TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS CINCO SITUAÇÕES ENVOLVENDO A ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

Tese: ANÁLISE DAS CINCO SITUAÇÕES ENVOLVENDO A ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  Tese  •  2.627 Palavras (11 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO – 2

2. ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS – 5

2.1 SINOPSE DO FILME - 5

2.2 ANÁLISE DAS CINCO SITUAÇÕES ENVOLVENDO A ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO - 7

3. CONCLUSÃO – 8

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS - 9

1 - INTRODUÇÃO ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO

O bom administrador dever possuir em suas atitudes, traços bem definidos de ethos, pahtos e logos. Ethos está relacionado à ética, à confiabilidade e à credibilidade. Pathos tem relação com a inteligência emocional. E logos tem relação com a inteligência racional.Esses são elementos básicos de uma estrutura sólida de administração, uma estrutura que faz do administrador uma pessoa que inspira confiança, equilíbrio e ponderação, e que age com tino e bom senso.

“O Administrador deve exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, defendendo os direitos, bens e interesse de clientes, instituições e sociedades sem abdicar de sua dignidade, prerrogativas e independência profissional, atuando como empregado, funcionário público ou profissional liberal”.

Código de Ética do Administrador (Aprovado pela Resolução Normativa CFA nº 353, de 9 de abril de 2008),

Ética não é tema somente para filósofos e religiosos, atualmente a ética cassa mandatos parlamentares, derruba presidentes de multinacionais e, aos poucos, toda a cadeia de poder, desde os presidentes até os funcionários de menor escalão, serão (se ainda não são) avaliados diretamente por suas ações perante à ética.

A ética é que define os valores de cada individuo, e são esses valores que definem os itens inegociáveis , portanto a ética de cada individuo é um elemento que devemos compreender de forma a negociarmos de modo eficaz. O caráter de um individuo pode ser percebido pelo reflexo de suas atitudes no cotidiano.

Respeitar o valor da ética é fundamental no dia-a-dia das organizações, mas devemos lembrar que quem representa as organizações são os membros, seus colaboradores, enfim, são os indivíduos, são as pessoas.

Uma pessoa que durante uma negociação, recebe favores por intermédio de terceiros, pode considerar esses favores como uma simples gentileza, mas, aos olhos de alguém que acompanha as negociações, pode ter o seu comportamento considerado de pouco valor ético.

Tão grande é a importância da ética nas organizações que muitas empresas modernas hoje já definem em seu código de ética esse tipo de questão, de forma clara e abrangente, citando exemplos que comportamentos que não consideram como éticos, quanto ao recebimento de favores, de presentes e até mesmo da participação de seus funcionários em sorteios patrocinados por empresas de seu relacionamento comercial.

“A ética empresarial condiz com um valor da organização que proporciona sua reputação e, conseqüentemente, seus bons resultados. A ética empresarial é (...) o comportamento da empresa - entidade lucrativa - quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas)". (MOREIRA, 1999)

Para termos um comportamento ético, é necessário que todos os passos sejam dentro da lisura e da clareza, sem que o rastro da dúvida, seja sequer imaginado. O indivíduo de comportamento ético age de modo límpido, não omitindo ou deixando dúvidas sobre seus atos e atitudes.

“Quando os lideres de um negócio não pautam as suas decisões e ações pelos princípios da ética e da justiça, tudo desmorona, mais cedo ou mais tarde.” (Macedo, 1994).

Na negociação de produtos ou serviços, é imprescindível uma postura de comprometimento ético para preservar seus ativos.

Ao apresentar um produto ou serviço, informe todas as suas características e oriente sobre suas vantagens, seus benefícios, procurando não omitir os riscos e as desvantagens, taxas e outras despesas, estabelecendo as condições e prazos previstos na negociação.

A postura de comprometimento ético pode inicialmente aparentar fraqueza, mas é um elemento fundamental na redução de eventuais reclamações, ações civis e outras conseqüências que podem prejudicar a rentabilidade e imagem das organizações.

Antes de negociar, é importante conhecer o objetivo da negociação, seus detalhes, possíveis acessórios, capacidade, disponibilidade, outros fatores, independente se você atuará na venda, compra ou qualquer outra atividade na negociação.

Forneça informações claras e precisas de modo completo, para que a negociação transcorra sobre a luz da ética, com muita transparência; com essa atitude, certamente melhorará o seu relacionamento e aumentará o raporte.

Não ofereça vantagens que não possa garantir de forma permanente, e procure certificar-se de que seu interlocutor na negociação compreendeu todas as características envolvidas no processo de negociação.

A ética tem sinonímia com a moral e, no fundo, se analisarmos a justiça, o bem, a generosidade, a dignidade, sempre encontraremos traços de ética em suas bases.

Além disso, agir de modo ético e compreender os valores éticos da sua contraparte na negociação é um passo importante que contribuirá de modo decisivo para o sucesso da negociação.

2 - A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

2.1 - SINOPSE DO FILME

O filme “Amor sem Escalas”, EUA, 2009, estrelado por George Clonney, Vera Farmiga, Anna Kendrick, Jason Baterman, dirigido por Jason Reitman tem como “pano de fundo” a crise econômica ocorrida em 2008, e a busca das empresas e organismos econômicos nos EUA para reequilibrar suas finanças.

Nesse contexto, empresas americanas optaram pela demissão de funcionários, geralmente mais antigos. Esse trabalho é executado por Ryan Bingham (George Clooney), um executivo bem remunerado e que junta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com