TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE ARTIGOS SOBRE MÉTODO DE CUSTEIO

Por:   •  25/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]CENTRO UNIVERSITÁRIO IBMR

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MÉTODOS DE CUSTO E PREÇO APS

Profº: Bruno Campos

APS MÉTODOS DE CUSTO E PREÇO 2022/2

ANÁLISE DE ARTIGOS SOBRE MÉTODO DE CUSTEIO

Lucas Bertolini – 2019206394

Sumário

1. Introdução

2. Desenvolvimento

3. Conclusão

4. Referências

  • Introdução

O Toyotismo é um sistema de produção baseado na fabricação sob demanda. Ele foi criado no Japão por Taiichi Ohno, um funcionário da Toyota, com o objetivo de eliminar o desperdício durante o processo e, principalmente, evitar a acumulação do estoque. O método ficou conhecido e passou a ser usado em diversos países a partir das décadas de 1960 e 1970. Esse sistema de produção se opõe ao seu predecessor, o Fordismo, sendo o primeiro uma produção enxuta considerado uma produção puxada já que recebe o pedido e solicita a produção enquanto o segundo foi criado com o intuito de produção em massa, altos estoques e depois vender para o mercado trabalhando em um modelo empurrado.

  • Desenvolvimento

Até então, os trabalhadores executavam o trabalho completo, todos juntos e desorganizados, participando do início, meio e fim da produção. Foi quando Frederick Taylor teve uma ideia para deixar o modelo de produção mais produtivo: com a divisão do trabalho por etapas e trabalhadores especializados em uma função específica, poderia evitar o  desperdício de movimento. Foi assim que surgiu o Taylorismo. Logo em seguida, Henry Ford adaptou o Taylorismo, criando um novo método de produção: em vez de cada trabalhador pegar a mercadoria, fazer o trabalho e passar para a frente, uma esteira poderia deixar tudo mais rápido na linha de montagem. Cria-se o Fordismo.  A curto prazo o Fordismo trouxe altos lucros, entretanto, um ponto onde o mercado não tinha mais interesse no mesmo produto padronizado começou a dar altos prejuízos as empresas já que trabalhavam com estoques. O sistema de produção toyotista surgiu para evitar os desperdícios e estoques parados. As mercadorias passaram a ser feitas de acordo com as preferências e necessidades do consumidor e com foco na qualidade, surgindo a fidelização, o pós-venda e a personalização dos produtos.

 

  • Conclusão

Pelo que foi estudado no artigo de Geraldo Pinto, o Toyotismo trouxe vantagens e desvantagens, sendo as vantagens: Menos mão de obra necessária em função do avanço da tecnologia; Produção de acordo com a demanda, evitando o desperdício; Mão de obra qualificada e produtos com qualidade superior. Entretanto esse sistema mais eficiente acarretou em alguns problemas como o aumento do desemprego; Nem sempre há produtos estocados; Demora na produção, o que pode fazer com que o produto demore a chegar ao consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (56.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com