TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Responsabilidade Social

Por:   •  3/6/2020  •  Resenha  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade Unibf

Nome: Anna Carolina Souza Antunes (Cód:596319)

Curso: Pós-graduação em Engenharia de Avaliações e Perícias

Disciplina: Ética e Responsabilidade Social e Profissional

Avalição: Resenha

Apostila da Disciplina de Ética e Responsabilidade Social

- Artigo Ética e Responsabilidade Social –

Professor Oswaldo Oliveira Santos Junior

  Descrição: O autor Oswaldo Oliveira Santos Junior, Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2007), Bacharel em Teologia (2003) pela UMESP, Graduado em História pela UNIMES e Coordenador do Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo traz em seu artigo um questionamento sobre ética e responsabilidade social empresarial.

        O referido artigo apresenta as discordâncias substanciais dos elementos que proporcionam uma ligação entre os conceitos de ética e responsabilidade social empresarial de forma a apresentar seus pontos positivos e negativos. A condição que a sociedade se encontrava antes de 1990, era baseada em conflitos e lutas sociais, assinaladas por constantes disputas entre grupos de forma desigual. Já nos momentos atuais, tornou-se uma ferramenta importante o debate da ética e responsabilidade social, de forma a envolver a sociedade e o ramo empresarial. Visto que existe a necessidade de um melhor entendimento sobre ética para nos auxiliar a viver melhor em sociedade, com isso princípios éticos e morais são uma base importante para se estabelecer qualquer ação empresarial social responsável. As organizações devem atentar em seguir os princípios morais e éticos assim como seus princípios econômicos. Alguns grupos comprometidos como os valores éticos, responsáveis e criativos, movidos pela justiça social, têm feito a diferença no mundo, realizando grandes transformações sociais.

         Segundo o autor, entende-se por Responsabilidade Social Empresarial (RSE) a maneira de favorecer o convívio social entre os seres humanos, ainda que mesmo assim algumas organizações utilizem da implementação da RSE em suas empresas como forma de título ou benefício próprio, ou que utilizem como método de verificação de processo, contrariando os valores morais da sociedade.

        Ao descrever RSE, não há como deixar de falar na estrutura econômica e também na estrutura social vigorante na sociedade, já que podemos estabelecer que a responsabilidade social empresarial se trata de peculiaridade pertinente as empresas que se preocupam com o revigoramento sócio e econômico do país.  Historicamente é possível assinalar a presença da RSE no âmbito do avanço da política neoliberal nos anos de 1990 no Brasil, nos governos de FHC e Lula. Existe no Brasil um grande acervo documentado revelando a relação entre a ditadura e as organizações empresariais que ocorreram antes desse período.    

        Contudo, é possível destacar que as empresas são movidas pelos valores dos líderes que as dirigem, sendo assim os mesmos da empresa, divergindo muitas vezes dos padrões éticos da sociedade, que estabelecem uma forma de convivência humana tranquila. No entanto, a ética da sociedade está baseada nos interesses humanos que não se apresentam de forma unanime, partindo desse princípio atentamos que cada indivíduo compartilha e vive as experiências necessárias para formação de sua ética e seus valores. Uns objetivam querem ganhar dinheiro, outros desejam a justiça, fazendo com que os valores entrem em divergência, causando crises.

        Os documentos como certificações e normas apresentados no estudo foram essências pois traziam a informação de forma clara, apontam questões relevantes que corroboram aos reais interesses das corporações, que muitas vezes podem ser apenas para benefício próprio, já que atribuem valor de imagem, e apontam engajamento social a mesma.

        É importante ressaltar que as empresas, têm grande poder de interferência tanto na política, na sociedade, quanto em seu público interno, podendo assim enviesar formas de organização social para favorecer sua própria atuação, assim como intervir na política, como ocorrido na “Ditadura civil- militar”. Desta forma cabe a empresa manter em seu ambiente de trabalho valores que estejam condizentes com a ética para manter uma boa relação entre os funcionários, visto que cada um deles traz consigo seu próprio valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com