TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTEGRAÇÃO ENTRE MUNICÍPIOS DE UMA REGIÃO METROPOLITANA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS INTERAÇÕES DE ASSAÍ E JATAIZINHO COM LONDRINA - PR

Por:   •  15/5/2018  •  Artigo  •  4.605 Palavras (19 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 19

A INTEGRAÇÃO ENTRE MUNICÍPIOS DE UMA REGIÃO METROPOLITANA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS INTERAÇÕES DE ASSAÍ E JATAIZINHO COM LONDRINA - PR

Mateus Galvão Cavatorta[1]

Nathan Felipe da Silva Caldana[2]

Thiara Gonçalves Campanha[3]

Resumo

O objetivo central do artigo é apresentar uma análise comparativa das interações entre Jataizinho (PR) e Assaí (PR) com Londrina (PR), no contexto da Região Metropolitana, destacando as diferenças por meio de dados levantados. Primeiramente, serão demonstradas definições baseadas em alguns autores a respeito do conceito de Região Metropolitana e seus princípios. Posteriormente, serão explicados os elementos que promovem e fazem parte da integração entre os munícipios de uma Região Metropolitana, como os deslocamentos pendulares, transporte, educação, serviços, comércio, entre outros. A metodologia utilizada na realização do artigo foi baseada em pesquisas nas referências bibliográficas que tratam da temática e no trabalho de campo realizado nos municípios de Assaí e Jataizinho, com a finalidade de obter informações pertinentes para a pesquisa.

Palavras-chave: Região Metropolitana; Londrina (PR); Assaí (PR); Jataizinho (PR).

Abstract

The main objective of the paper is to present a comparative analysis of the interactions between Jataizinho (PR) and Assaí (PR) and Londrina (PR), in the context of the Metropolitan Region, highlighting the differences through data collected. First, they demonstrated the definitions based on some authors and respect the concept of the Metropolitan Region and its principles. Subsequently, the elements that promote and are part of the integration between the municipalities of a Metropolitan Region, such as commuting, transportation, education, services, commerce, among others, are explained. The methodology used to carry out the study is based on reference bibliographical research that deals with the subject and not the field work carried out in the municipalities of Assaí and Jataizinho, with the purpose of obtaining pertinent information for a research.

Keywords: Metropolitan Region; Londrina (PR); Assaí (PR); Jataizinho (PR).

Introdução

A Região Metropolitana de Londrina, caracterizada como a primeira do interior brasileiro, foi instituída pela Lei Complementar n.º 81, em 17 de junho de 1998, alterada pelas leis n.º 86, de 07/07/2000 e n.º 91, de 05/06/2002, sancionadas pelo governador Jaime Lerner, fazendo parte de sua composição inicial as cidades de Londrina, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana.

Em 14/07/2010, através da LC nº 129, foram incluídas as cidades de Alvorada do Sul e Assaí. Em 2012 e 2013 houve novas inclusões. Em 2012 foram cinco cidades. Pela LC n° 144 de 05/04 foram incluídas Jaguapitã, Pitangueiras, Sabáudia e através da LC nº 147 de 16/07 Florestópolis e Porecatu. E em 2013 outras oito cidades passaram a fazer parte da Região Metropolitana de Londrina, num total de 25 cidades. Arapongas foi incluída através da LC nº 157/13 e Centenário do Sul, Guaraci, Lupionópolis, Miraselva, Prado Ferreira, Rancho Alegre, Sertaneja e Uraí pela LC nº 164/13.

Figura 1: Municípios integrantes da Região Metropolitana de Londrina

[pic 2]

Fonte: IPARDES (2013).

        

O presente artigo foi realizado a partir do trabalho de campo realizado nas cidades de Assaí e Jataizinho, além de pesquisas em referências bibliográficas de tratam das temáticas envolvidas. O objetivo central do artigo é apresentar uma análise comparativa entre as relações Londrina-Assaí e Londrina-Jataizinho, no contexto da Região Metropolitana. Como fundamentação teórica, serão demonstradas definições baseadas em alguns autores que tratam do conceito de Região Metropolitana, seus princípios e funções. Posteriormente, serão explicados os elementos que promovem e fazem parte da integração entre os munícipios de uma Região Metropolitana, como deslocamentos pendulares, transporte, educação, serviços, comércio, entre outros.

Fundamentação teórica: conceituações a respeito de região metropolitana

O termo Região Metropolitana está diretamente associado ao termo metrópole e ao processo de urbanização. Castells (2000), associa o processo de metropolização como consequência do processo de urbanização. Com referência ao segundo processo, diz o autor, é possível diferenciar e classificar dois sentidos extremamente distintos do termo urbanização: 1- Como concentração espacial de uma população, a partir de certos limites de dimensão e densidade, e; 2- Difusão do sistema de valores, atitudes e comportamentos denominados “cultura urbana”, que o autor adianta tratar-se do sistema cultural característico da sociedade industrial capitalista.

A urbanização é um fenômeno socioespacial que está intimamente ligado à cidade. É um processo histórico que advém da criação das primeiras cidades e se mantém em constantes mudanças que são decorrentes das próprias mudanças da sociedade. Por ser o resultado de um processo histórico tem uma natureza social e é identificado enquanto uma dimensão socioespacial. (DOMINGOS, 2009)

Considera-se, então, que o processo de urbanização advém do crescimento da população das cidades, que ocorre por meio da migração campo-cidade e do aumento do crescimento vegetativo nas cidades, o que ocasiona no aumento da influência das cidades e do modo de vida urbano, dessa forma, transcende o espaço das cidades e influência de forma geral a sociedade, pois a cidade é caracterizada, desde suas origens, por ser o centro de poder político e religioso, do comércio e da cultura. (DOMINGOS, 2010)

A problemática da urbanização no início dos anos 70 trazia várias características das quais destaca-se: a aceleração do ritmo da urbanização no contexto mundial; a concentração deste crescimento urbano nas regiões ditas “subdesenvolvidas”, sem correspondência com o crescimento econômico que acompanhou a primeira urbanização nos países industrializados; o aparecimento de novas formas urbanas, em particular as grandes metrópoles e consequentemente as regiões metropolitanas. (CUNHA, 2009)

Moura (2001) ressalta que a metropolização pode ser compreendida como uma complexidade maior do atual momento de urbanização, na medida em que concentra pessoas, atividades e riquezas de maneira crescente, construindo espaços urbanizados multifuncionais que estão integrados à economia mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)   pdf (403.2 Kb)   docx (631.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com