TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sistema da empresa com o objetivo de Eficiência

Tese: O sistema da empresa com o objetivo de Eficiência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Tese  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Esta atividade consiste no desenvolvimento de um Plano de Trabalho de Controladoria, sugerindo a prática de diversas atividades ligadas à função do controller, iniciando desde o conhecimento da empresa como um sistema harmonizado de estratégias, práticas e decisões, passando por aspectos da cultura organizacional e chegando até a análise financeira de operações e avaliação de resultados de agregação de valor.

DESENVOLVIMENTO

O Sistema Empresa com o Objetivo da Eficácia :

A Eficiência e a eficácia são duas habilidades essenciais para um bom administrador.

A eficiência é fazer certo, significa fazer um trabalho correto, com o mínimo de erros. Já a eficácia é fazer a coisa certa, é atingir o objetivo esperado.

Um administrador que faz certo, porém não o que e onde deve ser feito, não atingirá sua meta. Já um administrador que faz a coisa certa, porém contém erros, dificilmente atingirá a totalidade de um objetivo, mas pode conseguir resultados. Sendo assim, a eficácia é primordial ao administrador e a eficiência é desejável.

O campo de atuação da Controladoria compreende as organizações, caracterizadas como sistemas abertos e dinâmicos, interagindo com outras em determinado ambiente. Entende-se por Sistema um conjunto de elementos interdependentes que interagem, formando um todo unitário e complexo, desenvolvendo funções para atingir objetivos comuns. Os sistemas subdividem-se em:

a) Institucional: missão, visão, valores da organização;

b) Físico: edifícios, instalações, equipamentos;

c) Social: nível de motivação e seu efeito nas atividades da empresa;

d) Organizacional: hierarquia de responsabilidades;

e) Informação: como são obtidas, processadas e geradas as informações da empresa;

f) Gestão: o que orienta a realização das atividades.

Para exemplificarmos nossos estudos, utilizaremos a SERVMIL.

A empresa surgiu da experiência adquirida por seus integrantes que participaram do Crescimento da Industrialização do Vale do Paraíba, Região de Campinas e da Grande São Paulo a partir da década de 70. Fundada em 2003, hoje a empresa conta com 10 funcionários, tendo como publico alvo empresas de médio e grande porte.

A Experiência vivida no Brasil pelo seu Efetivo e no Exterior pelo seu Engenheiro Responsável envolvendo projetos, fabricação, controle de qualidade, manutenção, montagens industriais e transferências de tecnologia, motivou seus fundadores a repassar esses conhecimentos através da Prestação de Serviços. Identificamos como subsistemas da empresa:

a) Institucional:

• Missão: Propiciar a nossos clientes satisfação nos resultados referentes à redução de custos, recuperação de custos indevidos e gestão eficiente da energia elétrica e os representado junto às Concessionárias e Órgãos Reguladores.

• Visão: Cativar o mercado através de relacionamentos íntegros com os clientes, identificando suas reais necessidades e apontando as soluções mais eficientes e econômicas.

• Valores: Ética, Credibilidade, Informação, Eficácia e Cidadania.

b) Físico: a empresa possui um carro e uma Kombi, além das ferramentas e equipamentos específicos para a execução das atividades. O estabelecimento é alugado.

c) Social: os funcionários apresentam-se em sua maioria motivados, acarretando resultados satisfatórios das atividades.

d) Organização: a empresa organizada da seguinte forma:

• Estratégico: Engenheiro Responsável e Sócios.

• Tático: Financeiro, RH e Secretaria.

• Operacional: Encarregado, Eletricista Montador e ½ Oficial.

e) Informação: as informações são transmitidas de maneira clara e acessível a todos os envolvidos no processo, facilitando o bom desempenho das atividades.

f) Gestão: os integrantes do nível estratégico orientam as atividades.

De uma forma simples podemos dizer que Lucro é a parcela excedente da receita, depois de subtraídos os custos. Porém, até chegarmos ao lucro líquido, existem várias etapas, como:

✓ Lucro Bruto: É a Receita líquida deduzida dos custos de produção. Tem por objetivo mostrar a lucratividade das operações da empresa, sem ainda considerar as despesas administrativas, comerciais e operacionais.

✓ Lucro Operacional: Mostra a capacidade de geração de resultados proveniente das operações normais da empresa, ou seja, seu potencial de gerar riqueza em decorrência de suas características operacionais.

✓ Lucro antes de Impostos (LAIR): É o lucro antes do Imposto de Renda e Contribuição Social.

✓ Lucro Líquido: O lucro Líquido é a ultima demonstração de resultados, é o lucro deduzido das receitas e despesas financeiras.

O lucro é o indicador mais eficiente do desempenho de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com