TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE UMA OBRA DE EDIFÍCIO RESIDENCIAL

Por:   •  23/11/2017  •  Artigo  •  2.783 Palavras (12 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 12

ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE UMA OBRA DE EDIFÍCIO RESIDENCIAL

José Marcos Mesquita1; Kênia Morosini2 Daniele Drumond Neves3

1. Bacharel em Administração pelo Centro Universitário FAESA. Acadêmico do curso de Engenharia Civil da Faculdade Brasileira- MULTIVIX

2. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Acadêmica do curso de Engenharia Civil da Faculdade Brasileira- MULTIVIX

3.Mestre em Engenharia Metalúrgica e Materiais, Docente na Faculdade Brasileira – Multivix Vitória

RESUMO

A construção civil produz grandes impactos ambientais percebidos desde a extração das matérias-primas necessárias à fabricação de seus produtos, passando pela execução dos serviços nos canteiros de obra, até a destinação final dos resíduos gerados. Chamando assim, a atenção pela falta de planejamento em todo o seu ciclo de vida, desde sua ocorrência até sua destinação. Nessa perspectiva, o artigo tem por objetivo realizar uma abordagem a respeito das etapas de manuseio de resíduos conforme as normas existentes, adequando-as à realidade de uma obra residencial em seu momento de execução. A obra em questão tem 188m2, se localiza no interior do estado do Espírito Santo e enquanto foi feito o acompanhamento se apresentou nas fases de fundação e superestrutura. Sendo assim, foi feito o levantamento de dados sobre o gerenciamento dos resíduos gerados, observando-se as normas e exigências vigentes.

Palavras-chaves: Construção civil, Gestão de resíduos, Gerenciamento de resíduos.

INTRODUÇÃO

No modelo atual de produção, os resíduos sempre são gerados seja para bens de consumo duráveis ou não-duráveis, sendo que a produção quase sempre utiliza matérias-primas não-renováveis de origem natural. Com a intensa industrialização, o surgimento de novas tecnologias, crescimento populacional e diversificação do consumo de bens e serviços, os resíduos se transformaram em graves problemas urbanos, por vezes com um gerenciamento oneroso e complexo. Os problemas se caracterizam por escassez de área de deposição, causadas pela ocupação e valorização de área urbanas, altos custos sociais no gerenciamento do mesmo, problemas de saneamento público e contaminação ambiental (JOHN; AGOPYAN, 2000).

Dessa forma, conforme a NBR 10.004:2004 define-se Resíduos Sólidos, cuja destinação deverá ser sanitária e ambientalmente adequada:

São resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.

Neste contexto, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos abordou diversos assuntos relacionados à gestão desses sedimentos. Assim, o tratamento, a redução, a reciclagem e a reutilização dos resíduos sólidos tornaram se responsabilidade direta de seus geradores. A gestão adequada dos restos de uma produção, além de ser de suma importância para a redução da exploração de recursos naturais, também apresenta uma boa imagem dos empreendimentos que tratam os resíduos sólidos com uma visão de política reversa. (OLIVEIRA; COELHO, 2017)

Nos grandes centros urbanos, onde a construção civil emerge em ritmo acelerado, geram os resíduos provenientes da construção civil - RCCs, oriundos de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica, dentre outros, comumente chamados de entulhos de obras, caliça ou metralha (CONAMA 307/2002).

Esses sedimentos remanescentes são, muitas vezes, depositados em locais impróprios e de maneira inadequada. Nota-se a geração de uma grande quantidade de entulho, evidenciando um desperdício irracional de material: desde a sua extração, passando pelo seu transporte e chegando à sua utilização na obra. Outro ponto preocupante dessa questão é a não realização da segregação desses materiais que vão para descarte, o que gera a contaminação dos insumos, que poderiam ser reciclados e novamente empregados nas obras de engenharia. (OLIVEIRA; MENDES, 2008)

Dentro do contexto da geração de resíduos sólidos na construção civil, depara-se com a resolução 307/2002 do CONAMA (Brasil, 2002), que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para gestão dos resíduos de construção civil, tendo como objetivo principal a não geração de resíduos nos canteiros de obras. Dessa forma, disciplina a reciclagem, a reutilização, a redução e a valorização dos entulhos de construção civil. Os geradores de insumos devem ser responsabilizados pelos resíduos de atividades de construção como: reforma, construção, demolição e reparos, tal como resultantes de escavações e remoção de vegetação, considerando que a deposição incorreta dessas sobras contribui com a degradação ambiental.

O mau gerenciamento das obras de construção civil tornou-se um grande desafio para uma obra sustentável, pois, a busca por recursos não renováveis de menor custo ainda é a primeira opção de muitos gestores, assim como a utilização inadequada de materiais. Com isso é necessário que haja planejamento na obra – seguir o orçamento, procura por materiais alternativos, respeitar o prazo – tendo assim, organização, e consequentemente os insumos gerados na construção serão melhor separados e depositados, dessa forma, uma boa gestão tende a gerar menos resíduos sólidos ao meio ambiente. (OLIVEIRA; COELHO, 2017)

Assim, dentro desse contexto pretende-se analisar como ocorre o gerenciamento de resíduos sólidos da construção civil analisando uma obra de um edifício residencial.

MATERIAL E MÉTODOS

A presente pesquisa adotou como método o estudo de caso, onde os instrumentos de

coleta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (118.8 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com