TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE RISCOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  28/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 6

AVM FACULDADE INTEGRADA

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

MICHELE DE LIMA TELLES

ANÁLISE DE RISCOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Curitiba

2015

AVM FACULDADE INTEGRADA

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

MICHELE DE LIMA TELLES

ANÁLISE DE RISCOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Projeto de pesquisa apresentado à AVM Faculdade Integrada como parte integrante do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica.

Denise Maria dos Santos Paulinelli Raposo

CURITIBA

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

1.1 TEMA        

1.2 PROBLEMA        

1.3 JUSTIFICATIVA        

1.4 OBJETIVOS:        

1.4.1 Objetivo geral:        

1.4.2 Objetivos específicos:        

2 REVISÃO DE LITERATURA        

3 METODOLOGIA        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1. INTRODUÇÃO
  1. TEMA

Segurança do trabalho e a análise de riscos.

  1. PROBLEMA

Qual é a importância da análise de riscos na segurança do trabalho?

  1. JUSTIFICATIVA

Os riscos encontrados nos mais diversos ambientes de trabalho são situações que expõem o trabalhador a um possível dano a sua integridade física e/ou psicológica. Portanto, se faz necessário um estudo para conhecer do ambiente laboral, envolvendo os insumos, equipamentos e produtos utilizados, pois ao tratarmos da segurança do trabalho, temos que compreender e buscar medidas preventivas e de controle a fim de resguardar a segurança e a saúde do trabalhador.

  1. OBJETIVOS:
  1. Objetivo geral:

Estudar a análise de riscos na segurança do trabalho.

  1. Objetivos específicos:
  • Levantar os riscos que podem ser encontrados nos mais diversos ambientes de trabalho;
  • Buscar meios de aplicação de uma gestão dos riscos, no ambiente de trabalho.

  1. REVISÃO DE LITERATURA

Para a realização de uma Análise de Risco é importante compreender que existe dois critérios bem definidos para Riscos na segurança do trabalho, o Risco (Hazard) e o Risco (Risk) . Cicco e Fantazzini (2003,p.8) apresentam essas duas maneiras de entender os riscos :

Risco (Hazard): uma ou mais condições de uma variável com potencial necessário para causar danos. Esses danos podem ser entendidos como lesões a pessoas, danos à equipamentos ou estruturas , perda de material em processo, ou redução da capacidade de desempenho de uma função pré-determinada. Havendo um risco, persistem as possibilidades de efeitos adversos.

Risco (Risk): expressa uma probabilidade de possíveis danos dentro de um período específico de tempo ou número de ciclos operacionais. O valor quantitativo do risco de uma dada instalação ou processo industrial pode ser conseguido multiplicando-se a probabilidade de ocorrência (taxa de falha) de um acidente pela medida da conseqüência/dano (perda material ou humana) causada por este acidente.

Com os conceitos bem definidos, dentro das possibilidades de entendimento dos Riscos, e evidente a necessidade de uma verificação das condições de trabalho, incluindo o ambiente, o processo, os equipamentos e o próprio colaborador envolvido na função. De acordo com Silva (2015):

A análise de risco na área de segurança e saúde do trabalho trata-se do estudo técnico sobre determinada atividade ou procedimento a ser realizado, visando à identificação e avaliação dos possíveis riscos presentes no ambiente de trabalho, levando em consideração o meio ambiente e a eventual presença de terceiros.

O foco da analise de riscos nos locais de trabalho é a prevenção, ou seja, os riscos devem ser eliminados sempre que possível, e o controle dos riscos existentes deve seguir os padrões de qualidade mais elevados em termos técnicos e gerenciais. Mostrando que é importante observar e compreender que a análise de risco envolve muito mais que um conhecimento do conceito de riscos, precisa se saber a rotina de trabalho, a maneira como se desenrola os processos e os trabalhadores de cada atividade/função são os mais indicados a fornecerem informações sobre as situações de riscos as quais estão e podem ser expostos. (PORTO, 2000,p.6)

Em ambos os conceitos de riscos abordados e no propósito da analise dos mesmos, tem-se como foco, na segurança do trabalho, o tratamento como prevenção, a fim de criar uma cultura na organização que promova o pensamento da redução dos riscos no ambiente de trabalho, pois esses aspectos são benéficos tanto para o empregado quanto ao empregador. Como afirma PORTO (2000, p.10):

O gerenciamento de riscos leva em consideração, além dos sócio-econômicos, aspectos como a viabilidade tecnológica e a gestão adequada de recursos humanos frente às exigências de saúde e segurança, incorporando as melhores tecnologias disponíveis para a saúde dos trabalhadores e o meio ambiente.


  1. METODOLOGIA

Devido a segurança do trabalho abranger o trabalho como um todo, levando em consideração o ambiente de trabalho, a trajetórias dos processos/atividades/funções e o trabalhador, faz- se necessário a compreensão dos riscos que o trabalho está exposto, afirma Cicco 2003 que a rigor, a Gerencia de Riscos, em termos de consciência do risco ou de vivência com ele, é tão antiga quanto o próprio homem. Sendo assim, sempre existiu a preocupação com relação a controle e posteriormente a prevenção de Riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com