TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA

Por:   •  28/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

Unic

Universidade de Cuiabá – Barão

ALUNOS: MARCUS VINICIUS RIBEIR

RHUAN BARCELOS DA CONCEIÇÃO

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA

Cuiabá – MT

2019

Nome

Meio Ambiente e Sustentabilidade na Engenharia

Professor: José Vitor

Cuiabá – MT

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO …………………………… 4

2 DESENVOLVIMENTO …………………… 5

5.1 Conceitos e Fundamentos …………………

5.2 Legislação Ambiental ……………………..

3 CONCLUSÃO ……………………………

7.1

7.2

7.3

4 BIBLIOGRAFIA ……………………….. 8

3

Introdução

   As atividades de engenharia, estão bastante relacionadas com o meio ambiente e sustentabilidade. Nas suas diversas especialidades, os engenheiros são responsáveis por alterações no ambiente natural, podendo causar, se não houver um adequado controle, inúmeros problemas. 

As questões ambientais estão entre as principais preocupações de empresas, governos e pessoas ao redor do mundo. Nunca se discutiu e se preocupou tanto com questões como: aquecimento global, gases efeito estufa, sustentabilidade ambiental, econômica e social, esgotamento de recursos naturais, prevenção e tratamento de resíduos e poluição. Estes temas são recorrentes em revistas, jornais, sites e em círculos empresarias e científicos.

   Por isso é de suma importância procurar tornar a sociedade, ambiental e economicamente sustentáveis, de modo que não só o nosso presente seja mudado mas também o futuro.

4

CONCEITOS E FUNDAMENTOS

O grande salto de desenvolvimento para a engenharia foi a aplicação do conhecimento científico na pratica da resolução de problemas. E como as questões ambientais têm ocupado, gradativamente, cada vez mais espaço nos problemas dos países, desenvolvidos ou não, e a quantidade de resíduos deixados por construções, cerca de cinco vezes maior do que de produtos, tornou-se um dos centros de discussões da sustentabilidade.

A engenharia sustentável, que está evoluindo em resposta aos desejos de indivíduos, empresas e grupos comunitários, dispostos e economicamente capazes de perseguir seus objetivos de desenvolvimento por meios sustentáveis. Diversas vezes foi mostrado que a viabilidade econômica não precisa ser sacrificada para alcançar a sustentabilidade ambiental e social. Práticas de engenharia responsáveis, dirigidas pela ética ambiental na comunidade, podem resultar na redução dos custos do ciclo de vida e diminuir impactos ambientais e econômicos contrários que se planejam para o futuro.

Atualmente há um crescente interesse na redução de impactos ambientais associados também ao setor da construção civil, seja na extração de matéria prima, na fase de beneficiamento e fabricação de componentes para a construção, no uso de materiais reaproveitados e reciclados e até mesmo, na demolição da mesma.

Algumas outras ações, como o uso de tintas sem solvente e materiais menos agressivos de forma geral, qualidade do ar e do espaço interno e redução de desperdícios com água e energia, a inibição do uso desnecessário e simultâneo dos elevadores e a utilização de energia solar, fazem uma grande diferença e vem sendo pouco a pouco colocados em nossa sociedade, trazendo com o isso o avanço sustentável a todos.

5.1

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

 

 Continuando no conceito ambiental e sustentável, à a “legislação ambiental” na constituição federal brasileira de 1988, que diz:

  • Capitulo IV – Do Meio Ambiente:
  • Artigo 225 - “Todos tem o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder publico e à coletividade, o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

 A legislação ambiental brasileira tem demandado cada vez mais ações preventivas das empresas. Observar o cumprimento das normas vigentes e desenvolver iniciativas capazes de priorizar a preservação dos recursos naturais é condição essencial para uma gestão ambiental empresarial eficiente. O que vale ressaltar também é que cumprir a lei não significa somente se adequar a uma norma. Significa a criação de uma nova cultura empresarial que privilegiará o crescimento econômico da organização aliado ao seu desenvolvimento socioambiental.

Em toda a área em que o engenheiro venha a trabalhar, ele tem de ter em mente que deve por em pratica o seu trabalho de modo que exerça a sustentabilidade ao meio ambiente, e assim preservá-lo no presente e para o futuro.

5.2

MEIOS DE SUSTENTABILIDADE NA ENGENHARIA

A Engenharia provavelmente é a ciência que mais modifica o ambiente e se apropria dos recursos naturais para extrair materiais para obras, que na maior parte das vezes são consideradas degradadoras do meio ambiente. A extração de minérios, a implantação de infra estruturas como barragens, rodovias e loteamentos vêm sendo consideradas as atividades mais degradadora do ambiente no país. Mas se por um lado a Engenharia apresenta esse componente degradador do ambiente, é a própria engenharia a ciência com o maior potencial para recuperar e promover a qualidade ambiental. Desenvolver técnicas para modificar e se apropriar dos recursos naturais de forma que garantam a sustentabilidade é o grande desafio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (186.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com