TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DA NORMA REGULAMENTADORA (NR) 23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS NOS PROCESSOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

Por:   •  6/3/2016  •  Artigo  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Germaine Cleiderman Ribeiro Rosa

APLICAÇÃO DA NORMA REGULAMENTADORA (NR) 23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS NOS PROCESSOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

Belo Horizonte

Março/2015

Germaine Cleiderman Ribeiro Rosa

APLICAÇÃO DA NORMA REGULAMENTADORA (NR) 23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS NOS PROCESSOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

Pré-Projeto apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Engenharia de Produção da Universidade Salgado de Oliveira como parte dos requisitos para conclusão do curso.

Orientador: Liza Dantas Noguchi

Belo Horizonte

Março/2015

APLICAÇÃO DA NORMA REGULAMENTADORA (NR) 23 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS NOS PROCESSOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

Germaine Cleiderman Ribeiro Rosa1

RESUMO

Diversas são as Normas Regulamentadoras (NR’s) que se aplicam nos procedimentos administrativos dos Processos de segurança contra incêndio e pânico.

 A NR 23 – Proteção contra incêndios tem a sua existência jurídica assegurada em nível de legislação ordinária, no inciso IV do artigo 200 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e juntamente com os processos de segurança exigidos pelo Corpo de Bombeiros Militar. E estabelece as medidas de proteção contra incêndios do que devem dispor os locais de trabalho, equipamentos para combater o fogo, como extintores e hidrantes, pessoas capacitadas para combater o fogo em seu início, visando à prevenção da saúde e integridade física dos trabalhadores.

Palavras-chave: Norma Regulamentadora 23, Proteção contra incêndios, Consolidação das Leis do Trabalho, Corpo de Bombeiros Militar.

1Graduando do Curso de Engenharia de Produção, Universidade Salgado de Oliveira.

 E- mail: germaine-2007@hotmail.com

ABSTRAT

There are several Regulation Rules (NR's) that apply in administrative procedures of security investigations against fire and panic.

          The NR 23 - Fire Protection has its legal existence ensured at the level of ordinary legislation, in section IV of article 200 of the CLT (Consolidation of Labor Laws) and together with the security procedures required by the Fire Brigade. And down the fire protection measures that should have workplaces, equipment to fight the fire, as fire extinguishers and hydrants, people trained to fight the fire at its inception, for the prevention of health and physical integrity of workers.

Keywords: Regulatory Standard 23 , Fire Protection , Consolidation of Labor Laws, Fire Brigade Military.

1Graduando the Production Engineering Program, University Salgado de Oliveira.

  E-mail: germaine-2007@hotmail.com

1 INTRODUÇÃO

        A Norma Regulamentadora (NR 23) trata sobre a Proteção Contra Incêndios, esta norma é a base para a execução de procedimentos para processos de segurança e pânico e processos de vistorias nas edificações e locais de riscos realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

        As disposições exigidas pela NR – 23 e Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros caso sejam executadas por profissionais habilitados, poderão ser encaminhadas para analise pelo CBMG e caso estejam em conformidade o estabelecimento receberá o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

Neste contexto é necessário que as empresas sigam as instruções para que suas instalações reduzam o risco de ocorrência de incêndio, alertando para os riscos existentes e garantir que sejam adotadas ações adequadas à situação de risco, que orientem as ações de combate e facilitem a localização dos equipamentos e das rotas de saída para abandono seguro da edificação em caso de incêndio.

2 OBJETIVO

Sendo assim, o artigo tem como objetivo estudar a Norma Regulamentadora NR-23 e as Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros para mostrar os itens que deverão ser seguidos nos processos de segurança e combate a incêndio.

O estudo irá apresentar itens que são de suma importância nas instalações de edificações e em locais com grande concentração de pessoas para que evitem ou reduzam os acidentes em conseqüência de incêndios.

                                

3 DESENVOLVIMENTO

O sistema de proteção e combate a incêndios é indispensável em edificações, principalmente naquelas onde há concentração considerável de pessoas. Sendo que cada sistema deverá ter uma peculiaridade em relação a outros devido às características distintas dos diversos tipos de edificações, sendo essas características relativas principalmente aos riscos existentes e sua área de funcionamento. A proteção contra incêndio se subdivide em prevenção a ocorrência de incêndio e em combate ao incêndio propriamente dito e engloba cuidados e medidas que visem minimizar a ocorrência deste, sendo esses cuidados, desde distribuição de equipamentos para o combate a incêndio até treinamento periódico para atuação em focos iniciais de incêndio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com