TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Profissional Em Ti

Ensaios: Pratica Profissional Em Ti. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Prática profissional em TI

Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

Professor: Nome do aluno:

Data: 10/10/11

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UNISUL Virtual de Aprendizagem (EVA).

1. Segundo a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), as categorias de ocupações podem se dividir em áreas e subáreas. Na área de TI (Tecnologia da Informação), existem diversas ocupações que podem estar agrupadas ou desenvolvidas por diversos profissionais. Dentre as principais categorias encontradas, podemos citar: analistas de sistemas computacionais, engenheiros em computação, administradores de redes, sistemas e banco de dados, gerentes de TI, dentre outros. Acesse o site da CBO em http://www.mtecbo.gov.br/ e pesquise outras três ocupações na área de TI, preenchendo o quadro abaixo: (3,5 pontos)

Código da Ocupação 2123-20

Descrição Administrador de sistemas computacionais e sistemas operacionais de rede, analista de aplicativo básico.

Condições gerais de exercício Exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, como indústria, comércio, administração publica entre outros. Seu trabalho se desenvolve normalmente em equipe de forma cooperativa, podem trabalhar por conta própria ou ser assalariado,

Formação e experiência Requer curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia, também pode ter formação especifica por meio de cursos de qualificação.

Áreas de Atividade Administrar ambiente computacional, instalar recursos computacionais, configurar recursos do ambiente computacional, fornecer suporte no uso de recursos computacionais, controlar ambiente computacional.

Competências Pessoais Demostrar iniciativa, trabalhar sob pressão, demostrar atenção concentrada, demostrar criatividade, demostrar paciência, manter sigilo, demostrar capacidade de raciocinar logicamente, contornar situações adversas, trabalhar em equipe, demostrar capacidade de se colocar no lugar do usuário.

-

Código da Ocupação 1236-05

Descrição Diretor de informática, diretor de tecnologia, Diretor de tecnologia da informação.

Condições gerais de exercício Atuam em áreas ligadas a administração publica defesa e seguridade social, atividades de informática e conexas, intermediação financeira. Trabalham sem supervisão, empregados com carteira, trabalham individualmente em local fechado e sofrem sobrecarga de informação.

Formação e experiência Necessário nível superior completo, a formação profissional é feita na pratica, onde se exige cinco anos de experiência profissional na aérea de gerencia.

Áreas de Atividade Planejar atividades de tecnologia da informação, dirigir equipes, coordenar projetos, implementar serviços e produtos, controlar qualidade e eficiência do serviço, interagir com diretores e acionistas,

Competências Pessoais Identificar potencia de networking informal, identificar lideres, tomar decisões, antever impacto de mudanças, demostrar capacidade de negociação, demostrar capacidade de negociação, demostrar liderança, multiplicar talentos, contornar situações adversas, demostrar fluência verbal e escrita, demostrar flexibilidade, agir sob pressão, trabalhar em equipe, assumir riscos e ter intuição, delegar autoridade, fluência em língua estrangeira.

-

Código da Ocupação 1425-15

Descrição Gerente de produção de tecnologia da informação

Condições gerais de exercício Exercem suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte, manutenção a informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados; Trabalham com carteira assinada, em equipes, atuam com supervisão ocasional, trabalham em local fechado e sob pressão .

Formação e experiência Necessário ensino superior, tanto em bacharelado, quanto de tecnologia, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.

Áreas de Atividade Gerenciar operações de serviços de tecnologia da informação, gerir projetos de tecnologia da informação, identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação, planejar atividades de tecnologia da informação, administrar equipes, interagir com outras áreas.

Competências Pessoais Tomar decisões, demostrar liderança, demostrar capacidade de persuasão, demostrar capacidade de negociação, controlar situações adversas, antever cenários futuros, capacidade de relacionamento interpessoal, expressão verbal, capacidade de delegação e organização, raciocínio logico, criatividade, conduzir reuniões, demostrar pro-atividade.

2. Com base nas respostas da questão anterior, pesquise na internet acerca das oportunidades de trabalho para uma das ocupações escolhida por você na questão 1. Escolha uma oferta sobre o qual haverá informações suficientes para você analisar os itens relacionados nesta atividade. Faça uma análise se as competências exigidas na oferta estão condizentes com a tabela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) conforme os aspectos da tabela abaixo: (3,5 pontos)

Vaga Função: Gerente de produção de tecnologia da informação

Descrição encontrada Gerente de Projetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com