TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS EPATRIMONIAIS

Por:   •  6/7/2021  •  Exam  •  2.947 Palavras (12 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 12

Questionário - Logística

1) Quais as principais tendências atuais que têm impacto marcante sobre a logística  empresarial?

        A primeira tendência a ser abordada é a globalização, que traz com ela a abertura de mercados, as forças tecnológicas, as forças políticas e macroeconômicas e os custos globais. A globalização transformou o meio da logística, trazendo com ela mudanças significativas no cenário global. A abertura de mercado afetou diretamente na intensificação da concorrência internacional nos mercados locais, no crescimento da demanda internacional, na semelhança crescente entre os usuários, na necessidade das empresas se posicionarem globalmente, e por fim, na necessidade de presença nos mercados de produtos de luxo. As forças tecnológicas são uma tendência que só cresce e se torna cada vez mais importante para as empresas se manterem competitivas. As novas tecnologias de informação e comunicação, trazem para as empresas a melhoria e a desregulamentação dos transporte, diminuindo os custos das trocas internacionais. São também facilitadoras de personalização de produtos, e como são muito caras, estimulam a partilha entre as empresas de custos, gerando parcerias. Os custos globais também é uma tendência que afeta diretamente na tomada de decisão do local onde as empresas irão ficar localizadas, fatores como mão de obra barata, atrativos oferecidos pelos governos e infraestrutura são decisivos para tal escolha. Sobre as forças políticas e macroeconômicas, devido a globalização, e aumento da concorrência nos mercados internos nos países, acontece um fluxo intenso de praças fabris  entre os países, tornando cada vez mais importante as alianças políticas entre os países.

2) Qual a diferença entre a estrutura e os processos de um sistema logístico?

A estrutura em um sistema logístico, nos fala sobre a estrutura física e administrativa, são os recursos humanos e materiais do sistema, que retém todas as informações sobre o funcionamento do sistema. Os processos são as ações realizadas dentro do sistema, para que ele continue funcionando como planejado, é a relação entre as funções da rede logística e das demandas do sistema.

3) O que é gerenciamento de fluxos em uma rede logística?

O gerenciamento de fluxos é a combinação do controle de todo o processo envolvido na produção dentro da organização. É necessário que ocorra o gerenciamento de fluxos, para buscar a maior eficácia do processo, ajustando itens como capacidade e velocidade, itens que podem ser manejados dependendo da demanda.

4) Quais são as principais decisões logísticas que devem ser tomadas pelas empresas?

A seleção dos parceiros, escolhendo muito bem, com missões alinhas, fornecedores, clientes, transportadoras, distribuidoras. Concepção dos produtos e do processo, sempre estando atento a especificações, orçamentos a serem realizados, instalações, nomenclaturas, programação e etc.Planejamento da produção e dos suprimentos, através dos planos de recursos, de manutenção, de matérias-primas, plano mestre e afins. Planejamento da distribuição e das vendas com as estratégias de marketing, criação de campanhas promocionais, estrutura de preço, previsão de vendas, gestão do espaço, etc.

5) Qual é a missão de um sistema logístico? 

A Logística é muito mais do que garantir que os produtos comprados, fabricados, distribuídos e vendidos sejam entregues no lugar correto, no prazo estipulado, com a qualidade pelo menor custo. Devemos considerar a logística como uma ferramenta indispensável para se obter o destaque entre as concorrentes no cenário industrial. Com isso, está criando um valor de desenvolver vantagem entre a concorrência, auxiliando o crescimento de empresas. Onde uma atividade cria valor se busca maximização do capital utilizado, respeitando a qualidade de vida no trabalho e a preservação da imagem da empresa. Para isso, cria-se estratégicas e táticas de maximização de vendas, com o menor custo de operação, distribuição, matérias-primas, com menor custo investido, com base nos rendimentos e fluxos de mercadorias.

6) Por que, em geral, é difícil definir na prática os custos logísticos necessários?

É difícil defini-los pois abrange muitos fatores, como: onde implantar as unidades, quais fontes necessárias, quais tecnologias vão ser utilizadas, a capacidade, quantidade, entre outros inúmeros itens, e alguns são complexos para serem definidos, além de que exigem a coleta e análise de uma grande quantidade de dados.

7) Qual a natureza dos problemas que encontramos no projeto de redes logísticas?

Os problemas que podemos encontrar no projeto de redes logísticas podem envolver a localização, alocação e engenharia, projetos potenciais, a análise estratégica e a metodologia de intervenção.

8) Qual o interesse do conceito de localização para a análise de um problema na rede  logística?

A localização se refere às escolhas das unidades de fabricação e de distribuição da empresa, para que uma nova instalação seja implantada é necessário realizar especificações técnicas. Alguns fatores que podem influenciar nessa escolha são: proximidade da concorrência, composição da população, padrões de trânsito de clientes, proximidade de lojas complementares, disponibilidade de estacionamento, entre outros, são apenas alguns dos muitos fatores que podem influenciar a localização do varejo ou do serviço.

9) Por que é necessário agrupar os produtos e os clientes em famílias, quando modelamos uma rede logística?

Para simplificar a gestão dos produtos é necessário classificá-los em famílias que tenham características operacionais similares, são ditos de mesma família quando tem similaridade em: processos de demanda, tecnologias de produção, armazenagem e de movimentação, canais de distribuição e níveis de serviços necessários e modais utilizados.

10) Como podemos proceder para calcular as distâncias entre dois pontos em uma rede  logística?

Para uma rede logística, é necessário efetuar uma estimativa da distância entre cada nó da rede, incluindo o tempo exigido para percorrer essa distância. Essas estimativas dependem do modal utilizado para se deslocar de um ponto a outro, onde que muitas vezes as distâncias e os tempos necessários podem ser calculados com a ajuda de sistemas de informações geográficas. Porém, quando a rede é grande, quando não é necessário uma grande precisão, utilizamos métodos analíticos. As coordenadas dos nós estão definidas numa planilha qualquer (latitude e longitude, por exemplo), três enfoques aproximativos podem ser utilizados para calcular as distâncias entre dois pontos a e b, com as coordenadas (xa, ya) e (xb, yb):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com