TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DA CURVA ABC COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE ESTOQUE NA LOJA LOURENÇO CONSTRUÇÕES DE QUIXERAMOBIM-CE

Por:   •  12/9/2018  •  Artigo  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

A administração estratégica tem se tornado um elemento imprescindível para as empresas no atual cenário de mercado, onde as incertezas são maiores a cada dia. Para se destacar, as empresas, devem escolher estratégias que gerem vantagem competitiva sobre suas concorrentes, ou seja, gerar maior valor econômico. (BARNEY; HESTERLY,2011). Fundamentadas nisso as empresas estão investindo em formas de controle de estoques, visando diminuir custos de estocagem e maximizar os lucros.

Para Guerrini et al (2014, p. 131) “ estoque é a acumulação armazenada de recursos de um processo de transformação; um produto fabricado e ainda não vendido ou um recurso ocioso que possui valor econômico.” Neste trabalho abordaremos estoque como um produto fabricado que ainda não chegou ao consumidor final. Ainda de acordo com Guerrini et al (2014) os estoques existem para equilibrar a velocidade com que a empresa fornece produtos e velocidade com que os clientes demandam por esses produtos.

Toda a empresa deve trabalhar com produtos que tragam lucro, redução de custos e que principalmente atendam as necessidades de seus clientes. Um defeito de alguns administradores é pensar que material estocado trará retorno a longo prazo, o que não é verdade. (MEDEIROS,2007).

Com a rapidez que o mercado muda, as necessidades dos clientes também mudam, um produto que hoje é útil para o consumidor, amanhã pode ser substituído por outro, e as empresas têm que estar preparadas para lidar com essas variações. Para isso o gerente de compras ou administrador de materiais deve estar atento, para não permitir que a empresa perca capital em produtos que são substituídos por outros melhores, produtos que saíram da preferência dos consumidores, ou até mesmo perder clientes por insuficiência de produtos disponíveis. O gerenciamento de estoques surge com o objetivo de observar as variações do mercado e realizar o planejamento e controle dos níveis de estoques da empresa.

Estudada e aplicada em várias organizações atualmente, a gestão de estoques vem se destacando pelos benefícios que oferece. Toda empresa independente do setor (atacado/varejo) necessita se destacar em meio ao mercado competitivo; tomando como referência as lojas de materiais de construção percebe-se que é de grande importância a gestão de estoques, já que o mercado da construção civil vive em constante mudança. Faz-se necessário gerenciar todo o material comprado/vendido, evitando que haja custos desnecessários com armazenagem de materiais que ultrapassam a capacidade de solvência pelo mercado ou ainda insuficiência de produtos para atender diferentes demandas.

Diante do que já foi exposto questiona-se como a falta de gerenciamento de estoques pode afetar a vantagem competitiva da loja de materiais de construção Refri Peças localizada no município de Quixeramobim-CE? Quais seriam as soluções para essa empresa?

Este estudo se justifica porque as empresas de varejo necessitam de uma eficiente política de suprimentos, para que as necessidades dos clientes sejam atendidas. Desta forma, com o intuito de propor melhorias quando se trata de gerenciamento de estoques, o referente trabalho irá fortalecer de forma positiva no conhecimento acadêmico dos pesquisadores servindo como referência para trabalhos futuros com embasamento nos dados obtidos e contribuir no meio social, tomando como base para outras lojas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com