TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AGITADOR FOLHA DE RELATÓRIO ATIVIDADE

Por:   •  24/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 3

FOLHA DE RELATÓRIO

ATIVIDADE 4: AGITADOR

Nome:         Kamila Marinho                                          Curso: Engenharia Mecatrônica

Instituição: Unip-GO                                          Turma: EA9P42                        

        

1 - INTRODUÇÃO

Agitação: Refere-se ao movimento induzido de um material em forma determinada, geralmente circulatória, dentro de um recipiente. Pode-se agitar uma só substância homogênea.

Mistura: Movimento aleatório de duas ou mais fases inicialmente separadas. Operação unitária empregada na indústria química, bioquímica, farmacêutica, petroquímica e alimentícia. Impulsionadores de líquidos utilizam pás, turbinas e hélices para aplicar energia mecânica aos líquidos; os dispositivos são ligados a um eixo que gira em um reservatório; o rendimento dos impulsores depende da criação de correntes que atinjam todos os pontos do reservatório, com turbulência; a ação de mistura ocorre em regiões afastadas do impulsor, onde ocorre a misturação de correntes; o tanque não atua na misturação.

2 - OBJETIVO

Objetivo do presente experimento é fazer com que quando o reservatório principal apresenta um nível baixo aciona o botão para ligar a bomba transferindo líquido para um reservatório que possui dois agitadores aquecendo em 70 graus por 10 segundos. Após esse tempo ele é deixado em repouso por um tempo é agitador novamente por 15 segundos. Quando o sistema de segurança é acionado deve parar com processo imediatamente.

3 - PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

3.1 - MATERIAIS

O material utilizado foram o líquido.
3.2 - EQUIPAMENTOS

Os equipamentos utilizados foram dois agitadores, bomba, sensor, CPL e software para programa em ladder.

3.3 – MÉTODOS

A metodologia realizada, foi análise o funcionamento do sistema, verificando pela a ação dos dois sensores detectar quando é necessário realizar a agitação do líquido para aumentar o nível no reservatório e quando o nível está alto para a agitação. Vendo que é fundamental a agitação a bomba é ligada para transportar o líquido para o reservatório que proporcionar a agitação. Todo esse procedimento é feito pelo comando do controlador. Para isso, nessa atividade foi feita a programação em ladder.

4 - RESULTADOS E DISCUSSÕES

  • Programação em ladder:

[pic 1]

                                       Figura 1:PROGRAMAÇÃO EM LADDER

A figura 1 demostra como foi realizada a programação do sistema de agitação de líquido. Utiliza-se um botão para iniciar o processo que aciona o sensor e bomba quando o sensor identificar que o nível do reservatório está baixo. A bomba quando é ligada transferir o líquido para outro reservatório que se passa por um processo. No reservatório secundário o agitador 1 começa agitar o líquido por tempo até chegar a 70 graus, esse tempo é contador pelo temporizador que após 10 segundos desligar o primeiro agitador, colocando o líquido em repouso por um tempo. Depois o sensor dois e agitador dois são ligados para segunda agitação por um tempo contador pelo temporizador de 15 segundos, após esse término de tempo o sistema é desligado aguardando uma nova ação do operador, desligando a bomba.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (144 Kb)   docx (84.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com