TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ORIENTADA A OBJETOS

Tese: ANÁLISE ORIENTADA A OBJETOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Tese  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 6

ANÁLISE ORIENTADA A OBJETOS (AOO).

A programação orientada a objeto é diferente da programação estruturada. Na programação orientada a objeto, funções e dados estão juntos, formando o objeto. Essa abordagem cria uma nova forma de analisar, projetar e desenvolver programas, é uma forma mais abstrata, e genérica, que permite um maior reaproveitamento dos códigos, e facilita a sua manutenção. Observe que a modelagem orientada a objeto, não é somente uma nova forma de programar, mas uma nova forma de pensar um problema, de forma abstrata, utilizando conceitos do mundo real e não conceitos computacionais.

Na programação orientada a objeto o conceito de objeto deve acompanhar todo o ciclo de desenvolvimento do software. A POO também inclui uma nova notação e exige do analista/programador o conhecimento dessa notação (diagramas de classe, diagramas de interação, diagramas de sequência, etc.).Atualmente existem centenas de bibliotecas, cuidadosamente desenhadas, para dar suporte aos programadores menos sofisticados.

Desta forma os programadores podem montar seus programas unindo

6

as bibliotecas externas com alguns objetos que criaram, ou seja, poderão montar suas aplicações rapidamente, contando com módulos pré-fabricados. O usuário final verá todos os ícones e janelas da tela como objetos e associará a manipulação desses objetos visuais à manipulação dos objetos reais que eles representam. Enxerga o mundo como objetos com estrutura de dados e comportamentos O objetivo é desenvolver uma série de modelos de análise, satisfazendo um conjunto de requisitos definidos pelo cliente.

O problema não está em aprender como programar em uma linguagem OO, mas sim em aprender a explorar as vantagens que as linguagens OO oferecem. Portanto, para o sucesso de um projeto OO é necessário seguir boas práticas de engenharia discutidas na literatura e pesquisando padrões já consolidados e aprovados

Benefícios da análise orientada objetos.

Pode representar melhor o mundo real modelagem mais perfeita e natural. A mesma é usada desde a análise até o projeto e a implementação, de modo que a informação adicionada em uma etapa do desenvolvimento não é necessariamente perdida ou traduzida para a etapa seguinte: Dedicação maior à fase de análise.

Ocorre uma redução na quantidade de erros com consequente diminuição do tempo despendido nas etapas de codificação e teste. Os modelos espelham a estrutura e o comportamento dos objetos do negócio, diminuindo o abismo existente nas outras abordagens que tratam dados e funções separadas redução no tempo de manutenção, pois as revisões são mais fáceis e mais rápidas já que o problema é mais bem localizado, favorece a reutilização, facilidade de extensão.

A criação de novos objetos que se comuniquem com os já existentes não obriga o desenvolvedor a conhecer o interior destes últimos. Análise Orientada a Objetos, têm suam distinção por se tratar de uma forma, mas direcionada de se desenvolver respeitando a necessidade do usuário e dos hardwares envolvidos.

7

A orientação a objetos, também conhecida como: Programação Orientada aObjetos (POO) ou ainda em inglês Object-Oriented Programming (OOP) é um paradigma de análise, projeto e programação de sistemas de software baseado na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos. Em alguns contextos, prefere-se usar modelagem orientada ao objeto, em vez de outras formas de programação. As análises de projeto orientadas a objetos têm como meta identificar o melhor conjunto de objetos para descrever um sistema de software.

O funcionamento deste sistema se dá através do relacionamento e troca de mensagens entre estes objetos. Na programação orientada a objetos, programar-se um conjunto de classes que definem os objetos presentes no sistema de software. Cada classe determina o comportamento (definido nos métodos) e estados possíveis(atributos) de seus objetos, assim como o relacionamento com outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com