TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM Materiais

Pesquisas Acadêmicas: ADM Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  3.842 Palavras (16 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 16

1. Introdução

Buscaremos nessa ATPS identificar a forma de gerenciamento e administração dos materiais e também do armazém em geral de uma empresa cujo o ramo logístico é, distribuição de peças automotivas. E com base nos levantamentos realizados, iremos propor aos diretores da empresa sugestões de melhoria e integrações dos sistemas logísticos.

Primeiramente iremos analisar todas as atividades e ver como se dá o fluxo de materiais e de informações, e relatar tudo no intuito de chegarmos em nosso objeto que são as melhorias a toda a cadeia de suprimentos.

2. Etapa 1 – Desenvolvimento

“A administração de materiais possui em seu objetivo principal assegurar o abastecimento de materiais, necessários para atender aos serviços que a empresa executa em seu exercício”, segundo Bolsonaro (1978, p.17). Esse abastecimento de materiais deve sempre ser avaliado em cinco elementos fundamentais, tais como qualidade, prazo, preço, tempo e produto.

Esses elementos fundamentais possuem um único objetivo que é diminuir o custo de operação que a empresa se prepara na elaboração de seus produtos ou na venda de serviços, de acordo com o ramo que a empresa exerce. Exemplificando melhor estas condições, podemos dizer que no abastecimento a qualidade de tal material precisa assegurar a aceitação do produto final, ou seja, no caso de uma linha de produção deve proporcionar que o produto final oriundo de um processo não sofra nenhum tipo de retrabalho.

A gestão de materiais é um dos setores vitais da empresa, seu processo merece um lugar de destaque em sua organização, pois ele colabora na execução de elaboração de um produto ou na realização de um serviço que será ofertado para o consumidor final. Em sua estrutura, podemos dividir a gestão de materiais em vários departamentos para uma melhor gestão, como por exemplo, compras, transporte, armazenagem, conservação, manipulação e logística.

O ramo de atuação da empresa estuda é distribuição de peças automotivas para o mercado de reposição.

Os resultados obtidos no dia-dia da empresa são satisfatórios, mas se trata de uma empresa privada, ela vive de lucros e pensando por esse lado, sempre se tem algo que se possa fazer para aumentar esses lucros e consequentemente reduzir custos, ao menos é o que a diretoria da empresa está correndo atrás (maior lucro, ao menor custo possível).

A empresa conta com a seguinte estrutura organizacional na área de materiais:

Figura 1.1

2.1 As atividades desenvolvidas nessa área são:

• Compras;

• Recebimento;

• Conferencia de Entrada;

• Picking (separação);

• Packing;

• Expedição;

• Transporte.

Por se tratar de uma empresa de distribuição, o processo de planejamento de produção está mais ligado ao departamento de compras, onde junto com o departamento de marketing, elabora campanhas de vendas, e com isso se tem uma ideia geral dos itens que mais serão vendidos no dia, na semana ou no mês. Com essa informação o gerente de estoque passa ao coordenador, a demanda de cada material que ele precisará para atender aos pedidos do dia, (mas a demanda pode variar de acordo com a entrada de pedidos).

A empresa conta com 04 compradores e cada um fica responsável por uma quantidade de fornecedores (não necessariamente no mesmo seguimento), e os compradores primeiramente, analisam o estoque mínimo da cada produto para depois lançar o pedido ao fornecedor. Com o pedido pronto o comprador negocia com o fornecedor: preço, prazo, forma de pagamento, condições de entrega, frete, etc. tudo isso visando um baixo custo na compra dos produtos.

Vale reforçar que além do estoque mínimo que o comprador utiliza como base para seu processo de compras, ele também utiliza a sazonalidade dos produtos para fazer as compras necessárias para a empresa, como por exemplo: períodos de chuva, o consumo de palhetas e lâmpadas para faróis aumenta significadamente.

O processo de armazenagem e movimentação funciona como na maioria das empresas, os materiais quando chegam são direcionados da seguinte forma: lotes grandes vão direto para o setor de porta-palete (armazenagem) e quando são lotes pequenos os produtos vão diretos para o estoque (picking). E a movimentação desses produtos é realizada por paleteiras elétricas, carrinhos hidráulicos e também empilhadeiras a combustão.

Para contextualizar o fluxo de materiais identificamos o seguinte produto: lâmpadas para faróis, e segue-se da seguinte forma:

2.2 Processo Inboud:

• A transportadora vinda do fornecedor chega na portaria da empresa, e no mesmo momento é acionado ao responsável pelo recebimento (empilhaderista);

• O empilhaderista com a nota fiscal em mãos faz a conferencia dos volumes e também se tem um pedido de compras para o produto em questão. Estando tudo certo os volumes são encaminhados para o departamento de recebimento;

• No recebimento o conferente abre todos os volumes e faz a conferencia cega (peça por peça), e nesse momento ele também faz uma inspeção de qualidade, onde verifica se não tem nenhum produto danificado ou com avarias. Após a conferencia, os dados são lançados no sistema (código da peça e quantidade recebida);

• Simultaneamente, o departamento de compras tem um colaborador responsável por lançar as notas no sistema, e ao final dos dois processos (digitação e conferencia) os dados são confrontados;

• Estando todo OK, a mercadoria é direcionada para a armazenagem, que, como vimos anteriormente, se for quantidade grande o lote segue direto para o porta-palete, e se a quantidade for pequena fica na área de picking, que esta próxima ao recebimento;

• E essa movimentação é realizada pelo departamento de reposição.

2.3 Processo Outbound:

• Inicia-se no departamento comercial, onde o cliente faz um pedido via telemarketing ou representante, o departamento comercial fica responsável por fazer a liberação desse pedido (avaliando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com