TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ERGONÔMICA EM INDÚSTRIA DE CLIMATIZAÇÃO - SETOR DE MONTAGEM FINAL DE CLIMATIZADORES DE TETO

Por:   •  7/5/2018  •  Artigo  •  4.812 Palavras (20 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 20

ANÁLISE ERGONÔMICA EM INDÚSTRIA DE CLIMATIZAÇÃO - SETOR DE MONTAGEM FINAL DE CLIMATIZADORES DE TETO

(Ergonomic Analysis in Air Conditioning Industry – End Assembly Sector of Ceiling Air Conditioners)

Priscila Vanin Renosto1

Marcelo Fabiano Costella2

RESUMO

As mudanças que ocorreram nas últimas décadas com relação aos fatores que direta e indiretamente afetam o trabalho das pessoas, apresentaram grandes desafios. Porém, trata-se de uma mudança organizacional referente às condições de trabalho, chamada de ergonomia. Sendo ela considerada uma área científica, usada como uma ferramenta, para operar na temática de qualidade de vida no trabalho. Tendo como finalidade analisar diversos aspectos, como os movimentos corporais, a postura, fatores ambientais, agentes químicos e as informações recebidas pela audição e visão além da relação entre os cargos e tarefas. De acordo com a NR. 17, que aborda de ergonomia, destaca principalmente as condições do trabalho tecnológico, que envolva algum tipo de atividade ligada às Novas Tecnologias da Comunicação e Informação. Tendo este trabalho como objetivo principal realizar uma análise ergonômica em trabalhadores no setor de montagem final de climatizadores de teto em uma indústria especializada, está situada no sudoeste do Paraná, onde o posto de trabalho analisado foi o de montagem final do produto de climatização industrial de teto. A metodologia a ser empregada neste estudo é denominada de OWAS, a qual é realizada através da abordagem de observação. Frente às análises realizadas, pode-se perceber que alguns trabalhadores utilizam de posturas inadequadas para a realização da atividade, as quais podem acarretar em sérios problemas de saúde. Comparando as informações alcançadas no posto de trabalho com as referências bibliográficas, foram identificadas as atividades vulneráveis que causam danos à segurança, conforto e saúde alcançando assim o principal objetivo desta pesquisa.

Palavras-chave: Ergonomia. Trabalhador. Postura. Climatização. OWAS.

ABSTRACT

The changes that occurred in the last decades in relation to the factors that directly and indirectly affect the work of the people presented great challenges. However, this is an organizational change regarding working conditions, called ergonomics. Being considered a scientific area, used as a tool, to operate in the issue of quality of life at work. Its purpose is to analyze several aspects, such as body movements, posture, environmental factors, chemical agents and the information received by the hearing and vision beyond the relation between positions and tasks. According to NR. 17, which deals with ergonomics, highlights mainly the conditions of technological work, which involves some type of activity linked to the New Technologies of Communication and Information. The main objective of this work was to carry out an ergonomic analysis of workers in the final assembly sector of ceiling air conditioners in a specialized industry, is located in the southwest of Paraná, where the work station analyzed was the final assembly of the industrial ceiling heating product. The methodology to be used in this study is called OWAS, which is performed through the observation approach. In view of the analyzes carried out, it can be seen that some workers use inappropriate postures to perform the activity, which can lead to serious health problems. Comparing the information obtained at the workplace with bibliographical references, we identified the vulnerable activities that cause damage to safety, comfort and health, thus achieving the main objective of this research.

Keywords: Ergonomics. Worker. Posture. Air Conditioning. OWAS.



1 INTRODUÇÃO

A ergonomia passa a ser considerada nestes últimos anos, como um estudo científico interdisciplinar do ser humano e da sua relação com o ambiente de trabalho. Contribuindo em projetos e modificações dos ambientes que são realizadas as atividades elevando ao máximo a produção, ao mesmo tempo em que aponta as melhores condições de saúde e bem estar para os que trabalham nesses lugares [1].

A mesma tem caráter interdisciplinar, sendo baseada também por várias áreas científicas, assim como, a antropometria, desenho industrial, a biomecânica, toxicologia, fisiologia, informática, eletrônica e engenharia mecânica [2].

Seus objetivos que visam segurança, saúde, bem estar do trabalhador e eficácia do sistema, permaneceram sempre presentes desde o início do desenvolvimento do homem, com o intuito de proporcionar equilíbrio entre todos estes aspectos, ela procura oferecer adaptações que sejam produtivas e confortáveis, melhorando as condições de trabalho [3,4].

Quanto a relação da segurança do trabalho com a ergonomia, a mesma se dá pelo ambiente e sua organização, além da realização de projetos adequados para os postos de trabalho, levando em consideração todas as limitações e a capacidade do trabalhador, com o intuito de diminuir o estresse, os erros, a ocorrência de fadigas e consequentemente os acidentes de trabalho [5].

A ergonomia tem como finalidade analisar diversos aspectos, como os movimentos corporais, a postura, levando em considerações suas posições e seus movimentos para a realização de atividades, fatores ambientais, agentes químicos e as informações recebidas pela audição e visão além da relação entre os cargos e tarefas. A junção apropriada destes fatores, permite realizar projetos para ambientes confortáveis, saudáveis, seguros e eficientes [2].

O objetivo principal deste trabalho foi realizar uma análise ergonômica em trabalhadores no setor de montagem final de climatizadores de teto em uma indústria especializada.

A realização desta pesquisa deu-se pela carência de estudos já realizados no setor e tipo de indústria proposto, visto sua importância por todos os trabalhadores realizarem suas atividades na posição em pé, ficando assim expostos por todo o período laboral, o que gera cansaço físico. Além do número crescente de trabalhadores que vem sendo desligados de suas funções laborais por problemas de saúde devido a sua atividade, acarretando em resultados negativos tanto para o trabalhador quanto para a empresa.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Conceito de ergonomia

Há diversas definições de ergonomia, contudo todas procuram destacar o seu caráter interdisciplinar, sempre relacionando o homem e o trabalho. Sendo a ergonomia uma ciência que deve ser aplicada ao se projetar equipamentos, máquinas e sistemas, com a finalidade de aprimorar a segurança, conforto, saúde e proporcionando eficiência no trabalho a ser realizado [2].

A mesma diferencia de várias áreas e estudos através da sua natureza aplicada e do seu modo interdisciplinar. Quanto a maneira aplicada a ergonomia configura-se pela adaptação do posto e ambiente de trabalho, pelas necessidades e características do trabalhador [2].  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (947.9 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com