TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E PROPOSTA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA A EMPRESA HIPERMOLDE

Por:   •  28/10/2013  •  4.591 Palavras (19 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 19

ANÁLISE E PROPOSTA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA A EMPRESA HIPERMOLDE

Adriana de Assis Leme

Anderson Luiz Prestes Gomes

Antonio Carlos A. Camargo Júnior

Eduardo Antunes de Aguiar

Edvard Vitor de Souza

João Carlos Ranulfo

Lais Pereira da Silva

Tatiane Souza Araújo

RESUMO

Atualmente a administração de estoques tem se tornado fundamental no processo de gerenciamento das empresas que desejam manter-se em um patamar mais elevado, tornando-se mais competitiva. O presente artigo foi desenvolvido objetivando analisar a necessidade e propor a implantação de um programa de gerenciamento de estoque na empresa Hipermolde Construção Pré-Fabricadas Ltda., localizada na cidade de Jacupiranga, gerando lucros e agregando valor a empresa. Foram realizadas pesquisas exploratórias, fundamentada através da bibliografia sobre o tema, e também coleta de dados através de entrevista com o gestor. Foram levantados dados relevantes sobre o controle de estoque, apontados os programas de gerenciamento disponíveis no mercado, analisado qual o sistema de informação utilizado pela empresa, e qual seria proposto. Através do estudo de seu ambiente fabril e de pesquisas literárias podemos constatar que se a empresa implantar um sistema de informação como MRP (Materials Requeriments Planning) poderia ter total controle do seu estoque tendo total segurança na tomada de decisão.

Palavras Chave: Sistema de Informação; Gestão de Estoque; MRP (Materials Requeriments Planning); Tomada de Decisão.

1 INTRODUÇÃO

Os sistemas de informação são de suma importância para que as organizações possam desempenhar suas funções com o máximo de eficácia. Através dos sistemas de informação podemos transformar dados, informações e criar um banco de dados para consultas futuras o que pode auxiliar o gestor a ter uma visão geral do seu negócio. Utilizar os meios disponíveis para obter conhecimentos que auxiliam na tomada de decisão é obter um diferencial num mercado globalizado e totalmente competitivo.

A Hipermolde Construções Pré-Fabricadas Ltda., esta localizada na Rua Dois, nº. 346 - Parque Industrial de Jacupiranga – Estado de São Paulo, é administrada pelo sócio Edison Luis Ribeiro, a atividade principal é o projeto, a produção e a montagem de estruturas pré-fabricadas de concreto armado, atuando no mercado desde 1992 sua principal área de atuação é a região sudeste. A empresa tem uma área construída de cerca de 15.500 m², com um total de 56 funcionários, distribuídos em vários setores.

Através da investigação do ambiente organizacional percebemos que a empresa tem problemas no controle de estoque de materiais, sendo que a mesma é controlada de forma manual. Essa deficiência gera outra no controle de compras e diminui o potencial competitivo da Hipermolde. O problema dificulta de certa forma a tomada de decisão do gestor, pois o mesmo tem dificuldade ainda em controlar o que entra e o que sai do estoque, sendo preciso inspeção para não acumular material desnecessário.

É necessária a implantação de um sistema de gerenciamento na empresa e conseqüentemente uma reestruturação lógica da mesma visando à competitividade organizacional. Para que isso ocorra foi necessária uma pesquisa de necessidade da implantação do sistema de informação.

Neste estudo objetivou-se analisar a necessidade e propor a implantação de um programa de gerenciamento de estoque na empresa Hipermolde.

Objetivou-se especificamente levantar dados relevantes sobre o controle de estoque na empresa, apontar os programas de gerenciamento disponível no mercado, analisar qual o sistema de informação utilizado pela empresa, e qual será proposto, definir processos do sistema de atual, avaliar os processos do Sistema de Informação que devem ser utilizados no sistema a ser implantado, caso seja implantado, propor melhorias ao novo sistema, adequando fundamentos e tendências da bibliografia atual em Sistemas de Informação.

Buscando resposta para a problemática encontrada, foi realizada uma pesquisa de forma exploratória, fundamentada através das consultas a teoria de livros sobre o tema, e também se utilizou coleta de dados através de perguntas abertas feitas ao gestor da empresa, em forma de entrevista.

Foram coletados dados relevantes do controle de estoque, entrada e saída de matéria prima, produtos, qual o sistema de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com