TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 Gestao De Interface

Trabalho Universitário: AD1 Gestao De Interface. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 5

Avaliação a Distância – AD1

Período - 2014/2º

Disciplina: Gestão da Interface Empresa x Sociedade

Coordenador: Francisco Paulo De Melo Neto

Data de entrega: 24/08/2014

ALUNO: MATR:

1ª Questão (2,0 pontos) - A mineração é um exemplo de atividade predatória por natureza, que provoca danos ao meio ambiente. A SAMARCO, uma das maiores mineradoras do país, investe no reflorestamento das áreas exauridas que restam, após o término da extração do minério, com o intuito de minimizar o impacto de sua atividade.

Com base no exemplo da SAMARCO citado acima, defina o conceito de negócio ambientalmente responsável.

É o conceito que caracteriza empresas que não pensam apenas em seu próprio crescimento financeiro, mas também no desenvolvimento meio ambiente e da comunidade onde esta inserida, fato este extremamente importante para a competividade das empresas, uma vez que os consumidores estão cada vez mais, buscando empresas com responsabilidade socioambiental.

2ª Questão (2,0 pontos) - A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) ou Empresarial (RSE) constituiu novos paradigmas à atitude empresarial, colocando o respeito à natureza, à sociedade, aos clientes, aos cidadãos, ao governo e aos demais parceiros, como atores de um processo conjunto de gestão do social. Alguns autores, inclusive, identificam a RSC como um meio transformador que constrói uma sociedade sustentável, e, nesse caso, atribuem ao meio empresarial um relevante papel de ator no processo de construção de uma vida melhor para todos.

Discorra, nesse contexto, sobre a importância das normas de certificação para a melhoria da gestão da RSC e as vantagens que podem trazer às empresas.

A certificação das ações sociais contribui para a melhoria das gestões da RSC, pois define normas e procedimentos a serem adotados pela empresa na elaboração de políticas, diretrizes e projetos sociais.

As empresas que obtêm tais certificações atestam o valor social da sua gestão e assume uma postura verdadeiramente cidadã no mercado em que atuam. Assim, adquirem maior reputação, valorizam sua marca e são respeitados pelo governo, pelos clientes, fornecedores, empregados, pela mídia e sociedade civil organizada.

3ª Questão (2,0 pontos) - A “Onda Verde” é um movimento globalizado, que se alastra em todo o mundo e em todas as direções – na indústria, no comércio, nos serviços, na gestão governamental, nas ações de ONGs e em movimentos sociais, na mídia, nos esportes, na cultura, nos negócios de qualquer natureza e nas artes em geral. A onda verde é uma tendência mundial irreversível e as empresas que querem sobreviver em seus respectivos mercados e negócios devem se adequar a essa realidade.

Explique, de maneira sucinta, quais são as duas pressões que forçam o surgimento da onda verde.

Em primeiro, temos o posicionamento dos stakeholders das empresas preocupados com as questões ambientais (legislações ambientais, exigência de produtos verdes, implementação de políticas ambientais e rigoroso monitoramento do governo, a reputação da empresa e etc.).

Em segundo, tem-se o esgotamento progressivo dos recursos naturais que restringem as operações da empresa (fato este tem provocado redução de custos de matéria-prima e busca de fontes alternativas de energia).

4ª Questão (2,0 pontos) - Não são apenas os governos locais e a própria sociedade os principais agentes do desenvolvimento local. As empresas devem juntar-se a eles na implementação das ações sustentáveis com ênfase nos aspectos sociais, econômicos, culturais e ambientais.

Descreva,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com