TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DA EQUAÇÃO DE 1º GRAU A PARTIR DE JOGOS E MATERIAIS MANIPULATIVOS CONCRETOS – DOMINÓ DAS EQUAÇÕES E BALANÇA DE DOIS PRATOS

Por:   •  20/6/2016  •  Monografia  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

           Fazendo grande alarde sobre “ameaça comunista”Getúlio Vargas decretou o Estado de Guerra, que consistia na suspensão dos  direitos e garantias individuais.  Aproximava-se   data    das

eleições presidências, mas Vargas estava  decidido a   continuar o poder. No dia 10 de novembro de 1937, Vargas ordenou o cerco militar ao congresso Nacional determinado o seu fechamento. Na mesma noite através de uma cadeia de rádio anunciou  ao    povo brasileiro uma autoritária constituição para a república.            

                       A CONSTITUIÇÃO DE 1937

         A estrutura jurídica do Estado Novo tinha como alicerce básico a constituição de 1937, que logo no seu preâmbulo procurava  justificar sua necessidade em função do perigo de guerra civil e do estado de apreensão criado pela infiltração comunista.

       *prorrogação do mandato presidencial para 06 anos

       *nomeação de interventores para a chefia dos governos.

       *proibição de qualquer tipo de greve

       *vinculação direta dos sindicatos aos governos

       *criação do Conselho de Economia Nacional

       *criação do Conselho Federal- servia para supervisionar á política externa brasileira.

            O ESTADO NOVO E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 

De 1939 a 1945, o mundo foi abalado pele 2º Guerra Mundial dos grandes grupos de nações se enfrentavam de um lado as potências do eixo. ( Alemanha, Itália e Japão). Do outro lado as potências aliadas (lideradas pela Inglaterra, Eva e União Soviética.

 A partir de 1941 o Brasil passou a fazer acordo apoiando os aliados, e assim o governo Vargas conseguiu dos EVA grande parte do financiamento para a Usina de Volta Redonda.

Em 31 de agosto o Brasil declarou guerra as potências do eixo, e aos poucos o Brasil começou a preparar um plano para enviar soldados para campos de batalha.

A POLITICA TRABALHISTA DE GETULIO

   Durante o período Getulista o desenvolvimento urbano de São Paulo e Rio de Janeiro foi de grande número de trabalhadores  que imigram principalmente no nordeste. Como o progresso da industria cresceu o número de operários, ao mesmo ampliou-se consciência dos trabalhadores que era preciso lutar pelos seus direitos.

  Foram criados nesse período várias leis trabalhistas que aumentavam os direitos básicos dos trabalhadores.

 Essas leis foram reunidas na (consolidação das Leis de Trabalho CLT).

                  O FIM DA ERA VARGAS

 

 A  luta do Brasil contra o fascismo durante a Segunda Guerra Mundial, foi apresentada pelos grupos brasileiros. A medida que os políticos liberais foram derrotando militarmente as potências do Eixo, um clima favorável as idéias democráticas foi se espalhando pelo mundo e pouco a pouco ofertando as rígidas estruturas do Estado Novo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com