TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento Administrativo e Planejamento de Obras

Por:   •  24/5/2015  •  Resenha  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

GERENCIAMENTO ADMINISTRATIVO

E

PLANEJAMENTO DE OBRAS

RECIFE, MAIO DE 2015

SUMÁRIO

  1. Revisão bibliográfica
  1. Gerenciamento Administrativo
  2. Planejamento de obras

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
  1. GERENCIAMENTO ADMINISTRATIVO

O gerenciamento administrativo é a ligado ao ato de administrar e organizar os recursos disponíveis com o claro objetivo de poder concretizar todo o trabalho que requer um projeto dentro do tempo pautado.

Este gerenciamento está diretamente ligado a um sistema de gestão da qualidade, pois, para atender ao cliente, uma organização, seja ela uma indústria, uma prestadora de serviço ou um órgão governamental, reúne uma série de recursos como mão de obra, matéria-prima, equipamentos, conhecimento, tempo, etc. Por meio de processos específicos, esses recursos são transformados no produto ou no serviço solicitado pelo cliente. A organização e o controle desses processos são o que irá garantir o nível de qualidade desse produto. A proposta de um Sistema de Gestão da Qualidade é exatamente esta: identificar, organizar e gerenciar os processos de uma organização, a fim de garantir a qualidade de seus produtos e/ou serviços.

A certificação pode ser implementada em qualquer empresa ou instituição pública ou privada. Trata-se de uma declaração formal de que determinada organização atende aos parâmetros de qualidade estabelecidos pela norma ABNT NBR ISO 9001 ou a outro sistema de gestão adotado como, por exemplo, ambiental. Além de aferir no padrão de qualidade de uma organização, a certificação beneficia, além do cliente, também seus colaboradores, aumentando sua produtividade e otimizando seus recursos.

 

  1. PLANEJAMENTO DE OBRAS

Planejamento é o estabelecimento de uma sequência lógica, entre as diversas etapas ou fases de execução de um empreendimento, definido o que, quando e como executar. Temos diversas formas de fazer um planejamento, onde uma das formas é utilizando um cronograma de linhas de balanço.

Outra definição de planejamento é o processo de tomada de decisão que envolve o estabelecimento de metas e dos procedimentos necessários para atingi-las, sendo efetivo quando seguido de um controle, segundo Formoso (1991). A partir disto, fica claro que não existe planejamento sem controle, devido a sempre termos que analisar se o executado está conforme o previsto e a necessidade de se fazer plano de ações e tomada de decisões a partir de dificuldades encontradas na obra.

O controle da obra pode ser encarado como um processo de supervisão exercido pela chefia sobre os trabalhadores e a verificação dos resultados das atividades. Controle inclui ações corretivas em tempo real, e também o monitoramento do executado com o previsto.

A partir do caminhamento lógico dos serviços, vai-se dimensionando a equipe de operários e os suprimentos necessários. É importante a empresa construtora dispor de uma tabela de tempo de suprimentos, pois esse tempo sendo atingido é essencial para o sucesso de se iniciar um serviço no seu devido tempo. O Tempo de suprimentos é o tempo desde a necessidade de um produto ou serviço até o recebimento do produto na obra, ou do início de um serviço terceirizado.

Como resultado desta programação pode-se obter o cronograma. Temos o cronograma macro com os principais serviços da obra, o qual pode ser feito se utilizado as linhas de balanço. E também temos o cronograma percentual do orçamento, sendo mais detalhado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (745.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com