TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética, Política e Sociedade

Por:   •  10/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DISCURSIVA

Ética, Política e Sociedade

Analise o homem e suas relações sociais a partir da atuação política e relacione a participação política no Brasil relatada no texto 2 com as ideias de Rousseau, contidas no texto 1.

Em 1988, a Constituição Federativa do Brasil avançou em relação à democracia participativa, com a famosa frase: ‘O Poder Emana do Povo’, assemelhando-se a obra do Contrato Social de Rousseau, e com isso a possibilidade de convocar os referendos e plebiscitos e também o envio de projetos de leis de iniciativa popular. Portanto, este modelo institucional trouxe uma grande conquista a sociedade brasileira, o qual se dizia que a sociedade ideal seria se a política viesse do povo, ou seja, que a chamada Constituição Cidadã tivesse ações e políticas públicas voltadas à construção do chamado Estado Social, na medida em que promovesse a ampliação das liberdades civis, dos direitos e das garantias fundamentais ao cidadão.

O homem tem um instinto político e social, Aristóteles em uma de suas obras disse que “o homem tem um instinto para se juntar com seus semelhantes e viver em sociedade”, ou seja, o homem deveria ser politicamente social, no entanto, sua capacidade intelectual para se comunicar é feita de maneira pratica e rápida, pois com o tempo, passamos a interagir em diversos grupos sociais, sejam eles profissionais, familiares ou políticos!

Para Rousseau, “o homem nasceria bom, porem a sociedade o corromperia, nasceria livre, porem seria escravo dos seus próprios desejos e da sua vaidade”, e por Rousseau acreditar em uma sociedade ideal, ele criou o Contrato Social, o qual prevalecia a soberania da política e da sociedade! O povo elege quem governa e como seriam suas leis.

Infelizmente muitas coisas mudaram nos últimos anos e o povo teve que ir para a rua, se manifestar para que pudessem ser ouvidos.  Era disso que Rousseau falava, de sermos seres humanos politicamente sociais globalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com