TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACF3 - Atividade Complementar Relatório Matemática Financeira

Casos: ACF3 - Atividade Complementar Relatório Matemática Financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  8.396 Visualizações

Página 1 de 2

Oficina de Matemática Financeira

A matemática financeira está ligada a questão do valor do dinheior no tempo e como isso é aplicado, para isso cria modelos que permitem avaliar e comparar o valor do dinheiro em diversos pontos do tempo, as principais variáveis envolvidas no processo de quantificação financeira são: a taxa de juros, o capital e o tempo.

Todas as movimentações financeiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros. Ao realizarmos um empréstimo a forma de pagamento é feita através de prestações mensais acrescidas de juros, isto é, o valor de quitação do empréstimo é superior ao valor inicial do empréstimo. A essa diferença damos o nome de juros.

Quando a taxa de juros incide no decorrer do tempo, sempre sobre o capital inicial, diz-se que há um sistema de capitalização simples (Juros simples). Quando a taxa de juros incide sobre o capital atualizado com os juros do período (montante), diz-se que há um sistema de capitalização composta (Juros compostos). Na prática, o mercado financeiro utiliza apenas os juros compostos, de crescimento mais rápido.

Assim, o estudo da matemática financeira se reveste de grande importância para qualquer pessoa que almeje entender o mundo atual tal qual ele se apresenta. Enfim, o dinheiro ditando as regras em quase todos, senão todos, os aspectos de nossas vidas. A matemática financeira é uma ferramenta fundamental para analisar, por diversos pontos de vista do cotidiano financeiro e, com o objetivo de planejar a vida financeira futura tanto de uma empresa como de um indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com