TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Atividade - Filme Consumed

Por:   •  19/10/2023  •  Projeto de pesquisa  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

Giovanna Moreira Macedo | RA: N6333H6 | 7º Semestre | UNIP Swift

EXERCÍCIO 1

  1. INTRODUÇÃO

A variedade dos gêneros e safras desempenha um papel fundamental no planejamento de cardápios de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN). O cardápio é fundamental para o funcionamento. Ele orienta a produção de refeições, da seleção de fornecedores à distribuição, passando pela compra de gêneros alimentícios e pela feitura das refeições. Uma UAN é responsável por fornecer refeições balanceadas e nutritivas em larga escala. Nesse contexto, a diversificação dos gêneros e safras é de extrema importância.

A variedade dos gêneros permite a inclusão de diferentes alimentos em um cardápio, garantindo uma oferta ampla de nutrientes essenciais. Cada alimento possui uma composição nutricional única, com diferentes vitaminas, minerais e compostos bioativos. Ao incorporar uma variedade de gêneros nos cardápios, é possível proporcionar uma alimentação mais equilibrada e diversificada, atendendo às necessidades nutricionais dos indivíduos que frequentam a UAN.

Além disso, a diversidade de safras permite aproveitar os alimentos com preços mais baratos e em sua época de colheita, quando estão mais frescos, saborosos e nutritivos. Ao planejar os cardápios de acordo com as safras, é possível priorizar o uso de ingredientes locais e sazonais, favorecendo a sustentabilidade e a economia regional. Isso também contribui para reduzir a dependência de alimentos importados e estimula a produção agrícola local.

A variedade dos gêneros e safras no planejamento de cardápios de UAN também promove a valorização da cultura alimentar e o respeito à diversidade cultural. Cada região possui alimentos típicos e tradicionais que refletem a história, os hábitos e os costumes da população. Ao incluir esses alimentos nos cardápios, a UAN não apenas proporciona refeições mais atrativas e saborosas, mas também preserva e promove a identidade cultural dos indivíduos atendidos.

Por fim, torna-se possível realizar uma avaliação crítica da frequência de gêneros do cardápio de maio do Bom Prato, UAN localizada em Sumaré/SP, através da tabela a seguir.

  1. FREQUÊNCIA DE GÊNEROS

ITENS FIXOS: Arroz e feijão.

  1. CONCLUSÃO

Através da tabela de frequência de gêneros, torna-se possível perceber que a variedade de gêneros alimentícios é satisfatória. Há repetições mais frequentes de alguns gêneros de frutas (Banana e laranja) e vegetais (acelga e repolho) como, respectivamente, prato principal e salada, mas há o cuidado de oferecer preparações diferentes para haver maior diversidade sensorial. Não há priorização de alimentos sazonais, dando-se preferência a gêneros comuns de serem encontrados o ano todo. Este aspecto poderia ser alterado, com maior oferta de alimentos sazonais e, inclusive, maior frequência de alimentos regionais.

Uma sugestão pertinente seria inserção de ao menos, uma vez a cada 15 dias peixe, ex: sardinha no cardápio. O consumo de peixe oferece uma ampla gama de benefícios à saúde, fornecendo proteína de qualidade, ácidos graxos ômega-3, vitaminas e minerais essenciais. Além da versatilidade culinária com inúmeras opções de preparo, seja grelhado, assado, cozido ou como ingrediente de sopas e ensopados.

  1. REFERÊNCIAS

CORDEIRO NETO, Bráulio Gomes. Análise de cardápios em uma unidade de alimentação e nutrição: sazonalidade e custos de gêneros hortícolas das preparações alimentares. 2020. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/25715/TCC%20Braulio.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 04 mar. 2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com