TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Da Empresa

Casos: Sistema Da Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 5

Sistema da Empresa

Segundo (Contabilidade Gerencial, “sistema pode ser definido como um complexo de elementos em interação. Em outras palavras, sistema é um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo. Como uma resultante do enfoque sistêmico, o todo deve ser mais que a soma das partes. Fundamentalmente, o funcionamento de um sistema configura-se a um processo de recursos (entradas do sistema), obtendo-se com esse processamento, as saídas ou produtos do sistema (entradas, processamento, saídas).”

Um sistema é um conjunto de interação de elementos que buscam atingir metas ou objetivos. Basicamente, um sistema possui os seguintes componentes:

Sendo que :

ENTRADAS: captura de elementos que entram no sistema para serem processados. Exemplos, matéria-prima, energia, dados, recursos.

PROCESSAMENTO: transformação dos insumos (entrada) em produto. Exemplos, processo industrial, controle de estoque.

SAÍDAS: é o destino final, ou seja, transferência de elementos produzidos por um processo de transformação. Exemplos, produtos acabados, serviços.

FEEDBACK: é o “retorno” do processo final. Onde se é possível detectar os erros e corrigi-los ou então verificar os acertos e aprimorá-los.

Os sistemas se classificam em abertos e fechados. Os fechados não possuem interação com o ambiente externo, já os sistemas abertos, no caso, uma empresa, interagem com o ambiente externo (sociedade em geral).

SIG – Sistema de Informação Gerencial

O sistema de informação gerencial de uma empresa, o SIG, é um método que permite obter informações essenciais para o processo de tomada de decisão envolvendo eficácia no planejamento, controle e operação de uma organização e consequentemente, uma projeção do passado, presente e futuro.

Importância do SIG para a empresa

Abaixo, listados vantagens desse método:

• Redução de custos operacionais

• Melhor produtividade

• Melhor interação com fornecedores

• Satisfação do cliente

• Melhoria nas tomadas de decisões

• Eficácia na estrutura organizacional

Áreas abrangentes do SIG

• Marketing

• Produção

• Administração financeira

• Administração de materiais

• Administração de recursos humanos

• Administração de serviços

• Gestão empresarial

Marketing: identificação das necessidades do mercado, divulgação dos produtos ao consumidor

Produção: processo de transformação da matéria prima em produtos

Administração financeira: planejamento, orçamento e gestão de recursos financeiros

Administração de materiais: suprimentos de materiais e equipamentos, armazenamento, controle de estoque.

Administração de recursos humanos: atendimento de recursos humanos na empresa, planejamento e gestão de recursos, como departamento de pessoas, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, benefícios.

Administração de serviços: transporte de pessoas, segurança patrimonial, administração de escritórios, documentação, serviços jurídicos.

Gestão empresarial: planejamento empresarial e desenvolvimento do sistema de informações.

Integração entre as áreas

Cada área tem sua importância numa organização, há uma ligação entre eles que é a base de sua estrutura organizacional. O SIG exige planejamento e visão futura do negócio, sua utilização proporciona praticidade e objetividade.

Os sistemas de informações gerenciais têm como objetivo a consolidação de todas as informações necessárias para a gestão do sistema empresa.

Modelo de Gestão

A gestão deve facilitar para o administrador a utilização de todos os recursos disponíveis a fim de alcançar seus objetivos e atender todos os clientes (internos e externos) garantindo sua satisfação.

Para Rodriguez (2010), “o modelo de gestão se clássica como sendo a forma estruturada e organizada de como ocorre a integração entre os sistemas internos (subsistemas), assegurando o atendimento às estratégias do negócio e que existam TRE pilares básicos que sustentam qualquer modelo de gestão, são eles : pessoas, processos e tecnologias, amparados pela educação e aprendizagem e orientados, pelas estratégias e clientes.”

Figura_.

Seja qual for o modelo de gestão a ser utilizado, é necessário que o mesmo atenda os objetivos e metas, e assim, alcancem a satisfação em eficiência, eficácia e efetividade evidenciando esses fatos.

A gestão empresarial está direcionada à atingir as estratégias, os objetivos e metas estabelecidas pela organização a fim de implementar mudanças para aprimorar seus conceitos e garantir sua eficiência.

O modelo de gestão de nossa empresa tem como base alguns fatores, conforme abaixo:

1. Organização

2. Inovação

3. Dedicação

4. Interação entre as áreas

5. Comprometimento

Nossa teoria rege o sentido de que com esses fatores poderemos garantir maior e melhor produção de nossos produtos. Onde as opiniões e sugestões de nossos funcionários são criticamente analisadas, pois são eles quem estão sob a base operacional, a experiência deles nos leva a excelência.

Já os nossos clientes são atendidos de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com