TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA SITUAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA NO BRASIL: UM IMPULSO A NOVOS EMPREENDIMENTOS NA MATRIZ ENERGÉTICA RENOVÁVEL

Por:   •  4/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.529 Palavras (11 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – UTFPR

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA – DAELT

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ELETROTÉCNICA

CURSO DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

ANGELO MAKIO WAKIZAKA

STÉFANO KIM SIMÃO

ANÁLISE DA SITUAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA NO BRASIL: UM IMPULSO A NOVOS EMPREENDIMENTOS NA MATRIZ ENERGÉTICA RENOVÁVEL

PRÉ PROJETO DE METODOLOGIA DA PESQUISA

CURITIBA

2016


ANGELO MAKIO WAKIZAKA

STÉFANO KIM SIMÃO

ANÁLISE DA SITUAÇÃO DA ENERGIA EÓLICA NO BRASIL: UM IMPULSO A NOVOS EMPREENDIMENTOS NA MATRIZ ENERGÉTICA RENOVÁVEL

Projeto apresentado como pré-requisito para a aprovação da disciplina de Comunicação e metodologia da Pesquisa, do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica – DAELT – da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

Orientador: Prof. Dr. Faimara do Rocio Strauhs.

CURITIBA

2016


RESUMO

 

SIMÃO, Stéfano; WAKIZAKA, Angelo. Análise da situação da energia eólica no Brasil: Um impulso a novos empreendimentos na matriz energética renovável. Projeto de Pesquisa – Tecnologia em Automação Industrial – Modalidade Comunicação e Metodologia, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

 

 

Incluir o resumo de no máximo 500 palavras – sugestão entre 250 e 300, para o Projeto, em parágrafo bloco, espaço simples. A utilização eficiente de dados e informações, para gerar lucros, diferem as empresas no atual cenário de intensa competitividade mundial. Em diversas oportunidades, os dados existem, mas acabam sendo mal gerenciados e administrados gerando informações errôneas. O presente estudo tem como objetivo suprir a lacuna existente entre os dados encontrados no chão de fábrica e o sistema de gestão empresarial, propondo uma interface, que faz parte de um Sistema de Apoio à Decisão. Os resultados pretendidos são o gerenciamento de dados com minimização de problemas como: falta de informações confiáveis sobre estoques, falta de matéria prima, possível não atendimento ao cliente e perdas de novos projetos. O estudo foi classificando com sendo de natureza científica aplicada, sendo esta uma pesquisa descritiva e bibliográfica.

 

Palavras-chave:

  • Matriz energética renovável
  • Energia eólica
  • Geração de empregos
  • Capacidade instalada

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 TEMA        4

1.1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA        5

1.2 PROBLEMAS E PREMISSAS        5

1.3 OBJETIVOS        7

1.3.1 OBJETIVO GERAL        7

1.3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        7

1.4 JUSTIFICATIVA        1

1.5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        8

1.6 REFERENCIAL TEÓRICO        9

1.7 ESTRUTURA DO TRABALHO        11

1.8 CRONOGRAMA        11

REFERÊNCIAS        13


  1. INTRODUÇÃO

Este capítulo será abordado o tema do projeto, os problemas enfrentados, o objetivo do trabalho, a justificativa do estudo em questão, a metodologia desta pesquisa, seus procedimentos metodológicos e o embasamento teórico do projeto.

  1. TEMA

 

Atualmente, com a alta demanda do consumo de energia elétrica no Brasil e no mundo, o assunto da escassez dos recursos fósseis e a necessidade da redução dos gases causadores do efeito estufa, a ampliação de fontes de energia renováveis deve-se a fim de atingir um desenvolvimento sustentável.

A queima dos combustíveis fósseis, maior representante da emissão dos gases causadores do efeito estufa, são a maior parcela da causa dos danos causados ao meio ambiente, como o aquecimento global, sendo na ordem de 80% (DEUS; ISSBERNER, 2016).

Somete 12.7% é a parcela correspondente de energia renovável gerada no mundo (JUNIOR, 2010). O Brasil possui 47.3% de geração renovável de toda sua produção de energia (JUNIOR, 2010), contudo torna-se cada vez mais difícil manter este percentual. Com as vantagens oferecidas por termelétricas de custo e confiabilidade, tem-se aumentado a participação das energias não renovável no país.

“O setor étrico brasileiro utiliza a sinergia hidro-térmica, a fim de garantir a modicidade tarifária aliada à segurança no suprimento. A complexidade do Licenciamento Ambiental da hidrotérmicas tem grade influência na escassa oferta de concessões dessas usinas pelo Governo. Além disso, as vantagens de custo e confiabilidade oferecidos pelas termoelétricas a carvão e a olho, quando comparadas às fintes complementares (biomassa, eólica, PCHs), tem aumentado a participação das fontes não renováveis na matriz energética brasileira. ” (JUNIR, 2010).

Tendo a devida importância da geração de energia eólica neste cenário de crise, com este adendo o tema do trabalho é analisar a matriz energética renovável nacional, em específico na parcela de produção de energia eólica.

  1. Delimitação do Tema

Este projeta trata acerca da conservação de energia, em específico sobre a matriz energética renovável. Com esta visão será feito uma análise da geração de energia elétrica no país a partir de uma das fontes da matriz renovável, que será a eólica.

Vê-se o potencial da energia eólica sobre o território nacional em comparativo com a geração mundial, e qual seu impacto sobre o possível aumento sobre a matriz atual brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (169 Kb)   docx (153.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com