TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DINÂMICO EM VIBRAÇÃO LIVRE DE VIGAS

Por:   •  12/1/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.651 Palavras (11 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 11

Resumo

A verificação da qualidade da água refere-se as suas tendências naturais para usos benéficos ou não aos seres vivos. As análises servem para indicar se os valores estão dentro ou não dos padrões aos quais são adequados para o consumo.

O procedimento proposto teve como objetivo medir: a cor (grau de redução da intensidade, força, da luz), a turbidez (grau de atenuação, decrescimento da luz), o pH (grau de acidez, neutralidade ou basicidade), a alcalinidade (capacidade água de neutralizar ácidos), e o nitrito (as medições são utilizadas por reação de diazotação, aminas reagindo com ácidos nitrosos formando sais de diazônio), de  uma amostra de água coletada na rua durante um dia de chuva. 1

De acordo com o experimento, a água analisada estava fora dos padrões de potabilidade que são estipulados pelo Ministério da Saúde.

Sumário

  1. Introdução 3
  2. Materiais e Vidrarias 4
  3. Procedimento experimental 5
  4. Resultados e discussões 6
  5. Conclusão 10
  6. Questões12
  7. Anexos 14
  8. Referências 16

  1. Introdução

As impurezas presentes na água nem sempre são perceptíveis à visão ou olfato, sendo necessária uma análise laboratorial para detectá-las. Além disso, como muitas doenças são transmitidas pela água, o controle periódico por meio de análises é essencial à conservação da saúde do consumidor. A análise da água sobre os aspectos físicos, químicos e biológicos é de suma importância para a determinação da qualidade da mesma.

Para caracterizar uma água, são determinados diversos parâmetros. Esses parâmetros são indicadores de qualidade da água. Quando alcançam valores anômalos aos estabelecidos para determinado uso, a mesma não está apta para o consumo, pois de alguma maneira prejudicará o usuário.

A prática teve como objetivos a aplicação de alguns conhecimentos, outrora, adquiridos em sala (propriedades físicas e químicas de substâncias). Através das observações feitas, pôde-se constatar que análises de água são importantes, visto que a mesma proporciona informações quantitativas e qualitativas sobre a mesma, informações essas que encaminharão a distribuição e tratamento da água.

  1. Materiais e Vidrarias

Tabela 1

Materiais e Vidrarias.

Béquer

pHmetro-Fig.5

Bastão de vidro

Turbidímetro-Fig.4

Nova 60-Fig.3

Espectrofotômetro-Fig.1

Agitador magnético-Fig.2

Bureta graduada

Proveta

Fenolftaleína

Água destilada

Ácido sulfúrico

Hidróxido de alumínio

Solução mista de sulfanilamida com dicloreto de n- naftalenodiamino

  • Características gerais e físico-químicas dos reagentes
  • Fenolftaleína: 2
Propriedades

Solução incolor que ao entrar em contato com uma base se torna vermelha ou rósea.

  • Ácido Sulfúrico: 3 
Propriedades Físicas e Químicas

H2SO4: Líquido incolor, viscoso e oxidante. Densidade de 1,84g/cm3. Ao diluir o ácido sulfúrico, não se deve adicionar água, porque o calor liberado vaporiza a água rapidamente, à medida que ela vai sendo adicionada. É uma das substâncias mais utilizadas nas indústrias. O maior consumo de ácido sulfúrico se dá na fabricação de fertilizantes, como os superfosfatos e o sulfato de amônio. É ainda utilizado nas indústrias petroquímicas, de papel, de corantes etc. e nas baterias de chumbo (baterias de automóveis).

  1. Procedimento Experimental
  1. Cor

Foi analisado a cor de uma amostra de água, através do nova 60. A amostra teve de ser diluídas, para que o equipamento pudesse fazer a devida leitura.

  1. Turbidez

Processo similar foi realizado para analisar a turbidez da amostra, através do turbidímetro. Novamente diluindo a água, uma vez que em seu estado normal o aparelho não conseguia fazer a leitura.

  1. Medidas de pH

Foi colocada certa quantidade de amostra de água em um béquer, e através do pHmetro, foi medido o valor de seu pH.

  1. Alcalinidade (Figura 10)

Em um béquer de 250 mL, foi posto 100 mL da amostra e em seguida levada para o agitador magnético com uma barra magnética, e logo após foi adicionado duas gotas de fenolftaleína (Figura 8). Com o auxilio de um suporte universal e uma bureta graduada, a amostra foi titulada com ácido sulfúrico, tomando-se o cuidado que seu pH fique em torno de 4,5. Foi utilizado o pHmetro para auxiliar a medição.

  1. Nitrito

Após filtração (Figura 9), foi posto 50 mL em uma proveta, e acrescentado 2 mL da solução mista de sulfanilamida com dicloreto de n-naftalenodiamino. Após cerca de 15 minutos, foi preenchida uma cubeta, para ser realizado a leitura no espectrofotômetro, com ajuste de comprimento de onda de 543 nm.

  1. Resultados e Discussões

De acordo com o procedimento experimental, realizaram-se cinco etapas para a análise da água coletada.

Em algumas das etapas a água analisada teve que ser diluída em água destilada por causa da sua alta concentração de partículas, uma vez que foi coletada na rua em um dia de chuva.

  1. Cor:

A cor geralmente indica a presença de metais, matéria orgânica, dentre outras substâncias dissolvidas na água. É determinada através de comparação visual por meio de um fotômetro. É um parâmetro estético determinante para a aceitação ou rejeição da mesma.

O resultado para a cor obtido foi de 1.872 PtCo. Um resultado alto para os padrões de potabilidade, estipulados pelo Ministério da Saúde, que é de 15 PtCo.

  1. Turbidez:

A turbidez é uma medida do espalhamento de luz produzido pela presença de partículas coloidais ou em suspensão é expressa como unidade nefelométrica de turbidez (NTU - Nephelometric Turbidity Unity) e medida através de um turbidímetro.  A Turbidez em excesso afeta a qualidade estética da água e também a qualidade sanitária, pois alguns vírus e bactérias podem se alojar nas partículas em suspensão se protegendo da ação desinfetante do cloro. 4 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (544.3 Kb)   docx (377.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com