TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Motor Diesel

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  1.272 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório Motor Diesel

Foi apresentado no início da atividade o motor de estudo, a marca era Mercedes-Benz do tipo OM-312. Esse motor pode ser dividido, basicamente, em três parte estruturais: bloco do motor (localizado na parte central), cabeçote (parte superior) e cárter (localizado na parte inferior do motor).

  • Bloco do motor: parte mais robusta do motor. Onde está localizado os 6 cilindros, os pistões, bielas, virabrequim.
  • Cabeçote: localizado logo acima do bloco. Nele estão presentes as válvulas e o balancim.
  • Cárter: parte inferior do motor. Se localiza aqui o reservatório de óleo do motor, sendo peça essencial para a lubrificação do mesmo.

Após a apresentação das partes, foi feita uma demonstração do funcionamento do motor, através de cortes feitos em sua estrutura era possível ver a movimentação da biela e pistão. Ficou evidenciado que se tratava de um motor de 4 tempos, sendo eles, admissão, compressão, expansão e escape, cada tempo consiste no movimento de subida ou decida do pistão, sendo necessário 4 movimentos para completar um ciclo neste motor.

  • Admissão: o pistão desce e logo em seguida a válvula de admissão se abre permitindo a entrada de ar no cilindro. Quando o pistão chega na parte mais baixa do cilindro (ponto morto do pistão), a válvula se fecha.
  • Compressão: após a admissão, o pistão começa a subir para que o gás seja comprimido, podendo atingir temperaturas próximas a 600oC. Quando o pistão está próximo do ponto morto superior, o combustível começa ser injetado, no caso, Diesel.
  • Expansão: com o combustível ainda sendo injetado, o pistão desce novamente e, conjuntamente, ocorre a autoignição fornecendo energia térmica e cinética ao motor.
  • Escape: após a explosão ocorrida na etapa anterior, o cilindro se encontra cheio dos gases provenientes da combustão do combustível. Esses gases serão ejetados com o movimento do pistão subindo e a abertura da válvula de escape.

Após a ocorrência destas 4 fases, o ciclo é reiniciado. Os cilindros devem funcionar em perfeita sincronia, a cada momento ocorrendo uma das fases em um cilindro, para que o motor não vibre fortemente nem se movimente. Essa sincronia é obtida pelo virabrequim, que possui um braço perfeitamente balanceado para que os movimentos das bielas e pistões de cada cilindro não ocorram simultaneamente.

O eixo comando de válvulas é acionado por engrenagens pelo virabrequim. O eixo comando de válvulas constitui numa barra com peças ovaladas (cames) que movimentam as varetas, que por sua vez emperram o balancim e, desta forma, acionam a abertura e fechamento das válvulas. Os tuchos são usados para eliminar a folga existente entre a válvula e o balancim, proporcionando um funcionamento mais silencioso.

O motor pode ser dividido em 4 sistemas, sendo eles, sistema de partida, sistema de alimentação, sistema de lubrificação e sistema de arrefecimento.

  • Sistema de partida: para que ocorra a partida do movimento dos pistões é acoplado na lateral do bloco um motor elétrico e ao ser acionado, com o giro da chave na ignição, coloca seu pinhão até o volante, uma roda dentada localizada no virabrequim, que gira e fornece a energia necessária para o início do funcionamento do motor. Neste momento, o virabrequim começa a girar, movimentando os pistões. O virabrequim também movimenta o eixo comando de válvulas que por sua vez movimentam os balancins. A partir do momento em que houve a primeira explosão em algum dos cilindros, o motor de arranque deixa de ser necessário, o movimento é mantido pelas explosões e inercia do volante.
  • Sistema de alimentação: o motor estudado necessita ser alimentado pelo comburente e combustível, sendo ar e Diesel, respectivamente. Primeiro, o ar é filtrado para que qualquer impureza nele existente não entre no cilindro, evitando a possível danificação do interior do mesmo, depois é admitido no pistão, ocorrendo graças ao vácuo criado pelo pistão. O pistão se movimenta para baixo e, com isso, o ar ocupa todo o volume da câmara.

A injeção do combustível, no caso o Diesel, ocorre por meio dos bicos injetores, que o injeta para dentro da câmara. Quanto maior a potência exigida, maior é a quantidade de combustível injetado.

  • Sistema de lubrificação: sua principal função consiste em facilitar o movimento das peças e diminuir o atrito entre elas. O óleo fica armazenado no cárter, dispositivo localizado na parte inferior do motor, e é levado para o motor pelo pescador, dispositivo poroso que leva o óleo as engrenagens que bombeiam o óleo para o filtro de óleo e que, depois de passar por essa fase, é enviado ao bloco.

O filtro tem como função não deixar qualquer tipo de impureza entrar no bloco para que possíveis danos no motor não ocorram. O filtro deve ser trocado periodicamente, pois, com o passar do tempo, seus poros entopem e podem limitar a passagem de óleo, fazendo com que o motor não seja lubrificado adequadamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com