TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE E INTERLIGAÇÃO DAS CICLOVIAS E CICLOFAIXAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA

Por:   •  7/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PROJETO TCC1

ANALISE E INTERLIGAÇÃO DAS CICLOVIAS E CICLOFAIXAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA

JACKSONEWMAN MEIRELES CASTRO ORIENTADOR(a): PROF. MSc. ANTÔNIO AUGUSTO PINTO

GONÇALVES

BELÉM-PA 2019

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PROJETO TCC1

ANALISE E INTERLIGAÇÃO DAS CICLOVIAS E CICLOFAIXAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA

JACKSONEWMAN MEIRELES CASTRO

Trabalho apresentado por Jacksonewman Meireles Castro como TCC1 do periodo academico 2019-1 do curso de Engenharia Civil da Universidade Estácio de Sá, campus Belém sob a orientação do professor Prof. MSc. Antônio Augusto Pinto Gonçalves Filho.

BELÉM-PA 2019

Este estudo tem como objetivo realizar uma análise da mobilidade urbana da cidade de Belém, estado do Pará, em especial a integração multimodal, utilizando como parâmetro os modelos instalados nas grandes capitais do Brasil e em países da Europa, que vem implementando intervenções para o incentivo de uso de meios alternativos de locomoção, como as bicicletas.

Em nossa capital o número de ciclistas tem apresentado um considerável aumento em relação a décadas passadas, porém ainda representa uma quantia insignificante diante da quantidade de automóveis, que causam engarrafamentos diários, trazendo incontáveis transtornos além do elevado índice de produção de gases tóxicos que são prejudiciais à saúde e tem efeitos devastadores ao meio ambiente.

The objective of this study is to analyze the urban mobility of the city of Belém, in the state of Pará, in particular the multimodal integration, using as a parameter the models installed in the great capitals of Brazil and in European countries, which has implemented interventions for the incentive use of alternative means of locomotion, such as bicycles.

In our capital the number of cyclists has presented a considerable increase in relation to previous decades, but still represents an insignificant amount in front of the amount of cars, that cause daily traffic jams, bringing countless disorders besides the high rate of production of toxic gases that are harmful and has devastating effects on the environment.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        14
  2. JUSTIFICATIVA        15
  3. OBJETIVO        16

3a OBJETIVO GERAL        16

3b Objetivos Específicos        16

  1. METODOLOGIA        17
  2. REFERENCIAL TEÓRICO        18
  3. BIBLIOGRAFIA        19

  1. INTRODUÇÃO

O grande crescimento do interesse de meios de transporte sustentáveis, tem feito crescer o incentivo ao uso de bicicleta nos deslocamentos diários, porém ainda se tem um publico totalmente voltado para o passeio, o que não diminui os congestionamentos diários.

Diante desta situação, este projeto tem como objetivo de realizar uma análise de toda infraestrutura cicloviária existente, de forma que seja proposto a interligação de vias já existentes com novas rotas que acompanhem as principais linhas de escoamento da cidade de modo que se torne atrativo para os usuários de passeio migrarem para o uso diário, além de atrair novos adeptos.

Para tal, será realizado um questionário para avaliar quais critérios os ciclistas utilizam para não realizar viagens cotidianas utilizando as ciclovias, tendo como publico alvo os ciclistas que utilizam os parques e praças para a pratica do esporte, entretanto será de grande valia avaliar por meio de entrevistas as condições das vias já utilizadas pelos usuários que usam a mesma como forma de transporte diário, para poder localizar quais maiores dificuldades de aproveitamento deste tipo de modal.

.

  1. JUSTIFICATIVA

O presente projeto de pesquisa visa disponibilizar várias formas de mobilidade aos cidadãos, apresentando uma maneira de interligar diversos modais, que possibilitem além de uma economia financeira o bem-estar, além de diminuir as emissões de poluentes na atmosfera.

O modal mais utilizado na capital paraense são os motorizados, tanto particulares quanto o coletivo, o que acarreta uma grande concentração de automóveis nos horários de pico, trazendo grandes engarrafamentos, transformando viagens curtas em longas e cansativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (138.9 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com