TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE PCP PARA MINIMIZAÇÃO DE DESPERDICIOS EM CANTEIRO DE OBRA

Por:   •  27/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.538 Palavras (11 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

CENTRO DE CIENCIAS TECNOLOGICAS

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

APLICAÇÃO DE PCP PARA MINIMIZAÇÃO DE DESPERDICIOS EM CANTEIRO DE OBRA

FORTALEZA – CEARA

2017

APLICAÇÃO DE PCP PARA MINIMIZAÇÃO DE DESPERDICIOS EM CANTEIRO DE OBRA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade de Fortaleza – UNIFOR como requisito parcial à obtenção do título de bacharel em Engenharia de Produção. Área de concentração:

Orientador:

FORTALEZA - CEARA

      2017


Sumário

1 INTRODUÇÃO        16

2 OBJETIVOS        17

2.1 OBJETIVO GERAL        17

2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS        17

3 JUSTIFICATIVA        18

4 REFERENCIAL TEORICO        19

4.1 A importância do planejamento        19

4.2 Planejamento e Controle da Produção        19

4.3 Indicadores de Planejamento e Controle da Produção        20

4.4 Produtividade        21

4.5 Desperdícios na Construção Civil        21

5 METODOLOGIA        23

5.1 Tipologia da pesquisa        23

5.2 Caracterização do objeto de estudo        23

5.3 Coleta de dados        23

5.4 Análise de Dados        23

5.5 Proposta de melhoria        23

6 CRONOGRAMA        24

7 BIBLIOGRAFIA        25


1 INTRODUÇÃO

Muitas empresas do ramo da construção civil têm buscado melhorar seus processos produtivos e gerenciais, com o intuito de agregar valor em seus produtos finais. Visando esta melhoria, o Planejamento e Controle da Produção tem um papel importante no segmento da construção civil para garantir ganhos com produtividade e qualidade.

Entende-se como processo produtivo a transformação de matéria prima (insumos) em produto, mas nem sempre o resultado é igual ao que foi planejado. Isso se dá ao fato de que em todo processo produtivo existem as especificações necessárias para que o resultado saia de acordo com o planejado.

Na construção civil, o processo produtivo é transformar os insumos como: mão-de-obra e materiais, em casas, edifícios, estradas, pontes, etc. Em um processo produtivo voltado à construção, o planejamento e controle da produção é utilizado para que as metas da empresa sejam atingidas, mas em muitos casos essa ferramenta é mal ou pouco utilizada pelos gestores, desperdiçando o potencial produtivo das empresas.

As novas tendências das construções são direcionadas para enxugar a obra de todas as atividades que não agregam valor, minimizando o desperdício dos recursos e reduzir custos sem a necessidade de investimento, somente através de uma melhor organização no processo.

É notável a falta de comunicação e entendimento entre a mão de obra indireta (gestores, supervisores) e a mão de obra indireta (operários), causando assim um retrocesso no que se diz respeito a conformidade do orçamento da obra e sua execução.


2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

         

Realizar um estudo de caso em um canteiro de obra a fim de obter dados relativos à gestão, orçamentos, produtividade e o andamento da execução da obra para aplicação do Planejamento e Controle da Produção.

         

2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS

        

        Identificar as falhas nos projetos, mostrando indicadores de desempenho usados no PCP para a realização de uma mudança na empresa.


3 JUSTIFICATIVA

        

Devido à crise financeira que abala o setor, as empresas da construção civil precisam buscar alternativas para diminuir seus custos diretos e indiretos a fim aumentar a sua margem de lucro, a aplicação do Planejamento e Controle da Produção irá ajudar a chegar um resultado favorável, pois identifica onde a empresa precisa mudar sua visão, seja em minimizar os desperdícios, perdas ou falhas em seu processo.

Os principais causadores de problema na construção civil são: Falta de planejamento e organização do trabalho, desrespeito às normas técnicas, tolerância à erros, falta de treinamento e orientação, falta de condições adequadas de trabalho, etc.

As perdas neste setor estão associadas ao material que é utilizado de forma incorreta, a ociosidade de mão de obra, no geral, tudo aquilo que é planejado em quantidades além do que é necessário para a produção.

        Como Planejamento e Controle da Produção os profissionais podem estudar todo o projeto e analisar quais métodos irão aplicar, qual será o resultado esperado, tempo de execução da obra, e assim garantir qualidade e produtividade, como também racionalizar o uso dos materiais e serviços. As vantagens de se ter um bom planejamento neste setor são: minimizar desperdícios e reduzir custos, equilibrar finanças e garantir lucratividade, obter ganhos de produtividade, evitar atrasos e erros.

        

        

        


4 REFERENCIAL TEORICO

4.1 A importância do planejamento

        

Planejar significa estudar, coordenar, organizar ações a serem tomadas para realizar determinada atividade, projeto ou solucionar problemas.

        O planejamento é fundamental para a realização do projeto pois será realizado algo novo, nunca visto. Deve ser algo bem elaborado para que sejam cumpridas todas as etapas no tempo determinado para assim se obter o resultado esperado. Alguns fatores podem afetar a execução da obra e que devem ser consideradas premissas básicas do planejamento, devem ser considerados a topografia do local para não afetar a produtividade dos equipamentos, o clima pois afeta o número de dias uteis de trabalho, a geologia que afeta a produtividade da mão de obra, existência de interferências ou área de preservação ambiental, a disponibilidade de equipamentos que podem afetar a produtividade e os prazos, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (247.4 Kb)   docx (791 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com