TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line)

Trabalho acadêmico: ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  5.669 Palavras (23 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 23

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, os usuários de computadores vêm conseguindo um aumento na velocidade de conexão à Internet. Há algum tempo atrás os modens trabalhavam com linha analógica e atingiam velocidades de 33600 bps (bits por segundo). No início isso era uma velocidade aceitável, mas com o passar do tempo as necessidades dos usuários foram aumentando e novas tecnologias eram esperadas. Com o aparecimento das linhas digitais as velocidades atingidas chegaram a até 56000 bps. Com essa tecnologia podia-se enviar e receber arquivos de texto com uma performance bastante aceitável. Mas, com a necessidade de transmissão de dados multimídia as linhas digitais tinham uma performance já não desejada para grande parte dos usuários que queriam qualidade e rápida transmissão. Então surgiu uma nova tecnologia, que permite atingir velocidades maiores que as com os modens convencionais, utilizando a mesma rede telefônica. Essa tecnologia se chama ADSL.

DSL (Digital Subscriber Line)

DSL ou Linha Digital para Assinante, é uma família de tecnologias desenvolvida para prover serviços de dados de alta velocidade utilizando pares de fios de cobre. Procura aproveitar a planta externa existente das companhias telefônicas para resolver o problema do acesso (última milha), possibilitando a prestação de serviços de dados com baixo custo de implantação.

ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line)

A Estrada da Informação via Par-Trançado:

O termo ADSL ou Linha Digital Assimétrica para Assinante, foi concebido em 1989 e não se refere a uma linha, mas a modens que convertem o sinal padrão do fio de telefone par-trançado em um duto digital de alta velocidade. Os modens são chamados "assimétricos" porque eles transmitem dados da sua casa em uma velocidade menor do que recebe. O sistema ADSL atinge velocidades altíssimas comparadas as dos sistemas de transmissão de dados atuais.

Trata-se de uma tecnologia que permite a transferência digital de dados em alta velocidade por meio de linhas telefônicas comuns. O sistema ADSL permite transmissões de mais de 6Mbps (chegando ao máximo, hoje, de 9Mbps) de download para um assinante, e chegando à 640kbps (máximo de 1 Mbps) para upload. Tais taxas ampliam a capacidade de acesso existente para um fator de 50 ou mais sem a utilização de cabeamento público novo.

O sistema ADSL pode transformar a cadeia de informação pública já existente que é limitada a voz, texto e gráficos de baixa resolução para um sistema poderoso, onipresente capaz de trazer multimídia, incluindo vídeo em full-motion como, por exemplo, videoconferência, para a casa de todos. A cada dia, o ADSL ganha novos usuários, tanto é que este é o tipo de tecnologia para conexão à internet em banda larga mais usado no Brasil e um dos mais conhecidos no mundo.

Com o ADSL o mesmo par de fios de cobre pode ser utilizado simultaneamente como linha telefônica e como acesso banda larga a Internet descongestionando as centrais telefônicas e a linha do assinante.

O ADSL representará um papel crucial nos próximos anos como uma revolução de entrada em novos mercados por parte das companhias telefônicas aonde a entrega de informação em vídeo e formatos multimídia será o novo "boom" em prestação de serviços de comunicação de dados para usuário comuns. Um novo cabeamento levaria décadas para atingir todos os assinantes, mas o sucesso destes serviços novos dependerá do alcance de todos os assinantes quanto possível durante os primeiros anos de sua implementação sem a troca do cabeamento já existente.

Trazendo filmes, televisão, catálogos vídeos, CD-ROM’s remotos, LAN’s incorporadas, e a Internet em casas e negócios pequenos, o ADSL fará os mercados de comunicação de dados viáveis e lucrativos, para companhias de telefone e provedores de aplicação semelhante. Veja nas linhas a seguir o funcionamento da tecnologia ADSL.

COMO FUNCIONA O ADSL

A tecnologia ADSL basicamente divide a linha telefônica em três canais virtuais, sendo um para voz, um para download (de velocidade alta) e um para upload (com velocidade média se comparado ao canal de download). É como se uma avenida fosse dividida em três faixas para permitir um maior fluxo de veículos.Teoricamente, as velocidades de download podem ir de 256 Kbps até 6.1 Mbps. No caso do upload essas taxas variam de 16 Kbps até 640 Kbps. É por causa dessas características que o ADSL ganhou o termo "assymmetric" (assimétrica) no nome, pois indica que a tecnologia possui maior velocidade para download e menor velocidade para upload.

Repare que entre os três canais, há um disponível para voz. Para separar voz de dados na linha telefônica, é instalado na linha do usuário um pequeno aparelho chamado Splitter. Nele, você conecta o cabo que sai do aparelho telefônico e conecta o cabo que sai do modem.

Na central telefônica também há uma espécie de Splitter. Assim, quando você realiza uma chamada telefônica (voz), o sinal é encaminhado para a rede de comutação de circuitos da companhia telefônica (PSTN - Public Switched Telephone Network) e procede pelo seu caminho habitual. Quando você utiliza a internet, o sinal é encaminhado ao DSLAN, que é explicado logo abaixo.

Quando uma linha telefônica é usada somente para voz, essas chamadas utilizam freqüências baixas, geralmente entre 300 Hz e 4000 Hz. Na linha telefônica é possível usar taxas mais altas, mas elas acabam sendo desperdiçadas. Explicando de maneira simples, o que o ADSL faz é aproveitar essas freqüências que não são usadas para a transmissão de dados. Como é possível usar mais de uma freqüência ao mesmo tempo na linha telefônica, é então possível usar o telefone para voz e dados ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com