TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD Direção Defensiva

Dissertações: AD Direção Defensiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2014  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Direção Defensiva

Curso: Tecnólogo em Segurança no Transito

Professor: Carlos Alexandre da Silva

Nome do aluno: Liliam Regina Esteves Rodrigues

Data:25-09-2013

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. No decorrer dos seus estudos, você estudou os tópicos de direção defensiva que envolvem motocicletas, dentre os quais as características da motocicleta, inspeção preventiva, equipamentos, postura, frenagem, curvas, visibilidade e posicionamento com a motocicleta. Após reflexão sobre o conteúdo estudado, responda os seguintes questionamentos:

a) No seu entendimento, os condutores de motocicletas e motonetas no Brasil praticam o que foi estudado nesta Unidade de Aprendizagem? Você acredita que os condutores possuem um comportamento voltado para direção defensiva observando os tópicos acima? Os motociclistas possuem habilidade para conduzir suas motocicletas? Justifique sua resposta, identificando comportamentos e atitudes que você verifica no seu dia a dia positivas ou negativas praticadas pelos condutores de veículos duas rodas. (1,5 ponto).

R.: No meu entendimento os condutores de motocicletas e motonetas não praticam as atitudes de segurança que foi estudado nesta unidade de aprendizagem, não aplicam as regras da direção defensiva, quando saem da moto-escola não estão preparados para o transito pois durante as aulas ficam em circuito fechado não sendo preparados para se comportarem no transito regras simples como olhar mais a frente, estar sempre a tento a todos os lados prevendo que os veículos podem sair das garagens, estacionamentos ou vir de outras vias, posicionar no centro da faixa de rolamento, reduzir mesmo que esteja na preferencial, estar sempre atento. Regra principal ver e ser visto. E sempre ter a consciência que por mais que esteja com a razão quem leva a pior sempre e o motociclista!

b) Você entende que colocar em prática do que foi estudado nesta Unidade de Aprendizagem pode reduzir o número de eventos ditos acidentes de trânsito e de mortes envolvendo motocicletas? Justifique sua resposta. (1,0 ponto).

R.: A maioria dos ditos acidentes podem ser evitados, com a prática de direção defensiva como:

• manutenção e inspeção periódica da motocicleta; uso correto de equipamentos de proteção; postura correta na pilotagem da motocicleta; aplicação da técnica correta nas frenagens e nas curvas; a busca de sempre visualizar os veículos tanto mais a frente quanto os que circulam ao seu redor prevendo manobras, conversões e paradas, além de ser visto pelos outros usuários das vias de trânsito; um posicionamento correto da motocicleta na via e pilotar sem pressa, com atenção, com educação e respeito, observando as condições adversas e adequando-se às mesmas de forma consciente.

2. Considerando o que prescreve o comportamento do motorista defensivo, se durante a condução o veículo começar a puxar para um dos lados, qual problema provavelmente está ocorrendo com o veículo? Qual o procedimento que o condutor deve adotar para solucionar o problema? (1,0 ponto)

R.: Veículo “puxando” para um dos lados indica um possível problema com a calibragem dos pneus ou com o alinhamento da direção. Tudo isso pode reduzir a estabilidade e a capacidade de frenagem do veículo.

Ao ser constatada essa situação, é importante que o condutor/motorista e/ou o proprietário do veículo verifique a calibragem dos pneus. Essa verificação, aliás, pode ser feita semanalmente ou toda vez que o condutor for abastecer o tanque de combustível. Caso o problema não cesse, o interessante é levar o veículo ao serviço de geometria e alinhamento de rodas, de sua confiança.

3. Levando em consideração os cuidados que devemos ter com os pneus, e de acordo com o que você estudou, responda:

a) O que acontece quando o condutor observa que os pneus estão murchos, mas não adota a prática de mantê-los com a calibragem adequada? (1,0 ponto)

R.: Pneus murchos têm sua vida útil diminuída, prejudicam a estabilidade, aumentam o consumo de combustível e reduzem a aderência ao piso com água.

b) Qual o limite mínimo de profundidade que deve ser observado nos pneus e por que é importante estar sempre atento para este limite? (1,0 ponto)

R.: O pneu deve ter sulcos de, no mínimo, 1,6 milímetro de profundidade. A função dos sulcos é permitir o escoamento da água para garantir perfeita aderência ao piso e a segurança, em caso de piso molhado.

4. Toda viagem segura, por menor percurso que seja, é uma viagem sem acidentes. Considerando que para iniciar esta viagem o condutor deve adotar alguns procedimentos de segurança com relação ao veículo, elabore um check-list sobre o que deve ser observado no veículo, antes de iniciar uma viagem. (2,0 pontos).

R.: Combustível: veja na indicação do painel se o nível de combustível é suficiente para chegar ao destino.

• Nível de óleo do freio, do motor e da direção hidráulica: observe os respectivos reservatórios, conforme o manual de instruções do veículo

. • Nível de óleo do sistema de transmissão (câmbio): para veículos com transmissão automática, veja o nível do reservatório. Nos demais veículos, procure vazamentos sob o veículo.

• Água do radiador: nos veículos refrigerados à água, veja o nível do reservatório de água.

• Água do sistema limpador de para-brisa: verifique o reservatório de água.

• Palhetas do limpador de para-brisa: troque, se estiverem ressecadas.

• Desembaçadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com