TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA CONSTRUÇÃO ENXUTA EM UMA CONSTRUÇÃO RESIDENCIAL UNIFAMILIAR UM ESTUDO DE CASO NA CONSTRUTORA ARQUI FORMA ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO

Por:   •  1/10/2020  •  Monografia  •  8.409 Palavras (34 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 34
  1. Introdução:
  1. Considerações Iniciais

O Mercado da construção civil vem em uma curva crescente com novos métodos de construção e muitas empresas voltadas para setor têm procurado investir na melhoria de seus processos de produção, devido as crescentes pressões do mercado, tendo estas pressões alguns parâmetros como:

  • Falta de um sistema contínuo e seguro de financiamento para o setor;
  • Aumento das exigências feitas pelos clientes;
  • Descrédito com as empresas, frente aos acontecimentos atuais, tais como:
  • Falência de empresas, e respectivo descumprimento de contratos;
  • Baixa de qualidade das construções;
  • Queda de várias construções, entre outros.
  • Possibilidades de acréscimo da concorrência devido à entrada de empresas estrangeiras no setor; entre outras.

Além da pressão do mercado indústria da construção civil brasileira tem carteiristas muito marcantes e comuns no dia a dia dos envolvidos em cada projeto como a falta de planejamento e um percentual elevado desperdício.  Muitos projetos de obras civis tem ausência de gerenciamento e planejamento, com isso acaba acarretando retrabalho e baixa produtividade, desperdício de matérias e de mão de obra.

O setor em questão encontra-se com atraso tecnológico comparado com ostros setores produtivos do país. Por se tratar de setor muito tradicional e antigo, no Brasil apresenta muita resistência a mudanças dificultando a adaptação de novas tecnologias de gestão nos canteiros de obra. E com isso o setor da construção civil ainda tem assistido ao desenvolvimento de diversos tipos de novas técnicas administrativas, gerenciais, modelos de produção e técnicas produtivas do setor de manufatura, segundo Baumhardt (2002). Entretanto, acreditava-se que não era possível aplicar estas novas técnicas à sua realidade, pois a indústria da manufatura e a indústria da construção eram vistas como atividades produtivas distintas. Porem há algumas empresas da indústria da construção civil que já buscam novas praticas de gestão com o intuito de reduzir custos e aumentar a produtividade através de novas filosofias de produção.         

Devido ao revolucionário do Sistema Toyota de produção, vários outros conceitos surgiram baseados nele, como o “lean thinking” (mentalidade enxuta) nada mais é uma generalização deste sistema.  O termo “lean”, que significa “enxuto”, foi usado no final dos anos 80 por pesquisadores para definir um sistema de produção muito mais eficiente, flexível, ágil e inovador para enfrentar um mercado em constante mudança.  Mais tarde foi aplicada ao setor da construção com o nome de construção enxuta. Este novo modelo leva empresas a fazerem uma análise completa de diferentes áreas envolvidas no processo.

  1. Justificativa

A eficiência da construção civil pode ser melhorada através de um conjunto de modificações de gestão, organizacionais, estruturais e tecnológicas.  O projeto em estudo de caso será uma busca de adotar a os princípios das filosofias “lean” para melhorar os processos de construtivos, o logística de canteiro e rua da obra, produzir o necessários quando for necessário ( Just time) e reduzir o tempo de ociosidade da mão de obra empregada.

  1. Objetivos
  1.  Objetivo Geral:

Este trabalho de Conclusão de curso tem como objetivo identificar as diretrizes para implantar os princípios da filosofia “lean” mais especificamente o “Lean Construction” (Construção Enxuta) em um projeto de uma construção de uma casa unifamiliar na cidade de Rio das Ostras com intuito de melhorar os processos construtivos atuais da empresa Arqui Forma Arquitetura e Construção Ltda.


  1. Objetivos Específicos:

  • Realizar um diagnóstico do cenário atual da empresa estudada

com base nos princípios da construção enxuta;

  • Criar um modelo eficiente de planejamento para obras da empresa

estuda possa aplicar em projetos similares futuros na empresa.  

  • Conhecer as técnicas e métodos utilizados na Construção Enxuta

para a sua aplicação nos canteiros de obras.

  • Conhecer as técnicas e métodos utilizados na Construção Enxuta

para a sua aplicação nos canteiros de obras.

  • Apresentar os princípios da Construção Enxuta a direção da empresa em estudo e analisar a sua aplicabilidade através de casos de implantação na construção civil.  
  • Propor práticas que evidenciem a aplicação dos princípios da

Construção Enxuta no canteiro de obras.

  1. Resumo dos Capítulos.

2. TOPICOS TEORICOS

2.1 Modelos de Produção

2.2.1 Produção em Massa

De acordo com Womack et al (1990), a chave da produção em massa baseava-se em um intercambio consistente e completo entre as partes ao contrario do que sempre foi dito, na simplicidade de uni-las. Os primeiros fatos para torna a produção em massa mais eficiente foi à divisão em partes, em cada estação de trabalho, nesse caso o trabalhador poderia permanecer no mesmo local de trabalho pelo todo o seu turno. Ford conseguiu delinear esse intercambio entre as partes no ano de 1908, decidindo fazer com que o trabalhador realizasse apenas uma única tarefa.

O mais significativo aspecto da cruzada de eficiência montada por Ford foi a linha de montagem. Inspirado nos métodos de produção em fluxo contínuo utilizados pelos moinhos de farinha, cervejarias, fábrica de enlatados e padarias industriais, a par da retalhação de animais abatidos nos abatedouros de Chicago, Ford instalou linhas móveis de peças e partes para o processo produtivo. Por exemplo, os trabalhadores construíam os motores e as transmissões em correias transportadoras com as peças baixando em polias de cordas. Em dezembro de 1913, desvendou sua ‘pièce de résistance’: a linha de montagem móvel do chassi. (Altman, 2011).

Henry Ford introduziu o modelo de produção em massa baseado um fluxo não interrompido dentro de um tempo estipulado na montagem final, porem as partes e os componentes necessários para montagem do produto final eram produzida em grandes quantidades gerando estoques intermediários ao longo de toda a linha de produção.

        No sistema de produção de Ford, segundo Danlbaar (1997), existem elementos da teoria de Taylor, contudo, no fordismo a importância da mecanização e o uso de maquinário para ditar um ritmo de trabalho. Estudos de tempos e movimento forma aplicados para determinar o gerenciamento de níveis para a linha de montagem. Devido ao uma separação da execução do trabalho e do planejamento se resultou em uma grande divisão do trabalho na linha de produção, baseado em tempos de ciclos para cada atividade, combinado com planejamento de trabalho da engenharia do chão de fabrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.8 Kb)   pdf (987.5 Kb)   docx (746.7 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com