TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE ENVOLVENDO CONJUNTO SOB A ÓPTICA DA ENGENHARIA DIDÁTICA

Por:   •  11/2/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.369 Palavras (14 Páginas)  •  14 Visualizações

Página 1 de 14

ANALISE ENVOLVENDO CONJUNTO SOB A ÓPTICA DA ENGENHARIA DIDÁTICA

Fernanda Bastos Maciel – IFBA - fernandabastosmaciel@gmail.com

Sebastião Fagner Siqueira Carvalho – IFBA – sf.fagner@gmail.com

Tatiana dos Santos Lima – IFBA – tatylimasrc@hotmail.com

Didática da Matemática – Prof.ª Me. Eliana Gomes de Oliveira

RESUMO

A teoria dos conjuntos, criada por Cantor, é uma das mais notáveis inovações matemáticas dos últimos séculos, esta teoria tão logo revelou-se como o fundamento de toda a Matemática, possibilitando o desenvolvimento de novas disciplinas. O objetivo desse artigo foi verificarmos se os alunos do 1º ano do Ensino Médio, aplicam as técnicas possíveis para resolver situações envolvendo intersecção entre dois ou mais conjuntos. O artigo foi desenvolvido em torno das quatro fases da Engenharia Didática: Análises prévias; Concepção e análise a priori das situações didáticas da engenharia; Experimentação; Análise a posteriori e avaliação. Articulando assim, a construção de um saber matemático diante de uma sequência didática experimental. Realizamos uma investigação em microengenharia, trazendo uma visão mais restrita, na medida em que se interessa pelas relações e fenômenos ocorrentes em sala de aula. Chegando à conclusão que nem todos os alunos do 1º ano do Ensino Médio, da pesquisa em questão, utilizam técnicas possíveis para resolução de situações envolvendo intersecção entre dois ou mais conjuntos e também que o objeto matemático recebe pouco embasamento quando apresentado aos alunos e não é incluído por boa parte dos mesmos como um conteúdo essencial para o seu desenvolvimento educacional.

Palavras-chave: Conjuntos, Engenharia Didática.

1 INTRODUÇÃO

A metodologia da Engenharia Didática - ED surgiu na década de 80 no contexto da didática francesa. Com o passar dos anos a sua implementação tem deixado de ser uma alternativa, tornando-se uma solução, permitindo que os profissionais desenvolvam as competências essenciais para organizar os procedimentos metodológicos de pesquisas desenvolvidas no contexto de sala de aula.

O artigo será desenvolvido em torno das quatro fases da engenharia didática: Análises prévias; Concepção e análise a priori das situações didáticas da engenharia; Experimentação; Análise a posteriori e avaliação. Articulando assim, a construção de um saber matemático diante de uma sequência didática experimental.

O assunto ao qual analisaremos sob a óptica da ED, a Teoria dos conjuntos é um conteúdo abordado em diversas séries da educação básica, desde a educação infantil com conceitos basilar até o ensino médio, mais especificamente no 1º ano, em que a maioria dos professores de matemática inicia o ano letivo abordando teoria dos conjuntos e que reproduzem os conceitos que geralmente são descontextualizados e sem significados para os educandos

Quanto aos níveis de pesquisa, será uma investigação em microengenharia trazendo uma visão mais restrita, na medida em que se interessa pelas relações e fenômenos ocorrentes em sala de aula.

A primeira fase, análise preliminar, é composta de uma revisão bibliográfica envolvendo as condições no ambiente onde ocorrerá a pesquisa. A pesquisa terá embasamento em livros, revistas e artigos científicos sobre Engenharia Didática, Pesquisa bibliográfica e conjuntos. Posteriores, a aplicação de atividade para o despendimento das demais fases, conforme já citadas.

A problemática de uma pesquisa é o conjunto de questões coordenadas que se colocam num determinado quadro teórico para esclarecer o problema colocado e os objetivos do estudo. Ela introduz a metodologia da pesquisa e apresenta as conclusões esperadas sob forma de questões abertas (hipóteses) induzidas pelo quadro teórico escolhido.

Dessa forma, procura-se saber: Os alunos do 1º ano do Ensino Médio, aplicam as técnicas para resolver situações envolvendo intersecção entre dois ou mais conjuntos?

2. O ENSINO DA TEORIA DOS CONJUNTOS NO ENSINO MÉDIO

A teoria dos conjuntos, criada por Cantor, é uma das mais notáveis inovações matemáticas dos últimos séculos. Apresentada em pleno século 19, foi combatida pelos contemporâneos do matemático. Com a passagem dos anos, entretanto, as aplicações da teoria dos conjuntos vieram comprovar sua extraordinária importância para o progresso da análise matemática. No final dos anos 50 e começo dos anos 60, houve uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com