TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Responsabilidade Social

Por:   •  11/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

Ética e Responsabilidade Social

A ética e a responsabilidade social das empresas nos dias atuais, ultimamente vem sendo muito discutida.

O mundo dos negócios está em constante transformação, para uma sobrevivência empresarial, é necessário ter conscientização de que a ética deve ser inserida em sua cultura, missão e valores. Essa transição deve ocorrer por meio de adoção de políticas e instrumentos, como o Código de Ética e a ISO 26000, que necessitam ser respeitados e controlados através de ferramentas de gestão, como base para o sucesso do programa. Através de boas condutas éticas, é realizável adotar medidas de responsabilidade social, mostrando credibilidade e transparência aos seus consumidores e para a sociedade, que cada vez mais estão rigorosos, principalmente com questões insustentáveis.

A questão é, como é possível manter um comportamento ético diante da acirrada competição mercadológica, levando em conta que os concorrentes podem não agir corretamente?  Muitas empresas ainda caminham na contramão das práticas da ética e responsabilidade social, pois ainda têm dificuldades de enxergarem o futuro e não possuem a visão sistémica de qual prática diz respeito a sua imagem e reputação. A ética é a base para sustentabilidade e para conduzir e direcionar as ações das empresas com responsabilidade social.

A ética nas empresas passou a ser vista como uma meta fundamental a ser alcançada, por isso, a vivencia da ética passou a ser praticada com tanta relevância quanto os resultados financeiros das empresas.

Cada vez mais, pesquisas apontam o crescimento de ações sociais realizadas pelas empresas com a colaboração de seus profissionais. Diante deste resultado, pode-se concluir que os executivos e seus funcionários estão obtendo uma nova consciência ética em seus negócios e consumidores, dispostos a participar com a certeza que será para um bom motivo.

As empresas associaram valores éticos à marca, para ser um diferencial em seus produtos e alcançar um bom resultado, como por exemplo, garantir sua permanência no atual mercado competitivo, atrair e preservar clientes que também se preocupam com as condições sociais. E hoje, são as maiores transformadoras da sociedade.

Logo, a ética aplicada trata de fazer com que a reflexão se dê por meio do aprender uns com os outros. Não dependendo somente do interesse particular de cada sujeito, nem permitindo supremacia das ambições de grupo fechados. A forca da decisão está no caráter ético coletivo e subjetivo, isto e, no procedimento deliberativo que permite o consenso entre todos os envolvidos direta, ou indiretamente.

Por outro lado, a responsabilidade social aparece para compelir mais ética e clareza na gestão das organizações. Uma empresa que atua com responsabilidade social, planeja e elabora seus objetivos e metas baseados nos interesses de seus stakeholders. Portanto, pode-se dizer que uma empresa é responsavelmente social quando ela deixa de ser apenas uma gente econômico, que visa somente lucro e riqueza, para também ser um agente social contando com a influência e a participação de membros externos.

Toda e qualquer empresa responsavelmente social possui deveres morais junto à sociedade. Deveres esses que podem ser do tipo reparador ou preventivo. Reparador, quando a empresa recupera o meio ambiente após prejudica-lo com suas atividades e preventivo, quando a empresa se esforça para não causar danos a ele.

As seis diretrizes da responsabilidade social: adotar valores e trabalhar com transparência, valorizar empregados e colaboradores, realizar sempre mais pelo meio ambiente, proteger clientes e consumidores, promover a comunidade e comprometer-se com o bem comum. É necessário que o empresário se comprometa a ter ações que decisivamente contribuam para o desenvolvimento de sua região e do país.

A responsabilidade social é tema de alta relevância, que deve estar inserido no planejamento de toda e qualquer empresa moderna que queria ser perene, sustentável e lucrativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com