TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA, SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Por:   •  12/9/2022  •  Resenha  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITARIO JORGE AMADO[pic 1]

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

JUCIÊ DE ALMEIDA CARDOSO

ÉTICA, SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

SALVADOR

2022

INTRODUÇÃO

O Engenheiro de Produção atua no mercado em diversos cargos e as suas aplicações abrangem níveis, operacionais, táticos e estratégicos, influenciando diretamente nos processos e atividades presentes em uma organização.  
Trata-se de um profissional com uma ampla visão de uma organização, e o seu papel é de criar, analisar e otimizar processos, bem como reduzir custos e desperdícios, aumentar lucros e monitorar a qualidade em produtos e serviços em uma empresa.

Podemos também assumir a responsabilidade de implementar e até iniciar uma Governança Corporativa em uma instituição, o que nos leva a adotar medidas e normas que conecte a empresa e suas atividades com a preservação do meio ambiente, desenvolvendo-se com sustentabilidade. Tal como a norma ISO 14000, que é responsável pela geração de normas e diretrizes para uma gestão ambiental eficiente, o que é seguido pelas maiores e melhores conceituadas empresas do mercado.

SUSTENTABILIDADE

Pode ser definida como a “Capacidade de criar meios para suprir as necessidades básicas do presente   sem que isso afete as gerações futuras. Normalmente se relaciona com ações econômicas, sociais, culturais e ambientais. ”

Fonte: https://www.dicio.com.br/sustentabilidade/.

Como já mencionado anteriormente, a norma ISO 14000 é utilizada pelos profissionais de engenharia de Produção como ferramenta para introduzir a organização e suas atividades, sejam elas atividades fins ou meio, nos modelos de sustentabilidade adequados as necessidades do meio ambiente, seja por meio de redução da emissão de gases tóxicos, descarte adequado de resíduos e ou reaproveitamento dos mesmos, dentre outras ações.

ÉTICA

É um conjunto de normas e/ou princípios nos quais pautamos as nossas atitudes/condutas como seres humanos. Ela deve ser aplicada em todos os âmbitos das nossas vidas, seja pessoal, profissional ou em qualquer esfera de interação humana. Logo, a ética na engenharia de Produção é a ciência que deve acompanhar todas as tomadas de decisões em projetos e serviços em que o profissional esteja incluso.

Ações como, zelar pela segurança, saúde e bem-estar das pessoas durante a execução das suas tarefas profissionais.

Realizar serviços apenas nas suas áreas de competência.

A questão da Ética se transformou em uma função chave para governança e será cada vez mais exigida e aperfeiçoada em seus mecanismos de cobrança e em um elemento essencial para o sucesso de cada profissional, em especial aqueles que atuam no ramo da Engenharia de Produção e também se tornando um valor de diferenciação de toda organização empresaria, a ética leva a confiança e confiabilidade.

O engenheiro de Produção, eticamente, deve ter suas ações voltadas ao bem-estar dos demais e, portanto, suas decisões e atividades devem agir em harmonia entre seus interesses pessoais e aos coletivos, deve ser a preocupação principal do profissional que pretende construir uma carreira baseada na ética.

MEIO AMBIENTE

A denominada Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, em seu art. 3º, I, conceituou meio ambiente como “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com