TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Agências de Viagens Receptivas: análise da região metropolitana de Salvador

Por:   •  24/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – DCH

COLEGIADO DE TURISMO E HOTELARIA

Agências de Viagens Receptivas: análise da região metropolitana de Salvador

SALVADOR

2017

Turismo Receptivo

Agência de Viagens Receptivas na Bahia

Agências de viagens receptivas são “empresas especializadas na recepção de turistas nacionais e internacionais” (SILVA, 2004). São empresas de pequeno e médio porte, voltadas para o apoio da atividade turística. São muito comuns na região Nordeste do país, e caracterizam-se por oferecer uma gama variada de serviços turísticos, como por exemplo, serviços de transfer entre aeroporto e hotel (e vice-versa), city tour e assessoria ao turista enquanto estiver no destino da viagem.

Além disso, as agências de turismo receptivo obtêm receitas pela montagem de passeios e programas que são oferecidos ao turista e cobrados à parte do pacote turístico. São produtos adquiridos pelo turista diretamente das agências de turismo receptivo, numa relação comercial que não envolve as operadoras e agências que montaram e venderam pacotes. Sendo que a ultima – operadoras – são empresas que dedicam a planejar, vender e executar os pacotes turísticos ou excursões nacionais e internacionais, voltados para o consumidor.

Segundo dados do Ministério do Turismo deste ano (2017), na Bahia há cerca de 898 agências receptivas, regularmente cadastradas no Sistema de Cadastro dos Empreendimentos, Equipamentos e Profissionais da área de Turismo (CADASTUR). Silva (2004) aponta a partir de dados coletados em pesquisa feita, que o perfil que caracteriza as agências na região metropolitana de Salvador, são de agências, em sua maioria, de pequeno porte, com uma média de quatro funcionários operando. E que oferecem dentre a multiplicidade de serviços, venda de passagens aéreas e terrestres, reservas em meios de hospedagem, pacotes turísticos, cruzeiros marítimos e locação de autos.

Dentre os principais setores que formam parceria com as agências estão às companhias aéreas, hotéis, operadoras e locadoras. Como mostra o gráfico abaixo:

[pic 1]

* Dados retirados do livro Gestão de Agências de Viagens (2003).

Dentre os dados relatados está em destaque as companhias aéreas, que representam o principal produto que as agências de viagens têm a oferecer ao seu público consumidor. Isso porque o avião é a alternativa de transporte mais utilizados por turistas e viajantes que se deslocam em longas distâncias.

As agências de viagens são empresas consideradas de pequeno ou médio porte, com uma receita originada dos produtos que são vendidos. Por conta disso os investimentos destinados a sua divulgação são a principal forma de aumentar o faturamento, e consequentemente, a receita final. O quadro abaixo sinaliza algumas das formas de atrair os consumidores das agências.

[pic 2]

* Dados retirados do livro Gestão de Agências de Viagens (2003).

A título de esclarecimento, a Mala Direta é uma mensagem publicitária com apelo promocional ou meramente informativa (propaganda), com objetivo de venda, divulgação, informação, prospecção e/ou fidelização, encaminhada a um público dirigido ou com potencial para resposta, emitida em vários exemplares idênticos ou personalizados. São exemplos: Peças promocionais; folder; Revistas e jornais; Publicações periódicas; Alternativos culturais; Prospectos de propaganda.

Consideram-se, ainda, outros tipos de materiais também utilizados para divulgação, tais como: fitas de áudio e vídeo, CDs de áudio e multimídia, chaveiros, bonés, camisetas e amostras.

Podem ser aceitos também objetos contendo encartes, desde que não descaracterizem o formato original do objeto, podendo se constituir de formulários, listas de preços, Carta/Cartão-Resposta, Envelope Encomenda-Resposta etc.

Os dados apresentados acima por ser referirem a uma pesquisa aplicada no ano de 2003, onde, segundo a autora e pesquisadora da temática, não havia ainda a prática da utilização da Internet como meio de comunicação e divulgação com o público consumidor do setor de agências na cidade do Salvador, a mesma (Internet) não é considerada na reprodução do gráfico. Sendo sua ua abordagem será feita mais adiante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (327.6 Kb)   docx (316.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com