexual, arrogância, maus atos ou agressões.

• Seguir os padrões mais elevados de proteção à saúde e segurança dos empregados.

• Seguir critérios de avaliações de desempenho objetivos, profissionais e justos.

2.2- Faltas éticas prejudicam a imagem do profissional e da empresa, levando a perda de clientes e fornecedores, dificultando o estabelecimento de parcerias. A percepção com cliente tem impacto direto sobre os lucros da empresa. Recuperar a imagem de uma empresa é um processo lento, dispendioso e incerto. O fortalecimento da ética pode significar melhoria do trabalho para os sujeitos, pois isso se refletira na cultura da empresa, no tipo de comunicação dentro da instituição, nas relações interpessoais, nos valores norteadores das tomadas de decisões, cooperação, respeito, honestidade, desprendimento, dedicação, no comprometimento de cada um, aumentando seu grau de satisfação.

As empresas que se preocupam com a ética e conseguem converter suas preocupações em práticas efetivas, mostram-se mais capazes de competir com sucesso. Entre os seus interesses estão inclusos seus empregados, fornecedores, clientes e meio ambiente. A sobrevivência e evolução delas e de seus negócios, estão associadas, cada vez mais, a sua capacidade de adotar e aperfeiçoar condutas marcadas pela seriedade, humildade, justiça, integridade e busca do equilíbrio dos interesses individuais e institucionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com