TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADS 2º Semestre

Artigos Científicos: ADS 2º Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 MODELO CASCATA 5

2.2 EVOLUÇÃO DO MODELO CASCATA 5

2.3 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO MODELO CASCATA 6

2.4 EXEMPLO DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO CASCATA 8

3 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO UML 9

4 CONCLUSÃO 10

5 REFERENCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, tomando como base, aspectos e conteúdos trabalhados na disciplina do segundo semestre deste curso, utilizando os conceitos abordados na disciplina de Processos de Negocio e Software, apresentar de maneira clara e objetiva, a importância e a aplicabilidade de se escolher o modelo adequado para o desenvolvimento de um software, analisando todos os requisitos e participações envolvidas e possíveis falhas que eventualmente possam apresentar ao longo do processo.

2 DESENVOLVIMENTO

Criar uma estrutura de orientação sempre foi importante para determinar os pontos importantes para o desenvolvimento de um software, por isso é importante, estabelecer diretrizes para que todos os envolvidos possam se guiar e agir de forma sistemática, uma das maiores dificuldades da programação desde seu inicio nos anos 40, era solucionar previamente erros no desenvolvimento de sequencias utilizado na época, determinou-se que orientações previamente acertadas com todos os envolvidos fossem documentadas a fim de guia-los em suas rotinas processuais, modelos então passaram a ser desenvolvido, porem somente nos anos 70, um modelo foi declarado como mais eficiente sendo utilizado ate os tempos atuais, o modelo Cascata.

2.1 MODELO CASCATA

Esse modelo que vem sendo utilizado desde 1970 quando idealizado por W.W Royce para que todos os envolvidos no processo pudessem acompanhar todos os avanços realizados e as metas pré-estabelecidas, tem como característica principal a sequencia de fases a serem empregadas ao longo de todo o desenvolvimento, uma nova fase é criada cada vez que a anterior termina com êxito.

O modelo em cascata se tornou muito apropriado pra o desenvolvimento de sistemas, onde já se sabe todas as funções e aplicações que devem ser realizadas quando concluído, sendo muito aplicado para o desenvolvimento de sistemas onde a segurança e confiabilidade tenham muita importância.

2.2 EVOLUÇÃO DO MODELO CASCATA

Por se tratar de um modelo de processo rígido o suficiente para que só se possa avançar para a próxima fase apenas quando a anterior tiver alcançado todas as metas estabelecidas previamente, fazendo com que novas ideias e alterações de projeto se tornem inviáveis, mudanças foram feitas para minimizar esses efeitos do modelo clássico, gerando assim um novo modelo de processo, que se baseia no clássico porem, com uma melhor documentação e gerenciamento de projeto mais adequado.

Dessa forma, cada vez que uma nova ideia for concebida, o projeto pode sofrer alterações, sem o risco de toda a equipe perder tempo em um ciclo infinito, adiando o objetivo final.

Com essa compreensão adquirida, a participação do cliente se torna um pouco menos necessárias, não precisando aprovar cada etapa do projeto para que se possa avançar, uma vez que podemos retroceder e alterar o realizado sem prejuízo à nova etapa.

2.3 VANTAGENS E DESVANTAGENS DO MODELO CASCATA

Vantagens

• Torna todo o processo de desenvolvimento estruturado, tem um ótimo sequencial de fases. Cada fase se encaixa numa ordem em que só possa começar quando a anterior estiver perfeitamente concluída;

• Poder identificar todas as fases e inseri-las na ordem certa de desenvolvimento;

• Torna o projeto seguro de aprovação, pois o cliente pode aprovar cada etapa desenvolvida;

• Por se tratar de um modelo que sempre foi muito empregado, sempre será de fácil implantação.

Desvantagens

• Dificilmente se estabelece todos os requisitos no inicio do projeto;

• Se ocorrer um atraso todo o processo é afetado;

• O modelo conduz a uma rígida divisão de trabalho (analistas, arquitetos, programadores, controladores de qualidade, programadores de manutenção);

• O cliente tem que esperar o resultado final;

• Os programadores são frequentemente atrasados sem necessidade, já que dependem de outros membros da equipe;

• Alto custo de correção das especificações quando nas fases de Teste e Implantação;

3 EXEMPLO DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO EM CASCATA

Engenharia de sistemas- Coleta de requisitos em nível do sistema. Visão da interface com outros elementos (hardware, pessoas e bancos de dados).

Analise de Requisitos- Compreender o domínio da informação, a função, desempenho e interfaces exigidos – Os requisitos (para o sistema e software) são documentados e revistos com o cliente.

Projeto-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com