TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD - Prática Profissional Em TI

Monografias: AD - Prática Profissional Em TI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  1.518 Palavras (7 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Prática Profissional em TI

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Segundo a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), as categorias de ocupações podem se dividir em áreas e subáreas. Na área de TI (Tecnologia da Informação), existem diversas ocupações que podem estar agrupadas ou desenvolvidas por diversos profissionais. Dentre as principais categorias encontradas, podemos citar: analistas de sistemas computacionais, engenheiros em computação, administradores de redes, sistemas e banco de dados, gerentes de TI, dentre outros. Acesse o site da CBO em http://www.mtecbo.gov.br/ e pesquise outras três ocupações na área de TI, preenchendo o quadro abaixo:

(3,5 pontos)

Código de ocupação

1236-05

2031-05

3171-10

Título

Diretor de serviços de informática

Pesquisador em ciências da computação e informática

Programador de sistemas de informação

Descrição

Estes profissionais são responsáveis pelo planejamento e coordenação de atividades de T.I e serviços; definem projetos, metas, objetivos, riscos, devem estar atentos as necessidades dos clientes e aos avanços tecnológicos; dirigem, administram e controlam o desempenho de equipes a fim de garantir a qualidade e eficiência dos serviços prestados; organizam recursos humanos, materiais e financeiros.

Estes profissionais atuam em pesquisas científicas em computação e informática, coletam, analisam e tratam dados físicos e de fontes secundárias. Desenvolvem metodologias, técnicas, ferramentas e equipamentos para a realização de experimentos no intuito de criar modelos e teorias. Coordenam projetos, pesquisas e propagam conhecimentos científicos. Podem ministrar aulas, prestar consultoria além de realizar avaliações em pesquisa e desenvolvimento.

Tem por objetivo desenvolver sistemas e aplicações, determinar a interface gráfica, a ergonomia da navegação, estruturar banco de dados e codificar programas; projetar, implantar e efetuar a manutenção de sistemas e aplicações desenvolvidas. Planejam as etapas e ações de trabalho.

Condições gerais de

exercício

A atuação desses profissionais está relacionada às atividades de informática, financeiras, de defesa e seguridade social, administração pública, entre outras. Trabalham de maneira individual, não são supervisionados, em ambientes fechados e geralmente em horário diurno. Ocasionalmente, podem ser sobrecarregados de informação.

Estes profissionais atuam, especialmente, em p & d e no ensino, geralmente em universidades e em instituições de pesquisas públicas ou privadas. Desempenham atividades em equipes e seu vinculo empregatício costuma ser como empregado celetista principalmente no setor privado, ou como estatutário no setor público. Executam seus trabalhos em ambientes fechados, com supervisão ocasional e em horário diurno.

Atuam em atividades de informática e relacionadas, presentes em todas as atividades econômicas. Em sua maioria são empregados com carteira assinada e realizam suas atividades no horário noturno. Todas as atividades são desenvolvidas em ambiente fechado, trabalham individualmente ou em equipe e eventualmente podem ser supervisionados. Em algumas ocupações podem realizar seus trabalhos a distância.

Formação e experiência

Exige-se nível superior completo e mais de cinco anos de experiência profissional em áreas gerenciais para que se possa ingressar nessa ocupação.

Os detentores dessas ocupações devem possuir pelo menos nível superior completo, contudo, é habitual apresentarem formação em cursos de pós-graduação. A experiência exigida varia de acordo com o local de exercício das ocupações, podendo variar de um a cinco anos. O ingresso e a progressão na carreira, normalmente ocorrem por meio de concursos, em caso de vinculo à área pública.

Para atuar nessa ocupação é necessário ensino técnico de nível médio em informática ou superior incompleto nas áreas de exatas, informática ou engenharia e experiência de um a dois anos. Este profissional deve estar constantemente atualizado.

Áreas de atividade

1. Planejar atividades de T.I

2. Dirigir equipes

3. Coordenar projetos

4. Implementar serviços e produtos

5. Controlar qualidade e eficiência do serviço

6. Interagir com diretores e acionistas

7. Comunicar-se

1. Desenvolver pesquisas científicas em ciências naturais e exatas

2. Disseminar conhecimento científico

3. Formar recursos humanos

4. Elaborar projeto de pesquisa

5. Coordenar atividades de pesquisa

6. Realizar atividades de consultoria e avaliação em pesquisa e desenvolvimento

1. Desenvolver sistemas e aplicações

2. Realizar manutenção de sistemas e aplicações

3. Implantar sistemas e aplicações

4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com