TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Habitação Residencial Unifamiliar Ribeirinha

Por:   •  9/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

CURSO BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

MEMORIAL JUSTIFICATIVO: HABITAÇÃO RESIDENCIAL UNIFAMILIAR RIBEIRINHA

Discente: Ana Beatriz Bispo Lopes; Discente: Thâmisa Rafaela de Almeida Pereira Vinhas.

Macapá/AP - 2022

SUMÁRIO

  1. Proposta…        3.
  2. Objetivo…        3.
  3. Localização/Zoneamento…        3.
  4. Justificativa…        3.
  5. Partido Arquitetônico…        4.
  6. Referências…        4.
  1. Proposta

O presente projeto se refere à construção de uma residência unifamiliar ribeirinha para hóspedes com dois pavimentos, totalizando 80m², localizada no bairro Vila Amazonas na cidade de Santana/AP, e contém as diretrizes que nortearão o projeto arquitetônico, bem como apresenta as especificações e procedimentos adequados a sua execução.

  1. Objetivo

O objetivo é de construir uma Habitação Ribeirinha Unifamiliar para Hóspedes, que visa a conexão Moradores-Natureza utilizando as características arquitetônicas deixadas pelo arquiteto, Oswaldo Bratke. A intenção é trazer conforto para que hóspedes aproveitem a estadia enquanto usufruem a cultura e costumes locais. Neste Projeto, serão utilizadas as características arquitetônicas existentes na vila, com ático ventilado e beirais largos para preservação do valor histórico.

  1. Implantação/ Zoneamento

A edificação foi implantada em um terreno de 200m² com acesso pela rua D-24 e pelo Rio Amazonas na cidade de Santana/AP, situada na ZRBD, Zona Residencial de Baixa Densidade. Obedecendo os recuos legais obrigatórios (frontal: 5,0m, fundo:3,0m e laterais: 1,5m) a edificação foi implantada em forma retangular em posição centralizada ao lote na região mais plana. O terreno tem excelente localização, de fácil acesso, de frente para o Rio Amazonas e conta com 4 residências existentes e uma maloca.

  1. Justificativa

A edificação será construída para a dona do terreno e terá como finalidade a hospedagem para uma família de até 8 integrantes. Diante dos estudos dos aspectos do habitar urbano e respeitando as legislações, a primeira diretriz foi distribuir a edificação em dois pavimentos de 40 m² cada , totalizando 80 m² de área construída.

  1. Partido Arquitetônico

A edificação conta com dois pavimentos de 40m² cada, sendo o primeiro o pavimento com acesso único pela sala de estar que dá acesso a cozinha, banheiro e dormitório, com uma escada em “U” como elemento de ligação vertical que liga ao segundo pavimento, contendo uma suíte, um dormitório e um banheiro americano de duas portas. Pela orientação do terreno em relação ao sol e aos ventos, foi-se pensado na disposição estratégica de janelas em PVC branca a fim de realizar a ventilação cruzada e a renovação do ar dentro da residência e com cobertura de mão francesa para a proteção do sol em seu horário mais forte. Desse modo, será utilizado na cobertura o ático ventilado para a saída do ar mais quente através do efeito chaminé mantendo uma das características arquitetônicas deixadas pelo arquiteto da Vila Amazonas, Oswaldo Bratke.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com