TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TÓPICOS EM ANÁLISE DE DESENHOS EM ENGENHARIA

Por:   •  6/11/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.248 Palavras (9 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

[pic 1]

TÓPICOS EM ANÁLISE DE DESENHOS EM ENGENHARIA

Trabalho 2: Resenha do Capítulo 6 – Manual de BIM.

Aluno: Ruhan Philip Pereira (2017097980)

Professor: Eduardo Marques Arantes

Belo Horizonte, outubro de 2022.

Este trabalho tem como objetivo realizar uma resenha do sexto capítulo do livro “Manual de Bim”, disponibilizado pelo professor Eduardo Marques Arantes para estudo, que trata questões sobre a utilização do BIM para a indústria da construção. Por questões práticas, foi realizado uma resenha, seção por seção, do capítulo e estão dispostas a seguir:

A tecnologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) utilizada nas etapas de construção traz inúmeras vantagens que a otimização do planejamento e também de economia de recursos, diminuindo as chances de conflitos entre os diversos projetos em um determinado empreendimento desde que, todas as disciplinas estejam de acordo em trabalhar com um modelo federado.

A atuação do modelo será determinante para o nível de detalhe das informações de um projeto. O autor cita como exemplo, para que haja uma estimativa de custo do projeto, maior será a precisão à medida que os materiais estejam corretamente cadastrados e também as etapas programas corretamente para que se precifique os trabalhos temporários (como escavações, necessidades de andaimes, etapas de concretagem, etc).

Um ponto importante é que todas as disciplinas estejam trabalhando de maneira coordenada em um único modelo e que também haja um responsável técnico para realizar a compatibilização de projetos. Essa etapa de verificação evita com que muitos problemas sejam corrigidos antes de chegar nas etapas de execução da obra. Este tipo de trabalho coordenado é muito útil para as obras que utilizam elementos pré-fabricados, no qual o processo se torna mais ágil e preciso.

  1. . Introdução.

O capítulo tem como objetivo apresentar os vários tipos de construtores e os benefícios que o BIM pode trazer nas diversas áreas, que podem incluir:

  • Detecção de interferências;
  •  Levantamento de quantitativos e custos;
  • Análise e planejamento;
  • Integração do controle de custos com cronogramas;
  • Processos de pré-fabricação externa;
  • Verificação e direção das atividades de construção;

  1. . Tipos de Firmas de Construção.

Existe uma diversidade de empresas que atuam no ramo da construção civil, desde pequenas empresas individuais até grandes empresas que atuam no setor mundial da construção. Proporcionalmente, existem muito mais empresas do primeiro tipo, representando um grande volume do mercado da construção civil.

 Grande parte dos empreendimentos consistem em construtoras que ganham contrato e realizam parte do trabalho e subcontratam outras empresas para realizar outros tipos de serviços mais especializados, enquanto que algumas empresas apenas prestam o serviço da administração das etapas do processo de construção. Além disso, algumas empresas também oferecem serviços na etapa pós-construção, gerando serviços como processos de vendas e administração do edifício já concluído.

O mercado da construção civil voltado para residências unifamiliares (casas) apresenta construtoras que atuam de maneira um pouco diferente, “comprando terrenos, realizando alterações de zoneamento, planejando e construindo a infraestrutura, projetando e construindo casas que serão vendidas posteriormente”. Essas firmas que realizam esse tipo de serviço podem variar muito de tamanho, desde construtoras que constroem muitas casas de uma única vez até empreendedores que constroem uma única casa por vez.

Existem também as firmas que trabalham com os elementos pré-fabricados, responsáveis pela produção de elementos já padronizados e que interligam os processos entre as indústrias e a construção civil.

Por fim, existem também muitos construtores que são subcontratados e apresentam tipos de serviços bastante específicos como instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Esses tipos de subcontratados geralmente são selecionados por meio de concorrências ou também por meio de relações de colaboração em negócios anteriores.

Como citado no último trabalho, no capítulo 1, um dos tipos de firma que realizam as etapas de projeto e construção (do tipo DB – Design Build) e o BIM pode ser muito vantajoso nesses tipos de empresa devido a integração antecipada das equipes de projeto e das equipes de execução do projeto.

6.3. Quais Informações os Construtores Querem do BIM.

As grandes empresas usualmente esperam que os processos como “planejamentos, estimativas de custos, programação da construção, contabilidade, aprovisionamento, administração de fornecedores e fabricantes” estejam baseados em dados em computadores para que seja realizada as respectivas tarefas das diversas etapas da construção.  

A ideia principal é que com a utilização do BIM, os arquitetos passem a fornecer modelos mais precisos para que os administrados da construção passem a ter melhores estimativas e coordenação do planejamento da construção. De acordo com o autor, para que isso se torne imprescindível, um bom modelo de BIM deve apresentar as seguintes informações:

  • Informações detalhadas da edificação, contidas em um modelo 3D preciso;
  • Componentes temporários, como equipamentos, máquinas, fôrmas, entre outros itens que são essenciais para a execução do empreendimento;
  • Especificações associadas a cada componente do edifício;
  • Dados de análise relativos aos níveis de desempenho e exigências do projeto;
  • Relatórios do estágio de projeto e construção

Segundo o autor, até a data presente do texto, a maioria das ferramentas BIM apenas englobam os dois primeiros itens especificados anteriormente. Vale ressaltar que, em cada nova etapa de trabalho proposta pelo modelo BIM, para que os construtores obtenham as informações desejadas, é necessário que os colaboradores adicionem as informações ao modelo fazendo com o este represente todas as informações relativas aos diversos processos que estão ocorrendo simultaneamente no decorrer da construção do empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com