TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO CASO CANTEIRO OBRA

Por:   •  26/1/2018  •  Artigo  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 8

ESTUDO CASO CANTEIRO OBRA SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

RESUMO

No setor da construção civil é conhecido pelo seu grande numero de empregabilidade e a utilização de mão de obra não qualificada, tendo assim uma característica de setor desorganizado, dificultando assim a aplicação de uma segurança adequada aos trabalhadores. A norma regulamentadora NR-18 trás como medida de melhoria das condições e meio ambiente de trabalho na construção, onde e possível a implantação a segurança e saúde aos trabalhadores. Já a Norma Regulamentadora NR-26 estabelece a sinalização de segurança para informatizar os trabalhadores e os visitantes todos os riscos existente no canteiro de obras, assim como a necessidade da utilização dos equipamentos de proteção e segurança do trabalho. Na construção civil possui um índice muito alto de acidentes trabalho, junto com as péssimas condições de trabalho. Diminuir os riscos e buscar melhorias no ambiente de trabalho da construção civil é fundamental para o desenvolvimento de práticas de gestão da segurança e a saúde do trabalhador

Palavras-chave: Sinalização, Segurança, Construção.

ABSTRACT In the construction sector it is known for its large number of employability and the use of unskilled labor, thus having a disorganized sector characteristic, making it difficult to apply adequate safety to workers. The regulatory norm NR-18 brings as a measure of improvement of the conditions and working environment in the construction, where it is possible to implant the safety and health to the workers. Norma Regulamentadora NR-26 establishes the safety signage to computerize the workers and the visitors all the existing risks in the construction site, as well as the necessity of the use of the equipment of protection and security of the work. In civil construction has a very high rate of work accidents, along with the poor working conditions. Reducing risks and seeking improvements in the construction work environment is fundamental for the development of safety management practicesandworkerhealth

Keywords: Signaling, Safety, Construction.

1 INTRODUÇÃO

Na realização do projeto de implantação em um canteiro de obra, e necessário contemplar as quantidades e as medidas de tapume, barracões, silos, equipamentos de produção, andaimes, torres para transportes, equipamentos de proteção e segurança. Esse projeto deve ser desenvolvido pelos engenheiros responsáveis pela abra da edificação, com a participação de todos os responsáveis em volvidos nesta obra, por se tratar de profissionais com experiência prática de canteiro para avaliar as questões críticas que possam ocorrer no decorrer da construção.

A Indústria da Construção Civil é determinante para o desenvolvimento sustentado da economia brasileira, uma vez que apresenta grande importância socioeconômica e estratégica para o desenvolvimento do país (FREJ e ALENCAR, 2010). Assim, o desempenho deste setor tem apresentado nos últimos anos um melhor desempenho, acompanhando a tendência nacional, com aumento da taxa de seu crescimento (DIEESE, 2011).

Tendo em vista este contesto, foi observado que o gerenciamento da Segurança e Saúde dos trabalhadores não tem avançado na mesma proporção, principalmente por causa da dificuldade dos empregadores em se adequar aos aspectos preconizados pelas Normas Regulamentadoras (NR’s), bem como em contribuir para a criação e manutenção de uma política de saúde e segurança nos canteiros de obra (SAURIN, 2005).

Dentro desta contextualização a situação é agravada pelo fato de que, esse é um dos setores de atividade econômica que mais absorve acidentes de trabalho. Com as razões para tal realidade, tem-se a deterioração das condições de trabalho causadas pela globalização, o desrespeito ao direito à segurança do trabalhador e a falta de cumprimento da lei ou regulamentação adequada de segurança (SAURIN e RIBEIRO, 2000 e SANTANA e OLIVEIRA, 2004)

Em estudo as característica do setor da construção civil, é fácil concluir que a construção civil apresenta em todo o mundo, e não só no Brasil, altos índices de acidentes de trabalho.

Para minimizar esta realidade, no setor brasileiro, apenas os cumprimentos integrais das legislaçoes não são o suficientes para uma redução significativa dos índices de acidentes, uma vez que as leis devem ser encaradas como requisitos mínimos de comprimentos. Saurin (2005) alerta que a adoção de leis que obriguem a consideração formal da segurança nos projetos deve ser considerada seriamente pelos comitês responsáveis por revisões na norma NR-18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção). Saurin e Ribeiro (2000) acrescentam a necessidade da adoção de medidas de caráter gerencial, as quais podem instrumentalizar ou complementar as exigências das leis.

Tendo como estudo através de uma pesquisa bibliográfica, foi observado que não é encontrado muitos estudos que exploram a relação da NR 18 com a realidade dos canteiros de obras no brasil, no entanto foi observado a necessidade de mais investigação neste setor especificado , uns dos objetivo deste artigo é ajudar a avaliação de medida ideal proposto pela NR 18,está distante da realidade de um canteiro de obra .

Com relação às instalações provisórias de canteiro de obras, é recomendável, sempre que possível, projetá-las para que a sua execução seja para utilização definitiva, reduzindo custos e prazos. Por exemplo, a execução das instalações de rede de água, luz, esgoto e gás definitivo, em vez das provisórias.

2 METODOLOGIA

A Indústria da construção civil e um dos setores com maior índice de acidentes do trabalho, devido o próprio seguimento que implica em riscos que pode resultar em acidentes de toda natureza. Como os trabalhadores que executa serviços em grandes alturas como em telhados, lajes, pontes e viadutos, sobre andaimes ou escadas e em escavações com utilização de explosivos, máquinas de terraplenagem, possibilidade de desprendimento de materiais e entre outras atividades reforçam as estatísticas de acidentes graves e fatais. Além de doenças ocupacionais inerentes dessa atividade que são ainda mais difíceis de serem apurados.

Primeiro porque muitos dos riscos para a saúde, como a exposição a produtos químicos ou outras substâncias nocivas como poeiras de amianto e sílica, bem como a manipulação de cargas pesadas, além dos elevados níveis de ruído e vibração encontrados no setor, podem ter efeitos somente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com