TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A vantagem de usar a memória ECC

Trabalho acadêmico: A vantagem de usar a memória ECC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

Introdução ao princípio deste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa sobre os memorias são mais indicados para utilização em servidores atualmente, levando-se em consideração o desempenho, confiabilidade e escalabilidade do hardware, informando algumas vantagem e desvantagem.

1. INTRODUÇÃO

Quando falamos em memoria principal falamos em memória RAM (Random-Access Memory - Memória de Acesso Aleatório) constituem uma das partes mais importantes dos computadores, pois são nelas que o processador armazena os dados com os quais está lidando. Esse tipo de memória tem um processo de gravação de dados extremamente rápido, se comparado aos vários tipos de memória. No entanto, as informações gravadas se perdem quando não há mais energia elétrica, isto é, quando o computador é desligado, sendo, portanto, um tipo de memória volátil. Neste artigo vou fazer um breve comentário sobre memoria utilizadas em servidores, especificamente a Memória ECC.

2. MEMORIA RAM ECC

As Memórias ECC foram criadas com o propósito de fornecer maior confiabilidade. Problemas em alguns bits presentes na memória causam diversos danos, como travamentos de aplicativos que estavam sendo executados, arquivos salvos corrompidos, o travamento da máquina. Esse tipo de memória é capaz de detectar e corrigir alguns erros de software. Erros de memória que não são corrigidos imediatamente podem causar o travamento do computador. E isso é preocupante. Mesmo quando estamos falando de um computador desktop, o resultado são danos como perda de arquivos, necessidade de reiniciar o pc. Esse cenário crítico é agravado quando estamos trabalhando em servidores, onde todos os clientes serão afetados em caso de falhas e travamentos. Ou até mesmo em Workstation, ou em sistemas menores mas que realizam operações de alta prioridade, como em bancos. Entretanto, como essa verificação de erros demora um tempo, ela é mais lenta (além de mais cara) do que uma memória comum. Mas como este tipo de memória é utilizada em servidores, estações de alto desempenho, controles industriais, e sistemas envolvidos na área de negócios críticos.

O uso de memória ECC torna-se obrigatório se tratar de servidores. E o uso em desktops fica a critério do usuário, conforme o quão crítico é o cenário em que o computador irá trabalhar. Apesar de focar esse arquivo em memória RAM ECC, é mais comum encontrar memória ECC em discos rígidos, mídias de CDs e DVDs, onde é mais comum a ocorrência de erros.

2.1. DIFERENCIAL

O diferencial de uma memória RAM ECC está em seu número de bits. Em módulos de 32 bits, são 7 bits adicionais para cada 32 bits de memória. E em módulos de 64 bits, são 8 bits adicionais para cada 64 bits. Podemos identificar os módulos de 64 bits, pois possuem ou 5 ou 9 ou 18 chips, ao invés dos tradicionais ou 4 ou 8 ou 16. O número de bits adicionais diminui conforme aumenta o tamanho do barramento da memória. Estes bits adicionais colocados nas memórias possuem códigos que permitem identificar se os dados que estão sendo lidos pela cabeça de leitura, no caso de discos e mídias, são os mesmos que foram gravados. Dessa maneira, quando um setor do disco ou de uma mídia é lido pela cabeça de leitura, são lidos também os respectivos ECCs, que permitem determinar a integridade dos dados ali gravados. Caso algum erro seja encontrado, os demais ECCs são lidos na tentativa de corrigir o problema. Normalmente, a correção é bem sucedida já na primeira tentativa, mas caso isto não aconteça, uma nova leitura do setor é feita, na esperança de que o problema seja apenas momentâneo. Se mesmo assim o erro persistir, a velocidade de rotação do disco será diminuída e diversas leituras consecutivas serão feitas na tentativa de recuperar os dados armazenados naquele setor. Normalmente este processo gera os chamados badblocks.

Memórias tipo ECC requerem maiores recursos do que a memória com paridade para armazenar dados e causam uma degradação de performance de aproximadamente 3% no subsistema de memória, porém o resultado em detecção e correção de erros conseguida, principalmente em sistemas críticos, é um benefício que vale a troca.

2.2. VANTAGENS

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com