TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A vantagem de reciclagem de metais

Artigo: A vantagem de reciclagem de metais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Artigo  •  206 Palavras (1 Páginas)  •  250 Visualizações

- Reciclagem de metais: Os metais são classificados em dois grandes grupos: os ferrosos (compostos basicamente por ferro e aço) e os não-ferrosos (alumínio,cobre e suas ligas, chumbo, níquel, etc.).

A reciclagem de metais consiste basicamente na coleta, separação por tipo, separação de impurezas, compactação, fundição e conformação.

A grande vantagem da reciclagem de metais é evitar as despesas da fase de redução do minério a metal. Essa fase envolve alto consumo de energia, e requer transporte de grandes volumes de minério e instalações caras, destinadas à produção em grande escala.

A reciclagem de metais é bastante importante, pois dependendo da eficiência do processo utilizado, economiza até 40% da energia utilizada na produção primária do metal.

Em 2004, a cada 100 latas comercializadas, 95,7 foram recicladas, o que manteve o Brasil como líder mundial na reciclagem de latas de alumínio. O índice de 95,7% corresponde a um volume de 121 mil toneladas de latas de alumínio ou 8,97 bilhões de unidades. Com isso, em 2004, mais de 45% das chapas produzidas para latas no Brasil vieram de material reciclado.

Simbologia Brasileira de Identificação de Materiais:

Por meio do criptograma de reciclagem, é possível identificar se o material é reciclável e deve ser descartado seletivamente, visando facilitar o seu encaminhamento para a reciclagem.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com