TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA IMPLEMENTAÇÃO DE ILUMINAÇÃO A LED PARA VIAS E ESPAÇOS PÚBLICOS E MONUMENTOS

Por:   •  25/4/2017  •  Seminário  •  2.626 Palavras (11 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 11

ERISON DE ALMEIDA GUEDES

ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA IMPLEMENTAÇÃO DE ILUMINAÇÃO A LED PARA VIAS E ESPAÇOS PÚBLICOS E MONUMENTOS

[pic 1]

Manaus, 10 de março de 2015[pic 2][pic 3]


ERISON DE ALMEIDA GUEDES

ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA IMPLEMENTAÇÃO DE ILUMINAÇÃO A LED PARA VIAS E ESPAÇOS PÚBLICOS E MONUMENTOS

Projeto de Pesquisa apresentada para obtenção de Nota na Disciplina Metodologia do Trabalho Científico.

Professora: Carmen Silvia Carvalho

[pic 4]

Manaus, 10 de Março de 2015[pic 5]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1. ASSUNTO        5

2.TEMA        5

3. JUSTIFICATIVA        5

4. PROBLEMA        5

5. IPOTESE        5

6.OBJETIVO        5

6.1 OBJETIVOS GERAL        5

6.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS        5

7. REFERENCIAL TEÓRICO E REVISÃO DA LITERATURA        6

8. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        12

 9. CRONOGRAMA        13

REFERÊNCIAS        14

[pic 6]

INTRODUÇÃO[pic 7][pic 8]

Hoje, no Brasil, temos aproximadamente 10 milhões de pontos de iluminação funcionando com lâmpadas de vapor de sódio (LVS), isso corresponde a aproximadamente 63% do total de pontos existentes. Se comparado com os LED’s, essa tecnologia pode ser considerada ultrapassada, já que os LED’s têm uma vida útil que corresponde a mais do dobro das LVS, cerca de 50.000 horas, e ainda possui um baixo consumo de energia, que pode chegar a uma redução 50% menor que as LVS. Levando-se em conta que o consumo diário para iluminação pública é de 11 a 12 horas e que estas lâmpadas têm uma vida útil de aproximadamente 50.000 horas, a necessidade de substituição seria de pelo menos 12 anos, o que proporciona um baixo custo na manutenção e na substituição. Já as LVS tem uma vida útil de aproximadamente 24.000 horas o que levaria a ter uma substituição a cada 6 anos. Além de ter uma vida útil maior e um menor consumo de energia pode-se dizer também que as lâmpadas de LED proporcionam maior segurança, já que por operarem em baixa tensão os riscos de acidentes diminuem. Também não emitem radiação ultravioleta, evitando a atração de insetos à luminária e sua degradação, não possui substâncias perigosas, possui uma resistência maior a impactos e vibrações, e por sua iluminação ser direcionada ela contribui para diminuição da poluição luminosa, e ainda pode ser considerado um estimulo à pesquisa e inovação. Por operarem em baixa tensão os LEDs trabalham com tensões e correntes contínuas, podendo assim dispensar o auxílio da corrente elétrica e utilizar baterias eletroquímicas. Isso pode possibilitar que os projetos atuais para iluminação em vias públicas integrem uma fonte eólica ou fotovoltaica aos postes. Isso tornaria possível prover iluminação para as cidades e rodovias que não têm linhas de transmissão. Ainda de acordo com o exposto por Novick & Martinez (2008), os LEDs também possuem algumas desvantagens, como a temperatura, o custo de implantação elevado, como toda nova tecnologia, e o alto investimento em dispositivos de segurança para evitar danos que podem danificar as luminárias de LED devido aos eventuais distúrbios no sistema elétrico.

Apesar dos custos para implantação de sistemas de iluminação pública com LEDs ainda serem maiores que os da LVS, este cenário pode mudar, com o incentivo de políticas públicas voltadas para esta área e que permitam o desenvolvimento de tecnologia e ganho de escala.

1. ASSUNTO

Iluminação a LED.

 

2. TEMA

Análise da viabilidade técnica e econômica da implementação de iluminação a LED para vias e espaços públicos e Monumentos.

3. JUSTIFICATIVA

A necessidade de conservação de energia no setor elétrico brasileiro, com o propósito de diminuir os recursos destinados a expansão da geração e transmissão, tem levado à adoção de alguns programas pelo governo federal, com intuito de promover uma forma de utilização mais racional da energia elétrica

Contribuir para tomada de decisão dos órgãos gestores dos sistemas IP do Brasil em aplicar ou não os LED.

4. PROBLEMA

O problema consiste em avaliar se a utilização do LED na iluminação pública hoje é viável ou não, tanto técnica quanto economicamente.

5. HIPÓTESES

As Lâmpadas de LED podem iluminar Melhor e de forma mais eficiente, com menor gasto de energia elétrica, espaços e vias públicas em relação a iluminação convencional.

6. OBJETIVOS

6.1. Objetivo Geral.

  • Avaliar a viabilidade técnica e econômica da iluminação a base de LED’s em IP (iluminação pública)

6.2. Objetivo Especifico.

  • Pesquisar sobre as dúvidas referentes à vida útil dos equipamentos a base de LED.

  • Realizar estudo comparativo através de dados coletados em medições.

7. REFERENCIAL TEÓRICO E REVISÃO DA LITERATURA

7.1 Funcionamento do LED

O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz (L.E.D = Light emitter diode ), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz. Tal transformação é diferente da encontrada nas lâmpadas convencionais que utilizam filamentos metálicos, radiação ultravioleta e descarga de gases, dentre outras. Nos LEDs, a transformação de energia elétrica em luz é feita na matéria, sendo, por isso, chamada de Estado sólido ( Solid State ). O LED é um componente do tipo bipolar, ou seja, tem um terminal chamado anodo e outro, chamado catodo. Dependendo de como for polarizado, permite ou não a passagem de corrente elétrica e, consequentemente, a geração ou não de luz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (281 Kb)   docx (85.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com